UMA CASA DE TEATRO EM CUIABÁ
Por Henrique Araújo | 19/02/2010 | EducaçãoUMA CASA DE TEATRO EM CUIABÁ
Atualmente o teatro vem crescendo muito
Ainda não temos também um curso Superior voltado para esta área, apesar de já termos vários cursos no ramo de Educação Artística. É uma lacuna que ainda precisa ser preenchida.
A UFMT é a que mais colabora no ramo do Teatro. Há um grande teatro feito na Universidade onde são apresentadas grande parte das peças que vem de outros Estados. Alguns cursos pequenos são ministrados também na UFMT para melhoramento de seus atores. Tivemos a oportunidade de também fazer um curso deste na UFMT com professores especialistas do Rio de Janeiro. Foram eles Niete e Molina. Eles treinaram quase 100 alunos no curso de iniciação teatral. Estes alunos fundaram logo 4 grupos teatrais na cidade, entre os quais um na própria Universidade. Vimos então que aqui germinou a fonte criadora de Molini.
Fora da Universidade temos outras salas de teatro como o SESI, atualmente o SESC-Senac. Também foi reinaugurado o nosso velho Cine Teatro Cuiabá onde estão fazendo um belo trabalho neste setor. Grandes obras poderão agora ser trazidas novamente para Cuiabá.
Também temos a sala Teatral da Escola Técnica Federal de Mato Grosso, a do Liceu Colégio Estadual de Mato Grosso, a da TV Centro América e muitas outras pequenas que temos na cidade. Não temos muitas informações do que acontece no interior do Estado.
Por aí vemos que temos elementos humanos indispensáveis para o teatro, e também as casas para apresentações, falta mesmo um espaço cultural bem popular e que possua alguém para movimentar este setor.
Teatro se faz em qualquer lugar: no jardim, na praça, em cinemas, em escolas, etc. Mas um teatro sofisticado e para ser bem apresentado precisa de um lugar bem adequado e também de público que admirem esta grandiosa arte que perdura por muitos e muitos séculos.
Muitos pensam que não dá renda, mas é porque não é feito com gosto, com amor, com dedicação. Fazendo tudo direitinho é claro que dará certo. Também precisaremos de um grupo bem organizado, que faça belas apresentações, que possa viajar no Estado e fora do Estado levando um pouco da nossa arte Cênica. Esperamos que as coisas melhorem bem mais que agora.