Ando analisando  que, mesmo em uma época  de taxas de desemprego relativamente altas, as empresas reclamam muito por não conseguirem encontrar profissionais  qualificados  e alegam que um único posto de nível intermediário leva meses para  ser preenchido por um candidato adequado.  Por outro lado analiso também  que a grande responsabilidade disso são os empregadores,  que com a fartura de candidatos no mercado, as empresas ficaram cada vez mais exigente quanto a qualificação das pessoas, elas querem que seus candidatos preencham as vagas imediatamente, sem nenhum treinamento ou preparação. Á ainda empregadores, que dizem que candidatos qualificados não aceitam o salario oferecido, mas vale lembrar que existe uma grande diferença entre dizer   “Não encontramos o  candidato adequado”   e  “ Não podemos, ou não queremos pagar o salario compatível com o nível de contratação”.    Hoje existem muitos softwares de triagem de candidatos, sistemas computadorizados que seleciona pessoas eletronicamente,  isso porque os empregadores estão sobrecarregados com o  excesso  de currículos, e para a psicanalise esses critérios de seleção  é  imperfeito, porque esse tipo de triagem trabalha com palavras chaves, então se o candidato não incluir as palavras certas na proposta ele é automaticamente eliminado.   Então  deixo algumas  perguntas  para analisarmos:  “ Será  que realmente existe um déficit de competências? Ate que ponto as contratações são reféns de expectativas irreais, baixos salários, softwares automáticos que processam milhares de currículos por minuto sem  entender  apenas um?  Como preencher a lacuna entre as expectativas do empregador e a realidade do candidato?

Parte dessas perguntas é de meu interesse profissional, por outro lado tenho um interesse politico da recuperação da economia atual que nos encontramos!!!  Surge em mim então um interesse social, pois, os setores da economia alertam da imensa lacuna subsequente  ao momento que o Pais vive, com isso todos nós temos um grande problema, porque quando milhões de  pessoas desempregadas á procura de emprego descobrem ser impossível  conseguir um trabalho semelhante ao que faziam dois anos antes, e toda uma geração de jovens recém formados ( muitos seriam contratados imediatamente em tempos antes), permanecem desempregados, ou flagrantemente subempregada, ai a sociedade toda tem um grande problema para resolver!!! 

É necessário mover mudanças, o “ modus operandi” atual simplesmente não funciona!!!!  Um novo modo de mudança exigirá mais dos políticos e empregadores, no ponto de vista econômico!

 Agora vamos a terapia do emprego  que mais parece um casal onde o casamento só tem queixas; “ Para cada história de empregador que não consegue encontrar o candidato idealmente qualificado, existe outra, do lado oposto, sobre um empregador com ridículas exigências de contratação” , com isso temos a visão “Home Deport” e a realidade da contratação!

Não precisa nem de analise para ver que todos tem algum tipo de queixas, não estamos contente com o momento que vivemos, de uma economia desgastada que atinge milhares de pessoas de todas as classes  e idades. Em analise tenho olhado as pessoas com um  medo na economia,com uma grande  insatisfação, medo com o momento em que se vive um Impechament, esse é o momento então de reflxão, momento de pensar como tudo isso aconteceu, na mão de quem esta a decisão de eleger alguém para comandar um pais,um estado, uma cidade, não da para achar que não chega a todos, que a crise é de uma burguesia, é um choque econômico que atige a sociedade de forma geral e que ficaram grandes reflexos, esses que sirvam para substituir a hipocrisia de achar que o seu voto não vai fazer a diferença!!!