O rei de Marrocos, Mohammed VI dirigiu um discurso pela ocasião do 20° aniversário do trono, 31 de Julho de 2019,  no qual ele definiu o roteiro da nova geração de reformas, chamando para uma verdadeira revolução  do setor público.

Anotando que a convicção principal é clara, único processo  para a resolução do dossier do Saara que será apenas no âmbito da soberania marroquina, e da inteira iniciativa de autonomia.

Renovando ainda o compromisso  sincero da mão estendida para os irmãos da Argélia; com base nos laços fraternos de religião, de língua e de boa vizinhança, rumo ao processo de integração do Magrebe.

Com o mesmo apoio para as reformas solidárias sublinhadas no discurso do trono, as quais foram pronunciado  pela primeira vez  a partir da região de norte de Marrcos. Un forte mensagem para a nação marroquina e contra os separatistas,

O  povo de Marrocos esperou por esta  ocasião do vigésimo aniversário da ascensão ao trono, para que o rei  acrescentar um pacote de medidas e orientações, capazes de fortalecer a ação pública, concretizar  a nova geração das reformas, com eficiência e mérito que requerem os elites governamentais e administrativas, consolidados com os valores nacionais e profissionais.

 Tal discurso conclamou ao governo também começar a preparar uma nova geração de grandes planos  de rreformais setoriais, baseados em integração e harmonia, tendo em vista constituir o modelo de desenvolvimento na sua nova forma.

o Rei elevou muito o teto das expectativas legítimas, ressaltando que a renovação do modelo nacional de desenvolvimento não é um fim em si mesmo, mas sim objeto para entrar a nova etapa, baseada sobre a responsabilidade, e a "descolagem abrangente", que se pretende o Marrocos nas aspirações do País se juntar aos países desenvolvidos "

O rei revisou a nova fase na qual o país se abre, ressaltando os desafios e problemas internos e externos a enfrentar, sendo a primeira prova para a consolidação da confiança e dos ganhos, bem como fortalecer os laços dos cidadãos com Fé num futuro melhor, no desenvolvimento das infraestruturas, a aceleração econômica e a eficiência institucional para construir uma economia forte e competitiva com justiça social, a nível nacional e regional, através da produção da riqueza e da implementação de esperança e igualdade para todos. 

Isto é possível no quadro de um Magreb, onde não tem lugar para as desigualdades, as ações frustrantes, as rendas e desperdícios de tempo e energia.

 Em seu discurso do trono, o rei renovou o sincero compromisso de Marrocos para com os irmãos da Argélia, em cumprimento com os laços de irmandade, de religião, de língua e de boa vizinhança que sempre unem estes povos vizinhos.

Por fim o rei afirmou que Marrocos permanece firme em seu envolvimento sincero no processo político de resolver a questão do Saara, sob a égide das Nações Unidas, enfatizando que Marrocos "é claro em sua convicção de princípio,  o único caminho para um acordo dentro de sua inteira soberania "e no quadro de um plano de Autonomia,

Lahcen EL MOUTAQI