UM PRESENTE MUITO ESPECIAL! PARTE II

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

 

            Como havia escrito na semana passado, continuo maravilhado com o livro escrito pela minha parente, Marcia Dambroz Peixer, IRMÃOS D’AMBROS, sobreviventes de um sonho interrompido sobre a família D’Ambros. Fiquei feliz, pois a Rádio Capinzal, na crônica do dia 17/06, quinta-feira, fez a leitura de meu artigo. Obrigado ao Marlo, Douglas e toda a equipe do Jornal A Semana e da Rádio Capinzal.

            Conhecer a história de meus antepassados, além de orgulho, leva-me a entender que vivo no ‘paraíso’! No capítulo 2, Marcia aborda que durante muito tempo no Brasil era proibido falar o italiano, isto ocorre no contexto da Segunda Guerra Mundial, durante o governo ditatorial de Getúlio Vargas. A autora cita que seu nonno Bortolo Dambros, chegou a ser preso por ter falado italiano quando encontrou um amigo na rua (página 21). Assim, muitos de nossos nonnos, acabaram perdendo a sua própria identidade. Fico imaginado o quanto foi duro não poder falar a língua na qual eles foram criados: o italiano.

            O livro fica cada vez mais emocionante, quando a autora começa a narrar os nomes da família D’Ambros que chegaram em Caxias do Sul, no período de 1876 a 1881. Dentre eles nossos antepassados Giovanni e Anna Maria Rosset. Realmente, a autora fez uma excelente pesquisa, pois precisou, não apenas dos dados da Itália, de Seren del Grappa, mas também dos dados de Caxias do Sul, da localidade da 7ª Légua, Lote 13 no Travessão Pedro II, no interior deste município, onde Giovanni adquiriu meio lote de terra, medindo 320.155 m2 (página 29). No capítulo 4, ela conta da visita que fez neste lote 13, juntamente com seu pai Olavio, inclusive apresentando várias fotos.

            De forma fascinante, a autora conta a origem comum dos D’Ambros: Vale de San Siro, município de Seren del Grappa, província de Belluno, Região do Veneto, com muitas fotos e documentos. Fiquei encantado e com vontade de conhecer essa terra.  

            No capítulo 5, por meio de relatos de parentes, Marcia conta como foi a viagem de Giovanni, Anna Maria e seus filhos ao Brasil em 1876. Este capitulo, caros leitores é emocionante, pois há a narrativa da viagem da Itália ao Rio de Janeiro e depois até Caxias do Sul. Tudo com fotos e relatos de parentes, inclusive como foram os primeiros tempos na Colônia em Caxias.

            O capítulo 6, Sonhos Interrompidos, descreve que, infelizmente, tanto Giovanni como sua esposa Anna Maria, antes mesmo de completar um ano em terras brasileiras, faleceram e deixaram órfãos seus filhos. “Quantos sonhos do casal Giovanni e Anna Maria foram interrompidos? Daquela família cheia de planos e esperança agora restavam os jovens: Giovanni, com 13 anos e Domenico com oito anos e a irmã Giacomina casada com Giacomo Sebben. Como teriam sobrevivos em um ambiente hostil na nova terra?” (Página 61) 

Estimada Marcia, você demonstrou toda a garra e coragem e correu atrás para trazer ao nosso conhecimento essa bela história da família D’Ambros. Particularmente, fui muito ligado aos meus avós maternos, pelos quais guardo um grande carinho e admiração, mesmo fazendo 33 anos que nonno Ciro faleceu e 23 anos que nonna Leonor, também partiu de nosso meio. Lembrando que Ciro era irmão de Bortolo, o avô da nossa autora, Marcia.

Serei eternamente grato a Marcia Dambroz Peixer, por essa obra literária, pois ela conta a saga de meus avós maternos.

Aproveito para parabenizar a tia Clorinda, dia 16/06 completou 88 anos, ela mora com minha mãe, Romilda. Elas são filhas de Ciro Dambros que deixou cinco filhos: Hilda, Zulmira e Adelir, falecidos, e Clorinda e Romilda estão vivendo com a graça de Deus.

Para o próximo artigo, trarei a terceira parte, a respeito deste presente especial.

Fiquem todos com Deus!