UM MUNDO DISTANTE DA PAZ!

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Esse título é para pensar: guerra é contraditório de paz! Se você imagina que após a Segunda Guerra, 1939-1945, o mundo teve paz, está enganado, pois as guerras foram numerosas: entre 1945 e 2005, segundo o Sistema Anglo, ocorreram mais de 250 guerras e conflitos em todo o mundo, com a morte de mais de 30 milhões de pessoas.

A partir de 2001 (século XXI), havia guerras em mais de 100 lugares no mundo. Estes conflitos se tornaram numerosos, em todos os continentes e se torna impossível acompanhar todos pelos meios de informação. Entretanto, em nosso continente americano, devido ao processo de ocupação dos europeus, onde a região sofreu um forte genocídio, com morte de milhões de indígenas, estes se tornam minorias, passando a viver em reservas, por isso, não há conflitos étnicos, como no continente africano.

Em que pese à ampla proliferação de regimes políticos democráticos em nosso mundo, ainda persiste a violência com a invocação da guerra. Não imagine que seja na região da Rússia e Ucrânia, a região mais violenta do planeta. O mundo islâmico, formado pelo Oriente Médio e norte da África, é região menos pacifica do mundo, com destaque à Síria (país menos pacífico do mundo), Afeganistão, Iraque, Sudão do Sul e Somália.

    John Keegan (1934-2012), um dos mais importantes historiadores sobre conflitos armados, afirma em sua obra ‘Uma história da guerra’ que, nos últimos 5500 anos, houve relativa paz entre os povos em apenas 292 anos. Segundo ele, a ‘história escrita no mundo é, em longa medida uma história de guerras, porque os Estados em que vivemos nasceram de conquistas, guerras civis ou lutas pela independência’.

Infelizmente as notícias que vemos na mídia estão longe de retratar a verdadeira extensão e o número de conflitos armados no mundo atual, já que não há espaço, interesse e/ou tempo suficiente na mídia para comentar todos.

Mas, como há tantas guerras no mundo neste exato momento, por quais razões nossos meios de comunicação mencionam apenas a guerra entre Rússia e Ucrânia? Inclusive, deixaram de apresentar dados e mortes da Covid!

Primeiro pelo fato desta guerra ter implicações com o nosso mundo ocidental. O Brasil tem relações comerciais com estes dois países, a Rússia invadindo a Ucrânia, faz o governo brasileiro se colocar contra essa invasão.

Para entender essa guerra é preciso voltar aos ensinamentos da história, onde se verifica o domínio russo. A Rússia, por meio do chefe politico, Vladimir Putin, em 2014, anexou a Criméia que pertencia à Ucrânia. Também há a questão do desejo da entrada da Ucrânia na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), isto enfraqueceria o poder da Rússia sobre a Ucrânia. Há outros pontos que poderemos abordar em outro artigo!

Enfim, essa guerra Rússia x Ucrânia é cheia de interesses, principalmente do lado russo. Não esqueça: tratando-se de guerra, não há vencedor. Como professor, estou cansado de ensinar sobre guerras, mostrando meras estatísticas com milhões de mortos. Finalizo com o historiador Eric Hobsbawm (1917-2012): ‘o século XX foi o mais assassino de que temos registro, seja pelas guerras ou fome’! Ao que tudo indica, o século XXI segue a mesma tônica, pois os governantes estão distantes da busca e consolidação da paz.

Pense nisto e até o próximo!