Eu sei que existo porque posso ter dúvidas e eu sei que a minha mente não é perfeita porque posso adquirir novos conhecimentos, como as novas paisagens que posso ver numa viagem. Só podem existir coisas imperfeitas se existirem coisas perfeitas, pois não há uma parte se não houver um todo e o imperfeito não pode ser superior ao perfeito, pois o imperfeito só pode possuir o que o perfeito possui, logo existe pelo menos uma coisa perfeita que possui as qualidades que temos e conhecemos!

Se o Universo for infinito ele está em toda parte, mas se ele for finito ele ocupa um espaço e o espaço dele está no Nada, mas o Nada não é um lugar onde algo possa estar, logo ou o Universo é infinito ou ele seria uma contradição! Seria uma contradição se um infinito espacial fosse maior do que o outro, pois qualquer infinito espacial pode ser considerado como contendo ou como contido em qualquer outro, assim como os números naturais multiplicados por dois são iguais aos números pares e assim como os números pares estão contidos nos números naturais e também como a soma de um número infinito de infinitos é igual a um infinito, logo não pode haver mais de um infinito e por isso o infinito ocupa todo o Universo!

Se houvessem infinitas substâncias finitas atuando necessariamente no Universo, então todas as suas forças se anulariam, pois elas seriam como a soma de infinitos vetores, que resultariam numa pressão infinita sobre cada substância finita, logo não poderia existir movimento se existissem infinitas substâncias finitas e como não pode existir mais de um infinito espacial, então só pode haver apenas uma substância infinita. Se nada fosse imutável, então tudo poderia mudar, logo até o não contraditório poderia se tornar contraditório, mas como nada é contraditório, então existe uma substância imutável que como vimos é universal. A substância Universal pode mudar indeterminadamente sem perder a sua essência, pois um X negro é diferente de um X branco, mas ambos continuam sendo X.

Se nós considerarmos o mau como uma ação, então o mau não é uma substância e sim uma escolha. Portanto o mau não é o contrário da substância e ninguém é o Mau, mas apenas pode fazer o mau! Se entendermos que o corpo de Cristo é controlado pelo Espírito Santo do Pai, então não precisamos entender a Santíssima trindade como uma contradição! Se assim como diz a teoria da relatividade a totalidade do tempo for simultânea não há nenhuma contradição lógica em acreditar que Deus é eterno e é correto acreditar que tudo está predestinado por algum motivo necessário, pois tanto o passado como o presente e o futuro já existem no Universo! Portanto o nosso Mundo teria que ser uma etapa necessária do plano de Deus!