Um Ex-Gay Familiar*

(*Padre Joacir d'Abadia, Filósofo, Especialista em Ensino Universitário e autor de vários livros)

Desafortunadamente pode insurgir do seio familiar um pai que é amoroso com seus filhos e esposa, amante inquebrantável do seu emprego, respectivamente responsável pelo desenvolvimento econômico de sua casa, não mede esforços para que a vida espiritual do seu lar não se pereça. Ou seja, tem todas as qualidades que as mulheres casadas almejam em seus maridos, no entanto, este homem é "gay". Como conseguir conviver com ele?

De início se observa que na sua casa não falta nada, ao passo que tem: esposa, emprego, dinheiro e vivência espiritual. Realmente olhando "de início" não carece de nada, todavia, nos pormenores se deixa transparecer uma família carcomida pela ideia liberal do hedonismo, viver o prazer por ele mesmo.

Um prazer que atende ou pode atender como desajuste familiar. Faz com que tudo em seu alhure esteja de acordo com o clamor enviesado da sociedade, excluindo qualquer suspeita.

Entretanto, mesmo que estes passos em falsos não deixem marcas na sociedade, eles cravam marcas profundas nas mulheres que tem que, diuturnamente, conviver com esta chaga em seu Matrimônio. A dor de uma traição veladamente exposta apenas na consciência da mulher que é deixada ao silêncio de seu interior dói tanto quanto a traição social.

Porque naquele caso a mulher vai sendo rejeitada nos atos conjugais, pois na medida em que seu esposo já se "alimentou" fora de casa, ele pode até, com muito custo ou por obrigação, querer "alimentar" em casa, porém seu apetite vai estar diminuído porque "o adultério e as relações  extraconjugais esvaziam o relacionamento conjugal.  Fere a confiança. Ofende a dignidade da pessoa e do Sacramento", como diz um sacerdote.

O que se deve fazer para conseguir conviver com isso? Inicialmente, eu diria que a pergunta foi formulada equivocadamente. Quando se quer buscar saídas para "conseguir conviver" se quer legitimar o que é ilegítimo. Deste modo, a pergunta poderia ser: o que se deve fazer para conseguir reverter isso?

Aqui vamos ter duas proposições: "conviver" e "reverter". Uma pessoa consegue "conviver" muitos anos com uma doença sem saber que a tem, mas ao descobri-la rapidamente vai tomar consciência de que gozar de uma boa saúde é a melhor maneira para viver bem,  assim suscitará dentro de si o desejo de querer "reverter" o quadro de sua saúde.

Por outro lado, em síntese, na vida deste homem tem que haver uma tomada de consciência e ele entender que muito mais do que querer seguir sua vida matrimonial falsa "convivendo" com seu distúrbio deve "revertê-lo" assumindo, sem medo de seguir "modismos", ser o que é em essência desde sua concepção: HOMEM.