Já estou indo para qualquer lugar que se dê ao certo, que o certo esteja justamente neste lugar e que não me traga nenhuma dúvida de que, indo ao seu encontro, posso, sem pestanejar, encontrá-lo.

Olha! Veja bem. É certo que irei. Dir-me-ei ao certo que encontrei, espontânea e voluntariamente certo que se encontra na perfeição. 

Até posso tentar ser perfeito, mas o tempo de perfeição que tenho é o agora. No entanto, neste exato momento, estou muito ocupado, vivendo. Ser perfeito é um estado de busca. Se se busca a perfeição, significa que ela não está aqui, neste meu “agora”; ela encontra-se onde ainda não estou. Quando lá estou, ela não se faz presente. Com isso, continuo com minha caminhada solitária de busca pela perfeição que lá está, onde eu não estou. 

Basta! Avante, sempre em frente. Nos passos firmes seguem na solidão de quem caminha com uma meta a atingir. Bom se o número de caminhos não se fizesse múltiplo onde passa o solitário da busca. 

O caminho com tantas entradas vai, gradativamente, dificultando a vida de quem segue, tentando vencer todos os obstáculos impostos intempestivamente no caminho, sem a companhia de alguém que seja tão revolto quanto o desejo de alcançar a perfeição. A espera pode ser às pressas! Tão rápido, o possível para ser atendido. 

Na rapidez com que se vai ao encontro da perfeição pode, de igual modo, se perder pelos caminhos diversificados, encontrados ao longo de toda uma história corrente, restando tão somente, o “agora” que seja o seu disposto para aceitar a disparidade de caminhos alternativos.

O “agora” é o recurso mais esperado para passar de uma forma de busca para um pouco de esperança. Espera-se, mas nunca de forma tão certeira, que se consegue, neste caminho diversificado, a perfeição. Todavia, o perfeito está para ser atingido. Vive-se, em suma, uma busca: uma certa perfeição.

 

> Santuário Nacional de Aparecida-SP, 14 novembro de 2022

Padre Joacir d’Abadia, filósofo, autor de 15 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_Contato: (61) 9 9931-5433 | Siga lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/