ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE: UM CAMINHO DE EMOÇÕES

Resumo: O presente artigo discorre sobre o “espaço” que atendimento educacional especializado ocupa dentro da educação na contemporaneidade e a importância deste atendimento no contexto escolar, assim como o seu reconhecimento pelos professores atuantes neste cenário. Este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa de opinião de múltipla escolha com trinta e sete professores de uma escola regular de ensino fundamental no munícipio de São Marcos, onde existem oito alunos inclusos portadores de múltiplos tipos de deficiência, os mesmos são atendidos na sala de recursos multifuncionais pelo profissional do AEE em turno contrário. Diante do estudo realizado constatou-se que a grande maioria dos professores considera de grande importância o Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro da escola, também se percebe que o trabalho do educador especial precisa ultrapassar a sala de recursos multifuncionais e se fazer presente na educação do aluno portador de deficiência contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, intelectual e social.

Palavras-chave: Atendimento educacional especializado. Emoções. Desafios. Possibilidades.

1.INTRODUÇÃO

O presente artigo é uma obra que nos leva a refletir desde quando a inclusão está presente não só nas leis, mas também como algo positivo nas escolas, na figura do aluno  e do educador especial.

Este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa de opinião de múltipla escolha com trinta e sete professores de uma escola regular de ensino fundamental no munícipio de São Marcos, onde existem oito alunos inclusos portadores de múltiplos tipos de deficiência, esta escola conta com dois profissionais de AEE que atende os estudantes na sala de recursos multifuncionais no turno contrário de aula.

A partir disso busco discorrer sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado na contemporaneidade, os desafios que o profissional que atua neste espaço encontra, as indagações sobre a aceitação pela comunidade escolar e o sucesso do AEE no espaço escolar, trazendo autores/ pensadores da educação como Freire, Cavalcante e Ferreira, Hadaad e Alves. Neste cenário traçamos a insegurança, os desafios e as possibilidades da educação especial.