TEMA: Como promover a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Fagundes Varela.

PROBLEMÁTICA: Quais os princípios norteadores para a construção coletiva do projeto Político Pedagógico na Escola Estadual Fagundes Varela?

  • JUSTIFICATIVA:

Baseando-se no atual momento histórico, onde as escolas públicas passam por situações difíceis a realidade vivenciada na escola Estadual Fagundes Varela não é diferente. Desse modo a construção do Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) é um desafio que toda escola precisa enfrentar. Uma vez conquistado, a escola adquire sua “autonomia”, entendida como a capacidade de governar-se dentro de certos limites, garantidos na Lei 9.394/96. É através do P.P.P. que irá se programar ações, que articuladas, construam uma relação concreta e harmoniosa entre gestores, educando, educadores, comunidade e escola.

            Sua elaboração deve assegurar a participação de pais, funcionários administrativos, gestor, comunidade, professores, alunos, equipe pedagógica, Conselho escolar e Conselho Tutelar, o que torna a escola mais democrática para exercer seu papel nos caminhos que escolhe para percorrer.

Moacir Gadotti (1994) diz que trabalhar coletivamente, apesar de ser mais vantajoso para a escola como um todo, não é uma tarefa fácil. Mas é pala ação coletiva que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico da melhor qualidade.

Segundo Gadotti (1994) a escola precisa preocupar-se em atender às necessidades específicas da comunidade na qual está inserida, planejando seu trabalho a médio e a longo prazos, com a finalidade de construir uma identidade própria.

O Projeto Pedagógico torna-se fundamental para a escola por ser o elemento norteador da organização do seu trabalho, visando o sucesso na aprendizagem dos alunos, finalidade maior da escola como instituição social.

 

OBJETIVO GERAL: Analisar como elaborar a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico para atingir os anseios da Escola Estadual Fagundes Varela.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar os princípios norteadores para a construção do Projeto Político Pedagógico a partir da realidade escolar;
  • Analisar a importância do trabalho coletivo na construção do Projeto Político Pedagógico;
  • Compreender as principais dificuldades para a construção do Projeto Político Pedagógico.

 

2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1- O que é um Projeto Politico Pedagógico (P.P.P.)?

Apesar de se constituir enquanto exigência normativa, o P.P.P. é antes de tudo um instrumento ideológico, político, que visa, sobretudo, a gestão dos resultados de aprendizagem, através da projeção, da organização, e acompanhamento de todo o universo escolar. De acordo com Betini (2005) o P.P.P. mostra a visão macro do que a instituição escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. Portanto, o PPP faz parte do planejamento e da gestão escolar. O objetivo principal do planejamento segundo o autor é expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação, compete ao PPP à operacionalização do planejamento escolar, é um movimento constante de reflexão-ação-reflexão.

Ao se construir um P.P.P. leva-se em conta a realidade que circunda a Escola e as famílias dos alunos, pois, certamente, a realidade social dos alunos da Escola Estadual Fagundes Varela afeta a sua vida escolar, e os dados levantados devem contribuir para orientar todo o organismo escolar para os fins de tratar tais indícios com a devida relevância.

Betini (2005) afirma que o P.P.P. busca a construção da identidade da escola, estabelecendo seu direcionamento e o comprometimento da comunidade escolar em torno de uma visão comum e compartilhada de educação, orientando a tomada de decisão e garantindo a unidade da ação e o comprometimento de todos na ação pedagógica. Acredita-se que através do P.P.P. a escola conquiste sua autonomia, entendida com a capacidade de governar-se, e dirigirem-se, dentro de certos limites, toleráveis e definidas pelas legislações do sistema educacional, o que norteia a escola no caminho que escolhe para percorrer.