“Um Lugar de Promessa” 

Todo Ministro do Evangelho precisa ter!

Jack Hayford 1

Valdiney Marques de Oliveira 2

 

“Quantas pessoas em sua cidade parecem convencidas ou interessadas de que Deus talvez o tenha chamado, feito promessas e o enviado para o meio deles?”

Se você precisa de uma promessa e de um lugar de promessa, use um tempo de sua vida para ler o texto a seguir e o livro Pastores da Promessa de Jack Hayford.

Decidi compartilhar com pastores, missionários e pessoas de ministérios a experiência que tive nos meus 18 anos de pastorado nômade. De 1994 a 1997, fui pastor auxiliar em tempo integral na igreja sede, ao mesmo tempo iniciei 5 grupos familiares, desses grupos, 1 anfitriã se tornou pastora e é ministro titular em uma igreja na cidade, 1 grupo se tornou igreja e a auxiliar do grupo é a pastora dessa igreja, que é prospera na cidade. Dirigi 3 congregações. Em 1995 iniciei a igreja em uma cidade, entreguei depois de 5 meses, reassumi essa igreja em 1997, comprei terrenos e construí o templo. Assumi a direção do seminário ITQ na sede e na coordenação estadual até o ano 2000. A igreja que sou o pastor hoje, foi um desafio que recebi de Deus por meio de meu pastor presidente em 1999, época que eu era pastor titular na igreja recém-construída, diretor do seminário e coordenador estadual. Muitas lutas, desafios maiores que minha imaginação, muito além de minha idade e capacidade tem sido uma realidade nos meus 13 anos, frente ao pastorado que permaneço. Muitas vezes quis ir embora! Na primeira vez que perguntei a Jesus o porquê de minhas lutas no ministério, a resposta que recebi na madrugada em meu espírito e alma que soluçava no corpo dolorido e banhado em lágrimas, foram: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que escolhi a vós [...]” . Na convenção Nacional, fui ao stand da editora Quadrangular e adquiri o livro Pastores da Promessa. No livro, recebi nas instruções e na partilha da própria vida e testemunho de ministério de Jack, a força para prosseguir até hoje, 13 anos depois na mesma igreja. A força que me propulsiona é o testemunho de vida de Jack. Viverei os próximos anos, até que o Deus que me chamou e colocou aqui, me diga onde e quando me levará a outro lugar.

Jack Hayford em seu livro Pastores da Promessa afirma que todo pastor tem as garantias paralelas das promessas dadas por Deus a Abraão. Essas garantias tem início quando obedecemos e vamos para o lugar da Promessa. Não importa onde o pastor esteja atualmente, se tem um ministério estabelecido há muitos anos ou se é novato, de futuro incerto.  O importante é ser levado por Deus para o local de Sua vontade, onde a Sua promessa será cumprida. Tudo o que se faz necessário é nossa aquiescência.

Nossas tendências são muito humanas. Nada é mais desafiador para o pastor, do que a sua constante tentação de mudar. Pode passar tempo, mas a vulnerabilidade continua a mesma. Qualquer que seja o entusiasmo da chegada em um novo ministério, as circunstancias nos perseguem e nos desequilibra nos lugares onde fomos levados pelo Espírito Santo.

Jack conta do desanimo que abateu seu espírito quando seu ministério começou a decrescer. Uma congregação de 40 membros adultos perdeu uns para o trabalho em outra cidade, outros para igrejas co-irmãs, afirmando ser direção de Deus, por fim, aqueles que deixaram a igreja por não querer permanecer numa igreja que estava acabando. Com apenas 6 adultos no culto, há 27 anos, o pastor e sua esposa dirigiram o culto com entusiasmo, mas depois do culto planejaram ir embora da cidade. Deus, naquela noite levou Jack e sua esposa Anna, a entenderem que a estada deles ali era uma idéia dEle! Deus reavivou uma sensação de promessa em relação aquele lugar, onde permanece até hoje e em uma igreja frutífera, a igreja conhecida como “Igreja do Caminho”.

Em tempos recentes, depois de ser pastor prospero de uma mega igreja, Jack sente o que ninguém suporia: desânimo! Dúvidas de si mesmo. Nenhum boato, mas as dúvidas atingiam o âmago, eficiência e futuro da promessa. O diabo dizia a ele: “você está acabado. Só atrapalha aqui”.  Ou “terminou sua estação frutífera - não só passou, mas pode ser observado como as coisas se encaminham para uma diminuição. Vá embora já!”

Isso aconteceu com você ultimamente? O que um pastor da promessa deve fazer?

É claro que não existe uma regra definida para estabelecer o tempo para servir no pastorado. Devemos notar que a maioria de nós pastores, somos prejudicados por deixar rápido demais o lugar da promessa, antes que a semente preciosa levada com lágrimas, brote. A fuga tenta a todos e com frequência.

Credibilidade, confiança e domínio espiritual leva tempo para ser estabelecido. A promessa de uma terra a Abraão exige a entrega de minha vida. Meu lugar de ministério precisa permanecer sempre inegociável. Quando as forças gritarem: vá embora! O ponto principal de resistência é: acreditei no chamado de Deus quando vim para esse lugar?

A sinceridade na resposta vai garantir minha perseverança neste lugar e esperar aqui na Sua promessa até que Ele me chame para ir a outro lugar.  Apesar de a terra parecer infecunda, estação improdutiva, se acreditar que é o lugar de Deus para eu, posso esperar – confiante na promessa de que Deus não me designou para o fracasso terminal num lugar distante de Sua presença. Suas leis são semeadura e colheita (Gn 8.22). por mais ardor e cansaço, sua promessa é: “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Sl 126.4,5).

Abraão se queixa da infertilidade (Gn 15.2,3). Seu medo de infertilidade não o destituiu do plano da benção de Deus.

Paulo é expulso de seu lugar de ministério em Corinto, por pessoas que não queriam ouvi-lo, fica entristecido e o Salvador que fez o chamado a ele vem consolá-lo: “[...] Não temas, mas fala, e não te cales; [...] sou contigo, [...] tenho muito povo nesta cidade. (At 18.1-10).

Nunca seremos produtivos? As dúvidas moem nossas almas.

A falta de uma promessa compromete relacionamento de Abraão e Sara, num extinto de autoproteção na fuga para o Egito. Quando Deus faz a promessa a Abraão, o de dar a ele e sua descendência a “terra”, ela estava ocupada pelos cananeus (Gn 12.7; 11-15).

Como um Abraão que partiu “sem saber para onde”, você encontrou a “terra” habitada por residentes desinteressados? Os cananeus parecem estar ainda hoje no lugar para onde Deus envia os pastores da promessa para lhes dar uma terra e um povo (algumas vezes eles fazem parte do comitê de recepção do novo pastor).

Quantas pessoas em sua cidade parecem convencidas ou interessadas de que Deus talvez o tenha chamado, feito promessas e o enviado para o meio deles?

A vizinhança na qual Deus fez promessas de vida não mudou em nada, mas ali é o melhor lugar para se viver!  As pessoas dizem: “vá para outro lugar”. Deus diz: “fique aqui, tenho planos!” O terreno é mais temperado com problemas do que com promessas, na opinião humana. Nossa promessa é de uma fonte superior.

O texto tem base nas páginas 43-50.

O texto pode ser lido na íntegra no livro:

HAYFORD, Jack. Pastores da Promessa. São Paulo: Quadrangular, 1999.

1 Escritor e pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado da Califórnia USA, foi presidente internacional da denominação.  Jack Hayford, pastor fundador de A Igreja do Caminho "On The Way", em Van Nuys, Califórnia (1969-1999).

2 Pastor titular da 3ª. Igreja do Evangelho Quadrangular em Maringá – Paraná – [email protected]