Convidamos a nossa presidenta Dilma para fazer uma viagem de ponta a ponta do Brasil para conhecer melhor o país que está  governando. A idéia é que esta viagem seja realizada com ônibus e pelas estradas, com direito a comer nos restaurantes  no  caminho. O objetivo é conhecer as cidades e povoados dos estados como Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Amazonas, e outros estados, e se familiarizar com a realidade da vida de 95% do povo. Para ver de fato: onde estes povos todos jogam seu esgoto e seu lixo, como é o estado dos colégios, escolas e hospitais, como os doentes são atendidos, quais são os meios de diversão e lazer dos jovens, como a alimentação é suprida, como são as estradas e o transporte da população e mil e outros aspectos da vida que necessariamente precisam de uma avaliação profunda.

O presidente de uma nação somente conhecerá o seu país quando sair do gabinete. Acompanhamos oito anos o Governo do Sr. Lula que viajou para todos os paises, e deu palestras em grandes congressos. Ele proferiu belos discursos que impressionaram os povos do mundo. Mas, infelizmente, ele não teve tempo para viajar pelas estradas do Brasil, e perdeu a oportunidade de conhecer o atraso do nosso Brasil especialmente no interior.  Ele deixou o governo com estados e cidades com a qualidade de vida muito pior do que ele recebeu.

A exemplo, da violência e tráfico de drogas que se expandiu das favelas de Rio de Janeiro para Recife, Salvador, São Paulo e outras cidades.  Até as delegacias são alvos de assalto e devastação dos bandidos. A falta de ordem e ética é generalizada. Por conseqüência, o país é dominado pela corrupção em todos os níveis e o poder judiciário colabora com tudo isso por falta de seriedade e punição. 

A questão da infra-estrutura como moradia, saneamento, tratamento de lixo, estradas, arborização, urbanização, agricultura familiar, lazer e diversão sadia, preservação do meio ambiente e as questões voltadas para valores familiares, ética, honestidade e educação, todas foram esquecidas e banalizadas.  Um povo que perde a sua educação e ética se torna pobre, vulnerável e sem rumo.  

O presidente de uma nação que fica governando o país a partir do gabinete, se torna apenas uma figura de articulação para interesses dos grandes empresários e partidos políticos. Nós assistimos as propagandas do governo diariamente que mostram um Brasil completamente longe da realidade que vivemos e também, ouvimos uma conversa pelo radio que é o canal de comunicação da nossa presidente com o povo, só que é uma conversa unilateral.  

Nas últimas décadas, as cidades e provados no interior tiveram uma curva decrescente em todos os sentidos. O plano diretor, planejamento urbano não existe mesmo e por isso: moradia, alimentação, colégios, escolas, hospitais, estradas e transportes urbanos pioraram e muito. As cidades do interior estão num verdadeiro abandono e as capitais não são nada melhores. E por isso vemos estas enchentes atacando centenas de cidades. A chuva que deveria ser uma fonte de riqueza e solução para a população, por falta de planejamento e infra-estrutura preventiva se tornou motivo de desgraça e destruição e quando não é chuva, a seca completa o retrocesso. De fato, há necessidade de uma conexão entre os problemas e as necessidades e vinculação e otimizações das medidas e soluções.

Reiteramos o nosso convite a nossa presidenta da república para uma viagem  de todas as cidades e povoados, de ônibus, que pode ser ônibus do planalto com a sua comitiva, junto com os ministros do interior e das cidades.

Somente depois de uma viagem destas o governo saberá o que está acontecendo no Brasil, e perceberá que as medidas atuais são muito superficiais e isoladas, que as verbas liberadas para as prefeituras pelos governos não são aproveitadas de forma correta e eficiente, que o povo não teve nenhuma melhora de vida com as majestosas obras, e que apenas as grandes empresas foram beneficiadas. (Exemplo: Transposição do Rio São Francisco).

Talvez depois  desta viagem o governo iniciará uma construção verdadeira do Brasil.

Felora Daliri Sherafat