UM LÍDER. APRENDE QUANDO ENSINA OU ENSINA QUANDO APRENDE


ADI JOSÉ DE SOUZA*


RESUMO


As aplicações dos conceitos de ensino se tornam ainda mais necessários, pois os problemas relacionados às constantes estruturas e métodos de ensino vem ao longo dos tempos se moldando as exigências do sistema global que muda a cada dia, sendo maximizados pelos diferentes métodos principalmente nas atividades EAD. “UMA CONQUISTA QUE NÃO MAIS TERÁ FIM”; predominantemente as atividades de ensino mudaram conforme exigências e adaptações dos mercados e instituições de ensino, devido a globalização no mercado de trabalho. Para atender seus usuários tanto locais como distantes aos grandes centros de estudos e com isso dá a oportunidade a todos em igual direito foi-se necessário a criação de polos EAD, onde a busca crescente fez cada dia mais um número maior de inscritos (alunos) presentes. O método EAD se preocupa com os fatores psicológicos dos alunos ali matriculados e busca incessantemente dá uma melhor educação mesmo a distância a todos com uma integral grade curricular, está estipulada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Com o objetivo de satisfazer o bem estar do aluno e sua aprendizagem por completo numa busca de encaminhá-lo ao mercado de trabalho com no mínimo um preparo acadêmico satisfatório. Para tanto pergunta-se um líder escolar (professor) no sistema EAD, aprende quando ensina ou ensina quando aprende; “pois ao ensinar no EAD, devem tirar dúvidas em muitas das vezes não estar contida em seus matérias didáticos, sendo oriundos de várias outra fontes”  O presente estudo visa mostra as grandes atribuições dos estudos EAD e dos Tutores onde a postura de cada profissional e o comprometimento de mudanças de paradigma para uma forma de conduzir um bom estudo e ensino de qualidade.


Palavra-Chave: Líder; Professor; Ensino EAD (educação a distância).



______________________________

*Adi José de Souza, atuou por mais de 30 anos na área de petróleo como operador e encarregado de sonda de produção e sondador de perfuração e hoje atuar ainda na área de petróleo como Engº. Fiscal de sondas de produção. Formado em Engº de Produção Mecânica com Pós em Engª de Segurança do Trabalho e Pós em Gerenciamento Empresarial, pela Faculdade FANESE – [email protected].


  • INTRODUÇÃO

 

 

O ensino EAD trata-se de um ensino com orientação a distância por uma abordagem simples e sistêmica chamada internet onde todos os aspectos para a atividade humana estar dentro de um contexto; disponibilizando todo o material didático em apostilhas e vídeos além de aulas presencias em fóruns via internet; o que hoje está globalizado. Nos últimos séculos, os humanos tem sido vinculados a um ensino presencial começado inicialmente individualizado e depois coletivamente, esse paradigma foi aos poucos se quebrando e ou se modificando, sem deixar o primado de negligenciar as dimensões emocionais de cada um ‘ aluno” não obstante os avanços de que gerou a necessidade do EAD.

Entre os graves problemas da humanidade houve um desencadeamento de crise nos estudos precedentes da falta do aluno em sala de aula, devido a necessidade de trabalho para sua própria subsistência, haja visto que não foi só essa situação, mais a necessidade de aprimoramento e ascendência ao trabalho por parte dos que já estavam trabalhando a estes a falta de estudo fez a diferença.

O ambiente EAD é hoje uma forma de aquisição de estudo e certificação para muitos que por motivos diversos não pôde ou poderão estar na sala de aula e visto que isso fez grande falta, com um olhar no futuro as instituições; essas buscarão dar uma melhor contribuição aos que ansiavam uma certificação.

O estudo EAD vem deste os moldes do século 18, no ano de 1728 e por assim progrediu aos dias atuais.


O local: a cidade de Boston, nos Estados Unidos. O ano: 1728. O professor Caleb Phillips oferecia um curso de Taquigrafia (uma técnica para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações) para alunos em todo o país, com materiais enviados semanalmente pelo correio. Este foi o primeiro registro de um curso a distância. Fonte: https://www.ead.com.br/ead/como-surgiu-ensino-a-distancia.html

Devido as péssimas condições de trabalho no âmbito das indústrias e mesmo administrativos, o trabalhador tem se apresentado a problemas como; não conseguir promoções, bons salários e promoções setoriais tudo provido pela falta de estudos. Daí a partir do século XIX, o EAD começou a ser utilizado em vários outros países como solução para que pessoas que viviam distantes de instituições de ensino pudessem aprender. Além de novos cursos nos Estados Unidos, Suécia e Alemanha, surgiram também iniciativas na França, na antiga União Soviética, Japão, Austrália, Noruega, África do Sul, Argentina, Espanha e muitos outros país.

EAD é hoje, um dos grandes modelos de atuação no mundo; “e como no Brasil” desta forma vem sendo cada vez mais solicitado pela grande maioria de alunos que trabalham oportunamente e buscam nessas instituições uma ascendia profissional.

O mestre EAD deve ser o mais preparado possível pois será cobrado mais que todos, visto que o aluno EAD buscar respostas na internet e com isso há vários informes onde o descrito pela instituição ou tutores é menos informações e ou divergente, por isso a afirmativa de ensinar quando aprende é colhidos nesses moldes. Entretanto como líder EAD “professor” consiste em uma pessoa capaz de desenvolver a própria individualidade, libertando-se dos paradigmas do ensino coletivo e exercer seu próprio poder de decisão pelo caminho do seu conhecimento desenvolvendo a autoconsciência e o autodomínio centrado nos valores do ensino justo e integro com seu caráter sem se deixar influenciar por outros, sendo o pressuposto tornar-se um verdadeiro líder.


  • LÍDER DO ENSINO


O termo Líder; difunde em dois gêneros; indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outras; pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.

Como qualquer outro profissional que coordena equipes, um bom gestor escolar precisa ser um líder. A boa notícia é que a liderança não é só nata, ao contrário, ela se aprende.

Desse modo, as organizações estão a cada dia, identificando as novas necessidades de pessoas capazes, seja como consultor externo ou interno para que venha juntar-se no desenvolvimento dos projetos de ensino a distância. A busca por profissionais capazes de desenvolver tais estudos consiste em fornecer instancias de sustentabilidade a organização de ensino e a confiabilidade e credibilidade junto ao MEC. Pois um depende do outro. E juntos contribuir para o desenvolvimento das atividades dentro um programa preestabelecido com implantação de uma estrutura solida. Onde serão tratados os pontos fracos, polêmicos, procurando os métodos específicos para um trabalho confortável e confiável com perspectiva de inovações a cada ano.

O registro mais remoto do estudo EAD no Brasil data de 1904, com um anúncio nos classificados do Jornal do Brasil de um curso de datilografia (para usar máquinas de escrever) por correspondência. ... E no final da década de 1970 começou em Brasília a primeira experiência de EAD nos cursos superiores.

Na década de 1920, o Brasil já contava com os primeiros cursos transmitidos pelas ondas do rádio, a novidade tecnológica da época. Os estudantes utilizavam material impresso para aprender português, francês e temas relacionados à radiodifusão.

Nas décadas de 1940 e 1950 começaram os cursos mais formais, sobre temas profissionalizantes, liderados pelo Instituto Monitor, depois pelo Instituto Universal Brasileiro e pela Universidade do Ar, patrocinada pelo Senac e pelo Sesc. Até hoje algumas dessas instituições permanecem ligadas à formação profissional através de cursos à distância.

Nas décadas de 1960 e 1970 surgem várias iniciativas de EAD em projetos para ampliar o acesso à educação, promover o letramento e a inclusão social de adultos. Com o passar do tempo, os cursos agregaram outros níveis de ensino, a primeira experiência de EAD nos cursos superiores.

Uma das características dos estudos EAD era a de permite que alunos concluíssem o fundamental completo. E no final da década de 1970 começou em Brasília em que um profissional cria um grupo coeso que inspirou os alunos para ter animo de concluir os estudos, motivando a desenvolver tarefas cujas sejam de preferência dentro de seu ambiente de trabalho e que venha a desenvolver em sua carreira profissional. O gestor escolar ou professor de EAD tem a tarefa de articular a equipe visando o melhor aprendizado e assim torna-se um excelente líder de ensino. Para tal...

Deve envolver todos no planejamento, todo professor deve construir coletivamente seu planejamento e dar uma certa autonomia para que cada aluno possa desempenhar suas tarefas dá trabalho, mas ajuda a criar um modelo de corresponsabilidade.

Estabeleça metas claras, buscar resultado que pretenda obter com o trabalho da equipe, envolver a equipe para discutir as expectativas e construir as estratégias - sua função é enfatizar o tempo todo de que elas devem ser viáveis.

O aprendizado dos alunos, acompanha o dia a dia da escola, conversar com alunos tirar dúvidas, auxiliar no necessário seja dentro ou fora do contexto da grade escolar.

 Saiba como fazer a gestão da aprendizagem,
ser realmente interessado em ajudar a fazer um trabalho de formação focado nas dificuldades dos alunos. Nenhum líder ou professor precisa ser um especialista em todas as disciplinas. Ele precisa, sim, saber o que é um bom aluno, como ele trabalha em quais os elementos fundamentais para a realização da formação continuada.

As grandes qualidades de um líder seja ele trabalhador normal e ou um professor deve conter as seguintes qualidades;

Honestidade. ...

Capacidade de delegar. ...

Comunicação. ...

Senso de humor. ...

Confiança. ...

Comprometimento. ...

Pensamento positivo. ...

Criatividade.

Considerando o poder que os professores líderes exercem hoje no mundo dos estudos EAD, vendo que suas ações vão muito além das economias propriamente dita; elas influenciam na cultura, na educação, no desenvolvimento sociocultural e no próprio comportamento humano. Podemos afirmar que os líderes professores detêm uma grande responsabilidade. Trata-se de ser responsável não só pelos resultados dos ensinamentos, mais pelas qualidades das matérias repassadas e pelos resultados quanto satisfatório são, sentindo -se assim como corresponsável pela transformação do aluno.

A responsabilidade permanente de todos que diretamente estão na linha de ensino é melhorar cada vez mais o desempenho dos alunos, na busca da qualidade com eficiência e sem danos maiores.


2.1 PROFESSOR NA SALA DE AULA

 

O papel do professor é fundamental dentro da escola isso para toda sociedade, ele age como gestor na formação do cidadão, todos os alunos necessitam de moldes a serem seguidos para atuarem em prol de um trabalho futuro no mundo do trabalho seja qual for sua área. 

O Professor além de educador atuam como gestores, eles influenciam na orientação dos alunos durantes seus anos de aprendizagem, sendo eles o segundo coordenador de suas atitudes e tarefas vistos que os primeiros; são a família os pais, o professor é quem de outrora facilita o conhecimento adquirido em anos de experiencias para eventos dentro a construção de aprendizagem desde os primeiros anos no colégio.

Como professor em sala de aula, além de educar ele criar vínculos como professor, escutando os alunos, criando estratégias para o seu sucesso, sem dizer para que tudo aconteça o aluno deve sentir-se seguro e importante para adquirir o conhecimento transmitido ao qual ele; aluno; venha a utilizar como cidadão e membro de uma sociedade futura. 

atitudes que um professor não deve ter em sala de aula

Desmotivá-los a aprender. Erro comum do que possa parecer. ...

Faltar com o respeito...

Dispensar a disciplina. ...

Não ser sério. ...

Descuido com a aparência.

Como professor pode ele mediar o processo de aprendizagem do aluno medindo a situação individual de cada aluno, busca novas dinâmicas em sala de aula permitindo assim que o ambiente seja colaborativo e proporcione ao aluno atuar com mais interesse nas atividades laborativas.

O professor não pode em sala de aula obrigar o aluno a ficar em sala. Deve exigir que o direito a constituição seja cumprido; para aprender o aluno terá que estar presente em sala e cumpri o horário estipulado pela instituição.

Na condição de professor habilitado, digo graduado em nível superior, a Constituição Federal, de 1988, garante o direito de ensina pelo professor sendo assim agentes de transmissão do conhecimento e da propagação das boas crenças e valores, na formação de indivíduos.

É cada vez mais explicito no mundo em que vivemos ver o modelo de professor em nosso país ser desvalorizado, com isso vermos a brusca falência do ensino público devido aos baixos salários, posto isso o crescimento de escolas particulares a ficarem excelentes resultados, suprimindo assim os bons tempos de outrora.


  • O PROFESSOR LÍDER NA SALA AULA

 

O aluno é simples, basta ter capacidade de comandar seja pro bem ou mal ele tornar-se líder, mais para um professor é incompreensível para uns tantos alunos, não bastasse ser o professor apetecer antes aos alunos algo mais do que ensinar. Visto que não só ensina bastar, tem-se que dominar os ânimos acalorados dos alunos. Para tanto será necessário a mudança de postura e saber quais mudanças serão reconhecidas a cada turma ou a cada aluno. É importante ressaltar que tal posição traz privilégios, mas também agrega uma serie de responsabilidade e deveres a serem cumpridos, isso tudo para preparar o futuro deles, “alunos”. 

Para o professor líder será necessário manter uma postura que seja adequada à situação, ou seja, que pratique a liderança situacional utilizando um estilo de liderar que esteja conforme a situação do momento. A decisão de liderar e ensinar deve ser tomada observando a cada sala sendo fundamental a participação de todos definindo a organização dos trabalhos seja em grupos ou individuais. Compreendendo que o principal problema vivido nas escolas é de consciência ética sendo preciso investir logo na propagação de professores líderes, que possam transformar pessoas; em pessoas cultas e inteligentes com afins de resgatar os fragmentos horas atrás sucumbidos pela não excelência de líderes.

Desse modo, percebeu-se que os riscos são os fatores psicofisiológico relacionados aos hoje atuais professores líderes, o ser humano relacionado com os estudos EAD que exposto durante o desenvolvimento de suas atividades, onde a postura inadequada, trabalhos noturnos, monotonias, repetitividade, ritmo excessivo na buscas de metas crescente sem adequação ao instante (tempo real), são alguns dos vários que eleva o caos do relacionamento em professor e aluno.

De acordo com o atual cenário de ensino globalizado, foi priorizado um entendimento com todas as instituições de ensino EAD via MEC através de um conselho escolar unificado para o estudo EAD, para isso ficou estabelecido Normas e Leis a serem seguidas o que vem a contemplar a obrigatoriedade de uma grade curricular a ser seguida pelas instituições. Essas Normas e Leis visam a utilizam, na mediação didático-pedagógica, tecnologia da informação e comunicação tal que garanta a interlocução entre os sujeitos do processo, em tempo real ou não e estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições mínimas de estudos e ensino bem como a obrigatoriedades tantos dos alunos como professore e as instituições.

“ Willis Harman (1998) observou, há alguns anos, que já havia claros indícios de mudanças na visão de mundo, destacando a ênfase que tem sido dada à interconexão e à totalidade, gerando a consciência cada vez maior de que, embora possamos competir, fazemos parte de um imenso e único sistema no qual ninguém pode vencer a monos que todos vençam”.



  • O ESTUDO NA SALA AULA VIRTUAL
  •  
  •  
  • O aluno deverá cumprir o cronograma de atividade, sendo registrado a sua presença por acesso via internet com tempo cronometrado para que possa assim ser comprido a carga horária preestabelecida na grade curricular, dado ao aluno a flexibilização, que permita escolher a melhor hora para assistir às aulas e estudá-las, podendo conciliar seus estudos com o trabalho e lazer. Tendo ainda a condição de imprimir todo o material didático para uma revisão extra antes de cada avaliação. Este material didático deve estar disponibilizado via internet para impressão.
  • É possível estudar em qualquer lugar que se tenha uma conexão de internet, tendo em vista que o material didático fica disponíveis 24 horas por dia no site da instituição, podendo ainda solucionar problemas, tira dúvidas com o tutor (professor) via chat ou e-mail. Sem dizer a não necessidade de deslocamento a sala de aula com isso evitar-se o tempo de transporte otimizando no todo os estudos. Sem fala do espaço físico das instituições que quando oferece o curso é pequeno e em áreas remotas o que obrigar a um custo ainda maior. A tudo isso junta-se o fator de estudar em casa em hora que melhor convéns.


  • DESAFIOS EM ESTUDAR EAD

 

Para tanto terá que ter um perfil adequado e ou se adequar, tendo em consideração que o estudo EAD requer muita dedicação, disciplina e responsabilidade, não basta apenas querer. Além de utilizar bastante tempo frente ao computador, internet o que faz levar junto seu tempo de folga e ou do lazer. Isso tudo será um grande desafio, mas quando se quer chegar a algum lugar e ou almejar um cargo, promoção acredita-se valer a pena. Será necessário esquecer das redes sociais enquanto estiver estudando e buscar sempre manter o foco nos estudos pensando em um futuro melhor. O tempo deve ser o mais organizado possível sem atrasos de matérias, acúmulos de tarefas e o acompanhamento diários com regularidade em local calmo e sereno, sem barulho e ou perturbações para não tirar a concentração e ou a vicejar ideias outras.

 O que fazer para um curso EAD

  1. Organize-se. Para que você aproveite ao máximo um curso na modalidade EAD é preciso, antes de qualquer coisa, muita organização. ...
  2. Conheça a plataforma. ...
  3. Tenha disciplina. ...
  4. Reserve um tempo para estudar. ...
  5. Fique atento a datas e prazos. ...
  6. Use a internet só pra estudar. ...
  7. Evite outras distrações.

 desafios que surgirão durante o curso EAD

  • Dificuldade em diversificar conteúdo. ...
  • Interação com os outros alunos quando houver. ...
  • A inadimplência. ...
  • Negligência aos estudos. ...
  • Falta do feedback instantâneo.


  • OBSTÁCULO PARA O EAD
  •  

A evasão é o maior obstáculo para o EAD (Ensino a Distância), segundo instituições que ofertam cursos nesta modalidade. Pela metodologia, serão considerados alunos evadidos os que não iniciaram os cursos ou os que abandonaram de uma forma ou outra. A resistência dos educadores à modalidade e a adaptação da educação presencial para EAD e, além da resistência dos alunos ao novo formato. Estudos realizados mostram a falta do ambiente de estudos presencial, o acaloramento dos alunos juntos tudo isso tem influenciado para um percentual de evasão no EAD, incontestável que o acaloramento humano faz fluir novas ideais, amizades e até capacidades de desenvolvimento em grupo ou individual, essa quando o destaque se optar por ser necessário. Por esse motivo o LÍDER – PROFESSOR – LÍDER, usará de suas estratégias para buscar e manter o aluno no foco do estudo, a experiencia, habilidade, capacidade e mestria são sinônimos de um LÍDER.


3 PROFESSOR LÍDER

 

Segundo Garvin (2001) é aquela que se dispõe de habilidades para criar, adquirir e transferir conhecimentos, e é capaz de modificar seu comportamento, de modo a refletir os novos conhecimentos e ideias.

De acordo com Boyatzis (2005) um líder deve ser forte em pelo menos uma das quatro áreas fundamentais da inteligência emocional (o autor entende que 85% a 90% das habilidades que diferenciam o líder dos demais reside na inteligência emocional). As áreas são: consciência de si mesmo (entender as próprias emoções e assumir tanto as forças quanto as limitações), autocontrole (manter impulsos e emoções sob controle), consciência social (ter empatia saber observar tendências) e destreza social (desenvolver habilidades nos outros manter rede de relações e orientar com visão clara).

Heifetz (2003) entende que cinco são as atividades próprias da liderança: diagnóstico (distinção entre problemas técnicos quebra de uma peça, por exemplo - e de adaptação); exposição dos desafios (aquilo que deve ser resolvido); mobilização da equipe (orientação e responsabilidade pelas tarefas a serem feitas); regulação do nível de conflito (minimizar a desordem e controla-la para se tornar produtiva e inovadora) e lembrança da visão de longo prazo (explicação da importância do trabalho à equipe, dando sentido ao trabalho).

O professor o líder deve escutar seu subordinado com atenção, procurar primeiro compreendê-lo e depois se necessário dar sua opinião, de um modo que possa ser compreendido, respeitando o espaço do outro, mas se impondo com autoridade. Líder ou professor quer realmente que aluno mude seu modo de ver as coisas, passe confiança a ele e abra espaço para perguntas, muitas perguntas, afinal, as pessoas inteligentes são aquelas que perguntam. No final de tudo se um professor só existe com o aluno, o mesmo acontece com o líder, que só existe se houver quem liderar.

"Se você acredita que as pessoas desejam aprender e ajudá-las a aprender, elas aprenderão".

Mostrar interesse pelas pessoas e dedicar um pouco do seu tempo para elas é muito importante, elas se sentaram valorizadas tendo confiança no líder e consigo mesmo, sendo assim evoluirá como pessoa e consequentemente como profissional, essa ajuda chegara a empresa ou trabalho e principalmente ao ego de cada indivíduo da melhor forma possível. O que isso tem a ver isso com professor? ensino? Tudo, assim como um líder o professor também deve criar um vínculo com seus alunos, ter boa relação, passar confiança e mostrar a importância que cada pessoa tem para a sociedade e o quanto é importante seu trabalho para ele (líder).

O líder é o professor que tem de manter boa relação com o aluno, procurar entende-lo da melhor maneira possível, ter um bom relacionamento e passar confiança, não só com palavras, mas também demonstrar através do seu comportamento, para que os aprendentes possam confiar realmente nele e se interessar mais ainda a aprender sobre o conteúdo passado, o aluno por sua vez, só aprenderá se realmente estiver engajado e comprometido.

Além de desenvolver a habilidade e a sensibilidade necessárias para lidar com pessoas, o líder que é professor também se obriga a se atualizar o tempo todo, ler aquilo de novo que é lançado no mercado e procurar respostas para os problemas ou dúvidas levantadas pelos alunos, criar uma disciplina nos estudos e não parar no tempo. Eles sabem que o desafio de ensinar outras pessoas estimula seu potencial e motivação.


Imagem do professor







Imagem do professor líder




 

Imagem do líder professor


Figs. 1,2,3 sala de aula (fonte internet www.google...).

Claro que transformar os líderes em professores ou professores em líderes não vai resolver todos os problemas do ensino. Também não quer dizer que eles se tornarão, obrigatoriamente, profissionais melhores. Porém, ficará muito claro para todos que, aqueles que aceitarem o desafio e depois se descobrirem incapazes de “dominar” uma sala de aula, possivelmente não são habilidosos o suficiente para liderar ou ensinar os projetos dentro da instituição. Convém destacar que o papel das instituições não é obrigar que seus professores sejam também líderes, mas sim incentivá-los a buscar mais esse desafio para o próprio desenvolvimento humano e profissional. O líder, afinal, cumpre a função de educador dentro de cada instituição seja ela qualquer e a pessoa que não souber desempenhar bem esse papel dentro de casa ou numa sala de aula, por exemplo, dificilmente o fará no ambiente de ensino quando ocupar um papel de liderança.


3.1 CARACTERÍSTICAS DE PROFESSORES LÍDERES


Justiça Professores líderes são conhecidos pela justiça. Eles não tratam nenhum aluno diferente de outro, independentemente da situação.

Temperamento controlado Professores líderes não se deixa levar pela emoção. Eles nunca vão parecer estressados na sala de aula ou até mesmo extravasar os seus sentimentos com os alunos.

Respeito Professores líderes respeitam os seus alunos e nunca agem como se fossem mais inteligentes que eles.

Coragem Professores líderes têm a coragem de arriscar métodos novos para fazer os alunos entenderem um determinado conteúdo. Eles estão dispostos a deixar a sua zona de conforto em prol da educação.

O autodesenvolvimento do indivíduo é especialmente necessário em nossos tempos. Quando o indivíduo não possui consciência de si mesmo, o movimento coletivo também carece de um sentido claro do desígnio. Somente o autodesenvolvimento do indivíduo, que eu considero ser o objetivo supremo de todo o esforço psicológico, pode produzir porta-vozes e líderes conscientemente responsáveis do movimento coletivo. Se o líder não se conhece a si mesmo, como poderá liderar outros? É por isso que o verdadeiro líder será sempre aquele que tem a coragem de ser ele mesmo e que pode não olhar os outros, mas também se olhar todo a si mesmo. (McGuire et alii, 1982, p.74).



3.2 COLETAS DE DADOS

 

 Os dados da pesquisa em curso foram realizados através de pesquisa na internet, leitura de livros específicos sobre lideranças, discussões com amigos alunos e professores de tempos outros aos quais no ainda nos relacionamos. Os aspectos vistos e relacionados tiveram como objetivo indicar sugestões para melhorias nas atividades de ensino EAD, na busca de eliminar as evasões de alunos que trabalham diuturnamente e buscar em suas horas de folgas que ainda cansados do trabalho buscam o saber para uma melhoria de vida cultural primeiramente e claro profissionalmente no intuito de uma melhora de vida socialmente econômica.


3.3 RESULTADOS

 

O resultado desde estudo nos mostrou vários fatores sentidos pelo qual eu em particular, como aluno, estudei quando em minhas horas de folga, dentre eles com sono, dores musculares, desconforto e abnegando de brincar com meus filhos, mais o resultado é mais do que satisfatório é especial e gratificante.


4 CONCLUSÃO

 

 Os colaboradores do curso (tutores) executam suas atividades com a preocupação de seguir os procedimentos e norma preestabelecidas pela instituição, muitas das vezes acredito, sem tempo para descanso isso quando da indagação por alguns dos alunos. Mesmo assim executam suas atividades sem medo de errar; mesmo sabendo que com o erro se aprende; pondo em risco suas próprias didáticas e métodos para atribuir uma melhor aprendizagem do aluno, numa busca incessante que o qualificar para o mercado de trabalho objetivos de ambos.

As Normas e Leis que regem o estudo EAD, são especificas devendo serem cumpridos a risca com embasamento para a obtenção de resultados positivos. A instituição por eles (professores) aqui representado deve seguir programas e serviços dependo de fatores a considerar; uma boa internet, um aluno existente e que prossiga até o final dos estudos, buscando o foco final que é a conclusão dos estudos. Tais fatores devem ser harmonioso e entrosado entre todos e satisfatório a instituição que consequentemente obterá eficiência em todo decorrer do curso. A eficiência a este molde não será nunca atribuída a uma só pessoa e sim ao conjunto de três partes, digo; aluno, professor e instituição; observa-se que a conscientização de todos sobre suas atribuições cada um se aplicar a qualquer tentativa que venha não ferir as Normas.

Para que cada um tenha condições de desenvolver seu trabalho de uma forma adequada e com qualidade, fazendo com que o ambiente seja favorável e saudável, com respeito a integridade de cada um dos lados.

Com as melhores proposta desse estudo se implantadas com certeza teremos alunos e professores mais conscientes quanto a importância de postura corretamente aplicada, a participação de todos deve ser necessária e com objetivos de um único resultado.

O presente trabalho possibilitou um melhor entendimento para com os estudos EAD, confiança e credibilidade nas instituições, trazendo uma satisfação quanto a regularidade dos cursos oferecidos bem como a certificação almejada.




ABSRACT



The applications of the teaching concepts become even more necessary, since the problems related to the constant structures and teaching methods have been, over time, molding the demands of the global system that changes every day, being maximized by the different methods mainly in the distance learning activities . "AN ACHIEVEMENT THAT WILL NO LONGER END"; predominantly teaching activities have changed according to the demands and adaptations of the markets and educational institutions, due to globalization in the labor market. In order to serve its users, both local and distant from the large study centers, and thus giving everyone the equal opportunity, it was necessary to create distance learning centers, where the growing search made more and more subscribers (students) gifts. The distance learning method is concerned with the psychological factors of the students enrolled there and is constantly seeking better education, even at a distance, for all with a full curriculum, it is stipulated by MEC (Ministry of Education and Culture). With the objective of satisfying the student's well and his / her learning completely in a search to send him / her to the job market with at least a satisfactory academic preparation. For that, a school leader (teacher) in the distance learning system is asked, learns when he teaches or teaches when he learns; “Because when teaching at EAD, they should take doubts in many cases not being contained in their didactic materials, coming from several other sources” The present study aims to show the great attributions of EAD and Tutors studies where the posture of each professional and the commitment of paradigm shifts to a way to conduct a good study and quality teaching.


Keyword: Leader; Teacher; EAD teaching (distance education).











5 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA


BOYATZIS, R.. A música da inteligência emocional. Madri: Expo Management Madrid, palestra proferida na Espanha em 2005.

HEIFETZ, R. A. e LINSKY M.. Liderança no Fio da Navalha. Rio de Janeiro: 2003.

McGuire et alii, 1982, p.74.

Fonte: https://www.ead.com.br/ead/como-surgiu-ensino-a-distancia.html

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas; e o papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

SANTARÉM, Robson Goudard. Autoliderança. Edt; SENACRIO, 2ªedição 2007




FICHA CATALOGRÁFICA










Souza. Adi José de

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM UM AMBIENTE DE TRABALHO ADMINISTRATIVO: Um Estudo De Caso Em Um Ambiente de Trabalho em Escritório / Adi José de Souza. – 2015.

Artigo (pós-graduação) – Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, 2015.

Palavras-chave: Ergonomia; NR-17; Equipamentos de escritório; Bem-Estar.