UM BREVE HISTÓRICO DO PT - PARTIDO DOS TRABALHADORES

O PT - Partido dos Trabalhadores em muitos municípios brasileiros vem construindo uma grande trajetória ao longo de sua história, chegando a eleger seus próprios parlamentares e apresentar de forma independente nomes para disputar o executivo em todos os níveis com o apoio e dedicação da militância filiada.

Com a ascensão do partido e a conquista da Presidência do Brasil, ficou mais do que provado que o poder poderia voltar às mãos de representações populares em todas as instâncias da República.

O Brasil refez a sua história com um trabalhador na Presidência da República e descobriu que “a classe dominante nunca será capaz de resolver a crise... ela é a crise!” ROB RIEMEN (2012).

A conjuntura nacional tomou novos rumos com a solução de problemas históricos de natureza econômica e social, apesar das grandes dificuldades para superar alguns vícios enraizados na cultura política do País.

A possibilidade de uma mudança radical no modelo político nacional mobilizou a elite política e econômica para a tomada de novas atitudes.

Aos poucos alguns nomes importantes de outros partidos de esquerda e de direita se infiltraram no partido com a missão de afastar as lideranças históricas que construíram a sigla pelo País.

A antiga militância formada por lideranças comunitárias e trabalhadoras se mostrou competente, pois muitos deles foram candidatos com expressiva votação e grandes chances para o futuro político do Brasil.

Forças ocultas atuaram de tal forma que estas lideranças foram pressionadas e aos poucos abandonaram o partido em algumas regiões do Brasil, passando o controle para grupos comprometidos politicamente e ideologicamente com a elite política local.

Os novos militantes tinham urgência em controlar o partido e fazer acordos e conchavos capazes de obter repercussão municipal, estadual e nacional, trocando apoio político por cargos importantes e empregos públicos generosos, no que foram prontamente atendidos.

Muitas dessas novas lideranças alcançaram seus objetivos pessoais plenamente e já reservam toda essa experiência para no futuro da mesma forma tomar qualquer outra agremiação partidária emergente que esteja comprometida com as causas populares, como “vampiros políticos” que se alimentam da vitalidade de um partido.

Alguns elementos que compõem esta nova militância não são PT, apenas estão no PT e muito menos tem compromisso com as causas populares, pois usam o partido apenas como instrumento de barganha política com interesses pessoais.

Nem tudo está perdido, pois uma luz brilha no fim do túnel, tornando imperativo que o partido tome atitudes urgentes como a realização de eventos que priorizem a formação ideológica da sua militância em todos os níveis.

É possível transformar a consciência política da nova militância, investindo em formação teórica, através de cursos, seminários e congressos, bem como em formação prática através de ações sociais, sindicais e parlamentares voltadas para o interesse da grande massa.

 

Stenio Neves Gameleira

Fundador do PT de Sobral