ALGUNSENFOQUES DE ATUAÇÃO do EVANGELISMO DE RESULTADO

Alguns tópicos interessantes quando nos propomos a fazer EVANGELISMO e desconsideramos outros que são pertinentes, comoORAÇÃO, Meditação na Palavra, COMPANHEIRISMO, Orientação, Cobertura Espiritual e Empenho e saber que JESUS FALOU ASSIM: João 15.5: " SEM MIM NADA PODEIS FAZER".

1.- QUAL MINHA MISSÃO?

R.: Mateus 22.9 a 10 - Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes.E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados.

2.- POR QUE A FAÇO?

R.: 2ª Timóteo 2.7 a 9Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,

3.- ESTOU CAPACITADO A SER INTERPELADO?

R.: Lucas 8.16Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.

4.- OBSERVAR O MEIO SÓCIAL

R.:1 Timóteo 6:17Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;

Tiago 2:5Ou vi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, paraserem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?

5-CONSIDERAR O MEIO ECONÔMICO

R.: Romanos 3.22Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

6.- MEIO DE ENVOLVIMENTO

R.: 2 Coríntios 6:7na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas

7.- VERIFICAÇÃO DO MEIO PARA A ABORDAGEM

R.: Efésios 4. 17 a 19 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

8.- COMO O EMISSÁRIO SE PORTAR NO MEIO

R.:Colossenses 3.17Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.       

9.- CONSIDERAR QUEM SOU

R.: 1 Pedro 1:3Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

10.- CONSIDERAR QUEM FUI

R.: Efésios 5:8Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

11.- A PRIORIDADE NÃO PODE SER A IGREJA

R.: Lucas 16:16A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.

12.- CONSIDERAR PRIORIDADE O REINO

R.: João 3:3A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

13.- CONSIDERAR QUE A IGREJA É O MEIO

R.: Atos 11.25 a 26: E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo;tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

14.- A RECEPÇÃO DA IGREJA AO CONVIDADO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO

R.: Filipenses 2:29Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse.

15.- PRECISA-SE TER EM MENTE QUE AQUI , O CONVIDADO É A IMPORTÂNCIA MAIOR, NO PROCESSO DE NOVAS VIDAS AO REINO

R.: Lucas 18:16Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.

16.- SE NECESSÁRIO O CONVIDADO FARÁ USO DO ASSENTO.

R.: 2ª Tessalonissenses 1.3 à 5Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando,a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus.

17.- O VOLUME DE SOM PRECISA SER REPENSADO, CONSIDERNADO SEMPRE O CONVIDADO PRESENTE.

R.: Gálatas 4.18 à 20É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco,meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;pudera eu estar presente, agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a vosso respeito.

18.- A PREGAÇÃO DEVA SERVOLTADA AO CONVITE DA REGENERAÇÃO

R.: Oséias 14.1Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniqüidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.

19.- SABER QUE O ENFOQUE DA PREGAÇÃO É O CONVIDADO E NÃO A IGREJA.

R.: 1 Ts 4:13Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.

20.- OS OBREIROS FAZEM PARTE TAMBÉM DO PROCESSO, OBJETIVANDO INTERAGIR COM O EVANGELISMO DE RESULTADO (descer do púlpito e ir dar um abraço no convidado)

R.: Tito 3.4Mas quando apareceu a bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens,não por obras de justiça que nós fizemos, mas segundo a sua misericórdia nos salvou, pelo lavatório da regeneração e renovação do Espírito Santo,que ele derramou sobre nós abundantemente por Jesus Cristo nosso Salvador,a fim de que, justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

21.- O ENVIA-ME A MIM, TAMBÉM ESTÁ NO EIS-ME AQUI, DEMONSTRANDO QUE O EVANGELHO CAUSA ALEGRIAEM DIZER : UTILIZA-MEA MIM......

R.: Isaías 53.1Quem creu a nossa mensagem? e a quem foi revelado o braço de Jeová?

22.- SABER QUEMUITOS ESPERAMADENTRAR NUMA IGREJA E ENCONTRAR UM POVO FELIZ e não UM POVO QUE LEVA UM FARDO...

R.: Salmos 45.13 :Toda esplêndida está a filha do rei lá dentro do palácio; A sua vestidura é recamada de ouro.Em vestidos bordados é ela conduzida ao rei; As virgens, suas companheiras que a seguem. Serão trazidas à tua presença.Serão conduzidas com alegria e regozijo; Entrarão no palácio do rei. Em lugar de teus pais serão teus filhos, A quem farás príncipes por toda a terra.

23.- A ALEGRIA DA SALVAÇÃOESTÁ ALÉM DE CANTAR...PREGAR OU SE FAZER PRESENTE, ESTÁ NA EXPONTANIEDADE DE SE MOSTRAR FELIZ.

R.: Salmos 100.2 à 5:Servi a Jeová com alegria, Entrai diante dele com cântico.Sabei que Jeová é Deus: Foi ele quem nos fez e dele somos; Somos o seu povo e rebanho do seu pasto.Entrai pelas suas portas com ação de graças, E nos seus átrios com hinos de louvor. Dai-lhe graças e bendizei o seu nome. Pois Jeová é bom; a sua benignidade dura para sempre, E a sua fidelidade de geração em geração.

24.- INDEPENDENTE DE APELO,PEGAR O ENDEREÇO DO CONVIDADO OU DAQUELE QUE FAZ A VISITA, OBJETIVANDO FAZER UMA "CORDIALIDADE" EM VISITA FUTURA.

R.: Romanos 10.14 à 16: Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação?

25.- NÃO DIZER AO ERRADO QUE ELE ESTÁ ERRADO, SEM CONHECÊ-LO.... ISTO NÃO É OBRA NOSSA.

R.: Marcos 10.26 a 27Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo?Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.

26- APONTAR O CAMINHO SEM JAMAIS QUERER COLOCÁ-LO NO CAMINHOA "MINHA MANEIRA".

R.: João 14.4 à 6:Sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saberemos o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

27.-CONVERSÃO – ACOMPANHAMENTO – DISCIPULADO – BATISMO – E CONSOLIDAÇÃO, são coisas para POUCOS que entendem do que seja evangelismo de RESULTADO.

R.: 1ª Coríntios 1.21 à 24 :Porquanto uma vez que na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não o conheceu, aprouve a Deus, pela estultícia da pregação, salvar os que crêem. Visto que tanto os judeus pedem milagres como os gregos buscam sabedoria,nós pregamos a Cristo crucificado, que é para os judeus, na verdade, uma pedra de tropeço, e para os gentios uma estultícia;mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

28.- MOSTRAR QUE CRISTO ABRAÇA O PERDIDO ATRAVÉZ DOS SEUS FILHOSE A IGREJA É O MEIO QUE CONDUZ.....sua PREGAÇÃO E SUA AÇÃO NA MISSÃO e forma de MOSTRAR AO REINO QUE O QUE ESPALHAMOS OUTROS SE ESPELHAM EM NÓS.

R.: 2ª Pedro 3.9 e 10Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns entendem; mas ele é longânimo para convosco, não querendo que alguns pereçam, mas que todos venham ao arrependimento.Mas virá como ladrão o dia do Senhor, em que os céus passarão com grande estrondo, os elementos com o calor se dissolverão, e a terra e as obras que nela há, serão descobertas.

29.- EVANGELIZAR É PRECISO e é ORDENANÇA , CONGREGAR É O RESULTADO.

R.: 2ª Pedro 2.20 e 21Portanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar nelas de novo e são vencidos, torna-se o seu último estado pior do que o primeiro. Pois melhor lhes fora não ter conhecido o caminho da justiça, do que depois de o conhecer, desviar-se do santo mandamento que lhes fora dado.

30.- ABRIR MÃO DE ALGUNS DOGMAS QUE TENHAMOS COMO CULTURA, OBJETIVANDOA ALTERAÇÃO DE PRECEITOS ANTIGOS QUE EM MUITOS CASOS AFASTA AQUELE QUE É NOSSO ENFOQUE MAIOR: O NOSSO OUVINTE que passa a ser o CONVIDADO DA IGREJA e não mais o NOSSO CONVIDADO, dado que é a igreja e o seu corpo que passa a ser JULGADA por aquele que adentra ao seu ressinto.

R.: 3ª João1.2 à 6 Amado, peço a Deus que prosperes em tudo e tenhas saúde, assim como tua alma prospera. Pois folgo muito, quando os irmãos vêm dar testemunho da tua verdade, como tu andas em verdade.Não tenho maior alegria do que saber que meus filhos andam na verdade. Amado, tu procedes fielmente em tudo o que fazes aos irmãos, e estes até estranhos, os quais dão testemunho do teu amor diante da igreja, aos quais farás bem se ajudares na sua viagem de um modo digno de Deus.

 Valdir Carvalho – Cascavel- PR, 06.9.2008