A borracha sempre serviu a indústria de variadas formas, indo desde aplicações em fábricas até salas de aula. Essa grande gama de possibilidade é justifica perante as características do elemento, capaz de ser desenvolvido conforme a demanda a qual será destinada.

Entre as diferentes formas da borracha, uma das mais conhecidas pela indústria e profissionais especializados é o lençol.

Exemplos de lençóis de borracha: http://www.celpan.com.br/lencois-de-borracha

Tais lençóis são criados em laboratórios de maneiras singulares. A borracha sintética pode ser nitrílica, NBR, EPDM, Viton, neoprene, pulsometro, látex, entre outros. Neste artigo, iremos discorrer sobre o lençol de borracha de silicone.

A manta desenvolvida a partir da borracha de silicone tem uma propriedade muito interessante: consegue suportar 200C. Esse número é impressionante e torna o silicone ideal para operações em temperaturas elevadas, compondo equipamentos e máquinas de diferentes tamanhos.

O lençol de borracha de silicone também suporta -60C. Dessa forma, sua faixa de temperatura varia entre -60C a 200C.

Suas aplicações englobam a resistência ao ozônio, intempéries, higiene e isolamento elétrico. Neste cenário, temos dois fatores interessantes: o silicone é indicado para processos que demandem higiene, ou seja, é excelente para processos clínicos em consultórios, clínicas e hospitais. Isto não somente por proteger o paciente, mas também o profissional de saúde.

O segundo ponto é a característica de isolamento elétrico. Neste item, é fundamental que a empresa fornecedora possua certificados de qualidade para assegurar a segurança e resistência do silicone. Instituições como a ASTM fiscalizam esses requisitos.

Também é importante ressalta que o lençol de borracha de silicone não apresenta bons resultados para o trabalho com GLP e combustíveis derivados do petróleo. Também não há grande resistência a cortes e abrasão.