UMA COOPERATIVA EM DESTAQUE!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

 

Este é um trabalho de cunho científico, apresentado pelos alunos do sétimo ano da Escola Winner de Naviraí (MS). Participamos de duas feiras e levamos este trabalho, pois é preciso demonstrar que o setor agrícola brasileiro, além de desenvolvido, produz com tecnologia e dinamiza a economia da brasileira.

Portanto, o Brasil tem destaque na produção agrícola, onde a cada ano há um aumento da produção deste setor. Em Naviraí (MS), temos algumas cooperativas que dinamizam e fazem expandir a agricultura, sobretudo pelo uso da alta tecnologia.

 Neste trabalho, um grupo de alunos resolveu fazer um estudo a respeito de uma destas cooperativas e optou-se por fazer um estudo em relação à Copasul – Cooperativa Agrícola Sul Mato-grossense, ela nasceu em 16 de dezembro de 1978, em Naviraí de um empreendimento de 27 cultivadores de algodão, sendo eles na sua maioria as famílias japonesas, especialmente a Kamitani e a Suekane.

Segundo o site oficial da cooperativa, atualmente são 1900 associados que atua no fornecimento de insumos, assistência técnica, comercialização de grãos, fecularia, fiação de algodão, distribuição de óleo diesel, energia fotovoltaica e projetos de irrigação de precisão. E, contam com mais de mil colaboradores de forma direta.

Em 2022, este mesmo grupo alunos, quando estava no sexto ano, de forma brilhante desenvolveu um trabalho a respeito do uso do GPS e o avanço da agricultura brasileira, devido à dimensão da tecnologia na agricultura. Este ano, de 2023, o grupo resolveu juntamente com o professor orientador e a professora Coorientadora, estudar uma empresa que se destaca no setor agrícola e busca aplicar tecnologia de ponta, assim, evidenciou-se a Copasul e o seu fantástico dinamismo, seja na geração de emprego, como na logística para aprimorar ainda mais a diversidade em seu empreendedorismo.

Neste trabalho focaremos apenas na questão do aumento na produção de dois cereais, ou seja, soja e milho, justamente pelo uso de tecnologia neste setor. Este trabalho faz parte do conjunto de atividades ligadas ao projeto de Olho no Material Escolar, que busca demonstrar como os livros didáticos não estão levando para as escolas as informações corretas e ligadas aos dados científicos, ou seja, há uma divulgação negativa em relação ao setor do agronegócio brasileiro, fato este muito lamentável e, esse estudo sobre essa cooperativa acaba servindo de exemplo, uma vez que a Copasul torna-se uma amostra desta inverdade apregoada por aqueles que escrevem estes livros que falta m com a verdade em relação ao universo da agricultura do Brasil.

O aprofundamento deste estudo foi possível pelas várias visitas feitas à Unidade Silo Aeroporto da Copasul, o maior da Cooperativa, com capacidade superior a um milhão de sacas de cereais; também a equipe foi até o escritório central onde estão duzentos colaboradores que gerenciam a empresa.

 Também os alunos fizeram uma visita a sede central de recebimentos da Copasul, um exemplo de organização e logística.  Em todos estes setores visitados, o uso de alta tecnologia faz parte do cotidiano da Copasul e, nesta cadeia produtiva é exemplo de cooperativa séria e competente, tornando-se destaque no cenário agrícola municipal,  estadual e nacional.