UM FELIZ NATAL VERDADEIRO! ESTÁ NO CORAÇÃO DE CADA UM.

Dezembro chegou. O final do ano bate em sua porta com toda força. Não importa se é Jõao ou Francisco, Pedro ou Antônio. As Marias e Anas vestidas em personagens o ano inteiro. Todos somos figurantes nesse mesmo teatro da vida real. As interpretações que o digam na dramaturgia de Nelson Rodrigues.

Estamos no mesmo barço que foi lançado ao vento e tempestades de ideais, pensamentos, frustações, alegrias, perdas, e muitos e quantos somados as aventuras que esse imenso oceano de sonhos e ilusões nos é jogão todo os santos dias.

Um dia feliz, outro não. Apenas nos deparamos com aflições e o cotidiano o ano inteiro. Cabe a cada um de nós sermos fortes e com himildade saber os designos de nosso Craidor.  E nesse tempo, quando menos deparamos de janeiro o primeiro mês,  esparramos com o nariz no último mês do calendário gregoriano implementado pelo imperador romano Júio Cesar em 46 a.C.  

Chegou o dezembro e agora é NATAL!

Neste mês de dezembro é para muitos um mundo de mágica. Para outros, no mundo empresarial  é o melhor em vendas, casas cheias, shopping lotado na correria para o presente de Natal. Para alguns,nada mudou. É um mês igual aos outros. Isto é, sem pespectiva, sem dinheiro no bolso.

O Papai Noel é disputado com bebedeira, a ceia e o peru de natal.  Dessa dicotomia aparece um ator coadjuvante,   digo-lhes e chamo de ator,  mas, porém, para os que têm fé segue os princípios da Sagrada Escritura no mundo inteiro. Ele sim é o aniversario do mês.

Deixo bem claro em minhas palavras e escritas os sentimentos e mensagens de cada um. Todos vivem de acordo com sua crença. Suas aptidões, seus designos, seus valores.

Nesse mês nasce o “ Menino Jesus”. Àquele que veio de um casal simples, José e Maria fugindo de sua terra natal em Jerusalém para o Egito (Mateus 2:13 – 23),  segundo a Sagrada Escritura – “A Bíblia” Livro mais lido do mundo.  

E, cabe a cada um sentir e provê o “Verdadeiro sentido de Natal” – que está no caração de cada. Seja rico, seja pobre, branco ou preto, padre ou pastor.

Com palavras decrevo em versos e rimas o meu verdadeiro sentido de um natal. O Cristo Jesus feito menino que nasceu para tirar o pecado do mundo e nos salvar.

O Verdadeiro sentido de um Natal Feliz!

Neste mês de dezembro,

nascimento do menino Jesus

uma força a nós “Ele ensinou”

verdadeira mensagem que nos conduz,

aparece os ensinamento de Cristo,

na igualdade dos irmãos com isto

suas parábolas escritas com amor.

Na vivência do menino salvador

Qual fala a Sagrada Escritura

Em direção toda criatura

Nos corações do oprimido povo

O sentimento maior de AMOR!

 

As palavras são ditas

Em pergaminhos na voz

De um pastor

Um irmão carente

pesque  um irmão indigente

trate-o com muito amor

pensamentos do menino salvador

pois todos somos os mesmos

para Cristo com nossa gente.

 

Neste Natal de luz

Cabe a você meu irmão

Despertar a vida

Que lhe conduz

Seja fiel o ano inteiro

A um irmão companheiro

Não importa sua lida.

Salve alguém na vida

Veja no seu irmão

Verdadeiro Cristo Jesus.

 

E, se a vida

Algo lhe pregrar

Deixe o Cristo lhe levar

Tocando em seu coração

O sentimento de seu irmão,

Esperança vem à tona

Sua vida em maratona,

O Cristo irá lhe salvar.

 

____________________   

Wilamy Carneiro é professor, poeta, escritor.  Bacharel em Dieito pela flf – Faculdade Luciano Feijão. Membro da ALMECE- Academia de Letras do Municípios do Estado do Ceará. Patrono da cadeira n º 97, representante da cidade de Forquilha no Ceará. Graduado em Ciências ( Matemática).. Pós – graduado em Construção Civil (Edificações) e especialista em Meio Ambiente pela Universiddade Estadual Vale do Acaraú.  Autor dos Livros “ Os estados Unidos de Sobral, lançado em 2018 na Casa da Cultura de Sobral. Lançou o Livro Einstens e Sobral – A cidade luz no centenário da Relatividade  no dia 29 de maio de 2019 no Clube os Autores.