Permita-me refletir sobre as nuances da existência humana e a relação que temos com o mundo que nos cerca. É inerente a natureza humana buscar o controle e a compreensão do mundo ao seu redor, e isso se manifesta através da contestação e da crítica. No entanto, é importante compreender que nem sempre a contestação é produtiva, e que, às vezes, ela pode levar a descrença e apatia. É neste contexto que aparece a importância da educação, da confiança no Absoluto, saber educar-se no bem e renovar sempre as ideias.

Erasmo de Roterdã e Fernando Buss são pensadores renomados e respeitados que têm contribuído significativamente para a reflexão filosófica sobre a educação e o papel dos livros na formação de indivíduos. A frase de Erasmo de Roterdã “a principal esperança de um país está na educação adequada de sua juventude” destaca a importância da educação para o desenvolvimento de uma sociedade, e sua crença de que a educação adequada da juventude é a chave para o sucesso e a prosperidade de um país.

Já a visão de Fernando Buss é uma defesa da importância dos livros na formação de indivíduos, e sua crença de que “o bom livro é o que nos educa para o bem”. Esta ideia reforça a importância de se escolher cuidadosamente o material de leitura, e a necessidade de se buscar livros que promovam valores positivos e ajudem a formar pessoas boas e virtuosas.

A frase de Santa Madalena Sofia Barat,  “quando tudo nos abandona, abandonemos tudo a Deus” reforça a importância da fé em momentos de dificuldade.

Por outro lado, Clarissa Pinkola Estér defende que “a paciência a paz e o balanço renovam as ideias”. Deste modo, destaca a necessidade de se buscar a tranquilidade e a calma interior para renovar as ideias e encontrar a direção certa na vida.

A educação no bem, a confiança no Absoluto e a renovação de ideias são elementos-chave neste processo de auto-descoberta. A educação no bem envolve o desenvolvimento de valores e virtudes como a compaixão, a humildade e a sabedoria. A confiança no Absoluto permite que encontremos estabilidade e segurança em meio à incerteza da vida. E, por fim, a renovação de ideias significa abraçar a mudança e a evolução, buscando compreender o mundo ao seu redor e encontrar um sentido para sua existência.

Esta perspectiva sobre a vida e a forma de lidar com elogios e críticas é uma visão muito sábia e equilibrada. A ideia de se concentrar em mudar a si mesmo ao invés de tentar mudar os outros é uma abordagem filosófica que tem sido defendida por pensadores ao longo da história.

Como disse o filósofo grego Sócrates, "conhece-te a ti mesmo". Isso significa que, antes de tentarmos mudar o mundo, devemos nos concentrar em mudar a nós mesmos. Somente assim poderemos ter um impacto positivo na vida dos outros e no mundo ao nosso redor.

Em suma, esta reflexão filosófica convida-nos a repensar nossa relação com o mundo e a importância de aceitar nossa finitude e buscar um equilíbrio entre nossos desejos e a realidade. A ideia de transformar nossa vida com nossas críticas é uma forma saudável de lidar com a autoconscientização e a autoavaliação. Ao invés de nos concentrarmos nas falhas dos outros, devemos nos concentrar em como podemos melhorar a nós mesmos. Deixemos de lado a arrogância e a ilusão de controle, e permitamos que a vida nos ensine, conduzindo-nos a um estado de sabedoria e paz interior.


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-543