A tomada de decisão depende de certos fatores para executar e agir em consequência de uma questão qualquer que seja, tomar uma decisão envolve, portanto aspectos positivos como negativos num contexto social, político e econômico, o que levar  a pensar sobre como evitar um perigo ou um problema que ameaça, tendo em vista um processo de analise e de atribuições

A importância deste instrumento da tomada de decisão  é por  ser uma das primeiras fontes, capazes de prevenir e informar sobre pontos sobre os quais se pode refletir e contemplar o futuro de pessoas, de nações e civilizações.

Bem como este instrumento possa ser  como um meio capaz de envolver as relações entre as pessoas, as nações regionais e internacionais,  seja no sentido de alterar, modificar ou de transformar uma tomada de decisão.

A pergunta que se colocar é sobre como tomar uma correta e bem sucedida decisão?

A tomada de decisões não depende apenas da capacidade de tomá-la ou executá-la, mas também de como tomar conta de quatro variáveis consideradas de nosso ponto de vista como essenciais para que se possa tomar uma decisão seja por qualquer líder político, ou pessoa em particular cujo objetivo é ter em mente algumas posições pelas quais se atribui uma posição.

As quatro variáveis a considerar neste contexto da tomada de decisão são:

1-  O fator  tempo:  As variáveis tempos envolvem a tomada de decisão, uma vez que a decisão é intimamente ligada a este fator, ou seja aquilo que funcionou ontem não deve ser uma condição para hoje, e é o que bom para hoje não deve ser para amanhã..

2 – Fator lugar: O lugar tem um papel importante no sucesso de qualquer tomada de decisão, por exemplo aquilo que é bom num lugar não deve ser necessariamente um requisito para ter sucesso em outros lugares, ilustrando com o exemplo do projeto de sucesso de moinhos de vento que não deve ser uma condição  para que se leva diretamente  a eletricidade num lugar,  por exemplo um povo situado nos lugares diferentes, e em condições climáticas diferentes, só pode levar necessariamente a projetos diferentes de moinhos de ventos.

3. Fator humano: tanto a formação, o comportamento  e  a diferença demográfica só podem afetar inevitavelmente,  positivamente ou negativamente a posição humana, o que se toma em termos de decisões e nas políticas decorrem desta posição, que leva em conta  o processo da relação como uma variável depende também de comportamento de não omitir nos determinados cálculos, uma decisão de uma possível queda motivo do meio ambiente.

4. Fator hábito:  esta última variável pode influir na tomada de decisões, o que se reflete no momento de definição ou de execução, um sábio, por exemplo, na posição da tomada de decisão numa situação de sede, estando num ambiente como Saara, alguém  que se encontra viajando no saara nestas condições, beber  toda a água de uma vez, sem deixar algo para matar a  sua sede num clima árido, uma posição errada ou equivocada, o que constitui uma tomada de decisão incalculada.

Para entender de forma clara este processo,  apresente-se os seguintes conceptos que ajudam para a tomada desta decisão:

Vantagens+ Desvantagens + Possibilidades + Conveniência + Desejáveis = 5

O sucesso da tomada de decisão  deve ter o resultado final se tomasse em conta sejam os variáveis quatro  ou três, sendo que a variável pela qual se posiciona no sentido de não acontecer nenhma decisão, ou seja tratar de uma decisão que se recomenda, ou inútil a tomar quando estar num caminho oposto ao concepto.

As avaliações consideradas no processo da tomada de decisão possam atender a certos aspectos positivas ou negativas segundo o sentido no qual se toma tal decisão:

Qualquer tomada de decisão deve se basear sobre as vantagens ou as desvantagens, mas o que se compensa  pelas vantagens se tome na decisão ou no processo cuja posição + 1.

Se houver desvantagens no processo da tomada de decisão, então deveria  pensar como recompensar no sentido de revertir o processo  na posição +1.

 Se as desvantagens  não foram no processo da tomada de decisão, então continuar no sentido da tomada de decisão, no processo cuja posição +1.

Se houver uma possibilidade diante das políticas e situações no sentido da tomada de decisão, então deveria compensar o processo cuja posião +1, mas se falharam o processo da tomada de decisão atribui a posição - 2.

Alguns exemplos para entender como a implementação do processo de tomada de decisão se calcula:

Se a  tomada de decisão foi apropriada para a execução, a qual seria compensada pela posição +1, mas se soube que a tomada de decisão não seria apropriada, volta as quatro variáveis citadas acima , atribuindo ao processo  a posição - 2.

Desejável: Se a decisão foi desejada pelas partes devido ao processo da tomada de decisão, compensa-se o processo pela posição  +1, mas se não foi desejado pelas partes no processo da tomada de decisão ou pelas pessoas em questão, o processo leva a posição - 2.

Neste contexto, considera-se a resolução do dossiê do Saara ocidental se for alvo de  um possível ataque aéreo por parte de Marrocos antes de ser concluído, como fica a tomada de decisão !!

Analisando segundo o que foi exposto acima:

Contemplando as Vantagens  concretas, no primeiro lugar, salvar os separatistas do perigo que ameaça, a reflexão através deste processo leva a posição +1.

Para as desvantagens da situação: ao contemplar as influências sobre a região e as possibilidade de uma guerra regional e internacional, a tomada de decisão torna-se uma variável cuja posição -1.

Para as Possibilidade de Marrocos de atacar facilmente, uma tomada de decisão que decorre do processo cuja posição +1.

Para as adequações com base nas circunstâncias para a economia marroquina, a tomada de decisão constitui uma situação inadequada, cujo processo é  a posição -2.

Para o fator desejado: a tomada de decisão depende do público marroquino  o que dá esse passo, uma vez a variável inspira a posição +1.

Finalmente considerando este processo a luz das variáveis anteriores, ficou definido e claro que a tomada de decisão de atacar a frente separatista da Polisário por parte de Marrocos constitui uma posição de atribuições. Tal  processo  tem por consequências uma posição negativa e global, cuja a posição é zero, ou seja a solução militar não será portando a solução típica para a resolução deste conflito regional.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário- Rabat- Marrocos