Professor Me. Ciro José Toaldo

No Brasil parece que tudo pode ser transformado em piada! Somos a República das Bananas, obviamente com suas próprias características! Seguimos a nossa trajetória, em todas as suas instancias, mas, especificamente no quesito sobre o contexto politico, somos uma piada para o restante do mundo! Após o encerramento dos registros das candidaturas para a eleição de outubro e seus respectivos lançamentos para a campanha ganhar as ruas, a vergonha se escancara e a insensatez atinge o seu auge.

A questão encontra-se relacionada à candidatura do cargo de Presidente da República do país, onde um dos candidatos encontra-se preso em Curitiba (PR), mas aparece em todos os cenários ligados com a eleição deste ano. Os meios mediáticos não questionam, pior ainda, falam o nome do condenado, apresentando-o nas pesquisas, como se nada estive acontecendo com ele.

O mundo deve rir mesmo de nós, somente no Brasil, um condenado e preso pode ser citado como candidato, mesmo que a justiça determine que os condenados por não serem fichas limpas, não possam ser candidatos. Que justiça é essa!

Realmente é vergonhoso perceber tais ações que acontecem no Brasil, onde uma justiça altamente tendenciosa dá margens para pessoas corruptas e inescrupulosas que estiveram no poder, dele usufruíram em benefício próprio, mesmo sendo condenadas podem ser lançadas candidatas! O que é pior: ver estampado a candidatura do condenado, ou ver cidadãos acostumados com as benesses do governo que foca em um curral eleitoral?

As futuras gerações debocharão ao saber que um condenado tornou-se candidato ao maior cargo político de sua nação! Entenderão que justiça foi omissa, pois condenou e terno elegível  o seu condenado!

Realmente, caros eleitores, o caminho do judiciário é melancólico, pois privilegia uns em detrimento de milhões. E, desta forma, como acabar com a corrupção? Como eliminar os políticos que não desejam sair deste submundo? Até quando estas atrocidades irão continuar fazendo parte de nossa história? O cidadão de bem continua sendo o bode expiatório desta nação!

Um condenado para presidente! Pouca vergonha! Mesmo que o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral venham impugnar esta candidatura, ficará o registro nos anais da história tamanha aberração. Nosso país não merece continuar passando por tantos constrangimentos e com estas disparidades perante a lei e a justiça.

Basta de demagogia, de querer entregar o ‘peixe pronto’ e de gastar fortunas em campanhas eleitorais milionárias, muitas vezes focadas na busca de um ‘salvador da pátria’ ou no velho jargão varguista: “pai dos pobres”. Desde a velha república convivemos com a manutenção dos ‘currais eleitorais’, onde a miséria continua mantendo seus grupos no poder; aliás, nos últimos tempos ampliaram-se as formas para manter estes currais!

Espera-se algo de nossas instancias superiores! Ao menos para começarmos a vislumbrar algo diferente, onde um condenado, jamais volte a ser um candidato para qualquer coisa, muito menos para o maior cargo político da republica brasileira.

Deus nos abençoe e até o próximo artigo!