A pedagogia é uma área por demais abrangente, visa à educação em diversos aspectos e espaços. O pedagogo além de atuar com a docência pode exercer seu conhecimento em outros locais, como em hospitais. É um ramo da educação especial que trabalha com crianças e adolescentes hospitalizados prevenindo o fracasso escolar além de contribuir pra uma recuperação através de atividades lúdicas e pedagógicas, integrando- a com a família e com a escola.

O pedagogo hospitalar tem como função procurar métodos pedagógicos entre a educação e a saúde ofertando uma educação de qualidade para crianças e jovens hospitalizados. Para exercer tal função é evidente que o pedagogo detenha de um conhecimento, visto que a prática hospitalar exige uma flexibilidade. São diferentes patologias, tempos de internação distintos; é necessária ao profissional uma grande compreensão do ambiente em que irá atuar além de saber como aplicar os temas educacionais a partir da singularidade de cada aluno/paciente. É necessário que na formação o pedagogo possa ter uma base sólida que o prepare para lidar com este tipo de educação especial. É preciso capacitar e considerar o pedagogo parte da equipe hospitalar.

Podemos constatar que a importância da pedagogia hospitalar é enorme uma vez que muitas crianças e jovens encontram-se hospitalizados necessitando de um atendimento educacional diferenciado. Contudo é notório que mesmo estando previsto na legislação o atendimento pedagógico hospitalar muitos hospitais não o possuem. O pedagogo hospitalar não só é o “professor no hospital”, mas o mediador para recuperar sentimentos  de amor próprio entre o paciente e também outras pessoas principalmente a família, além de ajudar influentemente na recuperação do aluno/paciente.

Faz algum tempo, que os cuidados com os pacientes, não se concentram mais entre os profissionais de saúde, estes já são compartilhados por outros das mais diversas áreas de atuação - psicóloga, terapeutas ocupacionais, recreadores, educadores físicos, musicistas, brinquedistas, contadores de histórias, agentes culturais, religiosos e pedagogos, que contribuem de acordo com sua formação acadêmica, e isso se deve ao movimento de re-humanização das relações médico-paciente e hospital.

A ação educativa hospitalar passa a compor as diversas transformações pelas as quais nosso país vem passando na tentativa dicotômica de colocar a educação e a saúde como direito de todos os cidadãos, pois mesmo reconhecida legalmente, a prática educacional no ambiente hospitalar, ainda não apresenta reconhecimento nesse espaço e na academia.

Uma das funções do pedagogo na Escola do Hospital é de estimular o crescimento intelectivo e sócio-interativo, além de favorecer a continuidade de aprendizagens escolares e a reintegração das crianças à escola de origem, mesmo estando doentes elas continuam se desenvolvendo. Está pratica pedagógica se desenvolve nos hospitais através de diversos programas: Ambulatório - triagem - diagnóstico, orientação e acompanhamento escolar para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e com dificuldades na aprendizagem. Atendimento Pedagógico em Equipe Multidisciplinar - atendimento nas unidades viabilizando a interação entre equipe multidisciplinar do hospital e o processo escolar. Atendimento Escolar Hospitalar (ATEH) - continuidade da escolaridade formal, mantendo a sistematização da aprendizagem, promovendo o desenvolvimento e contribuindo para a reintegração à escola após alta hospitalar. Recreação - oportuniza o brincar como proposta terapêutica, possibilitando através do brinquedo e brincadeiras, reelaborar as manifestações de alegria e do lazer, resgatando a vitalidade e autoconfiança.Estimulação essencial - para crianças de 0 a 6 anos com atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor.

Para atuar na Escola no Hospital, o pedagogo faz-se necessário estar preparado para trabalhar com a diversidade humana e diferentes vivências culturais, identificando as necessidades educacionais especiais do alunado impossibilitado de frequentar a escola, além de ter que definir e implementar estratégias de ensino diversificados e flexíveis que atendam as exigências curriculares. Compete a este ainda desenvolver: Currículo flexibilizado e/ou adaptado; manter vínculo com as escolas de origem e sua adequada integração ou reintegração ao grupo escolar correspondente, além disso, é necessário adequar o ambiente e os materiais,planejar o dia-a-dia do grupo, registrar e avaliar o trabalho pedagógico desenvolvido,registrar e avaliar o trabalho pedagógico desenvolvido.

Os desafios da escola hospitalar são inumeráveis, lidar com o sofrimento, com a dor, a angústia, a tristeza das crianças e logo depois ter que conquistá-la para aceitar o convite para ir à escola, faz do professor um mágico, que ao tirar da sua caixa de ferramentas, livros, o papel, os papéis, os lápis coloridos, materiais muitas vezes pouco atrativos na rotina da escola regular, na escola do hospital esses materiais representam a possibilidade nesse momento de distanciamento do seu mundo exterior, a aproximação da sua vida normal.

Os conhecimentos se renovam, mudam de direção. Há muito que se aprender sobre Educação e Saúde, e principalmente sobre Educação em Saúde um campo a ser desvelado, principalmente, pelos educadores. Sabemos que hoje com a reformulação do curso de Pedagogia, há um leque de possibilidades de atuação para o pedagogo, entretanto existe um longo caminho a percorrer e um desses caminhos é o espaço do pedagogo dentro do hospital, ainda a ser conquistado.

Referência Bibliográfica:

 

  • http://interacaoeducativa.webnode.com.br/news/o-que-e-pedagogia-hospitalar-/
  • Acessado em 07/02/2013   às  18h27min
  • http://www.saude.sc.gov.br/hijg/pedagogia/principal.htm
  • Acessado em 07/02/2013   às  18h53min

 

  • http://vidaeducacao.com.br/?p=201
  • Acessado em 07/02/2013   às  19h12min

 

  • http://www.vivaedeixeviver.org.br/Rio-Grande-do-Sul
  • Acessado em 07/02/2013   às  20h37min
  • http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco- virtual/espaco-autorias/autorias/a-inclusao-pedagogo-ambiente-hospitalar.pdf
  • Acessado em 11/02/2013  às  18h43min

 

  • http://www.webartigos.com/artigos/pedagogia-hospitalar/11289/
  • Acessado em 10/02/2013   às  19h28min

 

  • http://www.escolahospitalar.uerj.br
  • Acessado em 28/02/2013   às  13h40min