UMA AULA SOBRE A REÚBLICA VELHA (1889 -1930)

Professor Me. Ciro José Toaldo

Introdução – Levar o aluno a compreender aspectos históricos da Republica Velha, tendo como ênfase a politica.

Conteúdos: Proclamação da República (causa e efeito). O que muda com a República. República da Espada. Os presidentes da República Velha com seus feitos (análise de cada um deles). O que se entende por Oligarquia, politica café com leite, voto cabresto, coronelismo, modernismo, entre outros temas serão abordados. Causas que levaram a eclodir a Revolução de 30. Será que podemos considerar uma revolução? Vargas cometeu um golpe?

Sequencia didática:

REPÚBLICA DA ESPADA  - Governo temporário Deodoro da Fonseca;

Eleito o Mal. Deodoro da Fonseca. Seu vice era Floriano. Promulgada a segunda constituição do Brasil; 1891, após a renúncia de Deodoro, Floriano assumiu; ocorreu a Revolução Federalista no RS.

REPÚBLICA VELHA – Prudente de Morais, primeiro civil, surge a Guerra de Canudos; depois assume Campos Sales; Rodrigues Alves; Afonso Pena (morreu durante o mandato); Nilo Peçanha, depois Hermes Fonseca (Guerra do Contestado); Venceslau Brás (1ª Guerra), Rodrigues Alves morre antes de assumir; Delfim Moreira assume, em 1919, Epitácio Pessoa, depois Arthur Bernardes; Washington Luís, deposto pela Revolução de 30. Júlio Prestes vence, mas não assume, ocorre o golpe e Getúlio Vargas assume.

Estes foram os presidentes da República Velha, todos eleitos pela politica oligárquica, com alternância do poder entre São Paulo e Minas Gerais. Também é preciso destacar os aspectos sociais deste período, bem como as greves do ano de 1917.

Após explicação e debate deste conteúdo, conduzir os alunos para e seguido com assistir o documentário: REPÚBLICA VELHA (1889 -1930) – Trata-se de um documentário feito pela TV Escola e o Professor Boris Fausto dando suas explicações.

ATIVIDADE relacionada com o documentário

Para compreender o que foi demonstrado no referido documentário, faça em seu caderno, anotações das seguintes abordagens:

1. Grupos que sustentam a República

2. Constituição de 1891 

3. Brasil e SP (fins séc. XIX e início XX)

4. Brasil país agrícola (café/borracha)

5. Diferenças entre regiões – ricos e pobres – Canudos

6. Transformações do RJ (capital)

7. Surgimento das  fábricas  - bairros operários (SP) – imigrantes italianos centro-sul – movimento anarquista      

8. Brasil e 1ª Guerra Mundial (1914/1918)

9. Crise da 1º República:

a) Tenentes – Coluna Prestes;   

b) Rompimento aliança MG e SP e     

c) “Revolução” de 30 e triunfo de Vargas;

FECHAMENTO DA AULA – Após as explicações, debates e realização das atividades propostas, será feito um fechamento da aula com a ligação dos conteúdos tratados e sua relação com a politica atual brasileira.