UMA ANÁLISE SOBRE AS PESQUISAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS DA RELIGIÃO A PARTIR DOS DADOS DO CENSO IBGE

JOÃO PAULO DANTAS ARANTES

1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho propõe uma análise sobre as ciências sociais da religião a partir dos dados dos Censos Demográficos do IBGE. De acordo com o Censo Demográfico 2010, 8% da população do Brasil se declara sem religião, sendo que neste grupo estão inclusos os ateus, os agnósticos e os sem religião. Propomos analisar a grande parcela da nossa sociedade quanto a religião declarada, a forma com que essa religião se desenvolve em sua vida e a maneira pela qual esta religião influencia sua vida em meio ao convívio com a sociedade. Analisaremos ainda as pessoas religiosas no Brasil, mas que não fazem parte das religiões instituídas tradicionalmente conhecidas no Brasil, sendo que estas pessoas estão desencaixadas de qualquer religião, desfiliados de toda e qualquer autoridade religiosamente constituída, pois tais pessoas optaram por uma relação “autônoma com Deus”.

2 - AS RELIGIÕES NO BRASIL

O Brasil é o maior país católico do mundo, mas quando olhamos para os últimos Censos Demográficos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – percebemos a evolução que a fé protestante tem alcançado nesse país, porém podemos notar que essa distribuição de igrejas e religiões, ao longo do Brasil, não se dá de maneira uniforme e isto afeta diretamente toda a sociedade local. A Religião predominante ainda é a Católica Apostólica Romana com cerca de 64% da população brasileira de acordo com o Censo Demográfico 2010. Os Evangélicos representam cerca de 22% da população brasileira sendo que a Assembleia de Deus é o maior ministério agregando 29% das pessoas que se declaram evangélicas no Brasil, conforme Figuras 01 e 02.

Não podemos negar a influência que a religião produz em meio a sociedade brasileira, pois através da religião destacamos o caráter, o comportamento e a forma de viver não somente do indivíduo, mas também de sua família...