UM BREVE HISTÓRICO DO PROJETO SOCIAL POLÍCIA MIRIM INDÍGENA – 2018

O projeto é uma iniciativa própria das lideranças comunitárias em parceria com a Secretaria da Educação, juntamente com Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e principalmente o Deputado CB Maciel que abraçou esta causa, pela necessidade de atender crianças e jovens da faixa etária de 10 a 14 anos de idade, nos contra-turno de segunda a sexta-feira. Nesse curso foram atendidos 135 alunos, do 4º ao 9º do Ensino Fundamental, com situações de vulnerabilidade social da aldeia de Umariaçu, localizado na margem esquerda do Rio Solimões a 3 Km da sede do Município de Tabatinga – AM.

O curso teve inicio no dia 20 de julho a 22 de dezembro de 2018 e, é coordenado pelo professor Especialista em Psicopedagogia e Gestão Curricular: João Juvito Campos (Coordenado pedagógico) e pelo instrutor: José da Silva Cordeiro ( Policial Militar ). Ficaram dentro de seis meses executando trabalhos na parte de orientação essenciais sobre os assuntos relevantes para a construção de conhecimentos, principalmente nas aulas de reforços interdisciplinar e com temas transversais. Sendo que foram trabalhadas atividades diversificadas, como palestra, instrução militar, noções básicas de primeiros socorros, educação física, técnica de entrevista, etc. São 128 alunos concluíram e 07 desistentes, com carga horária de 287 horas.

Sequentemente, foram descritos resultados possíveis do curso:

- Pontos Positivos:

- Aproveitamento de 93% do curso por parte dos alunos;

- Aprovação de 100% nos seus estudos na escola;

- Uniforme gratuito.

-Pontos Negativos:

- Falta de recursos próprios para atender as necessidades dos alunos e do curso para compra de materiais de consumo e das atividades físicas durante a execução do projeto;

- Falta de estrutura própria para execução das atividades;

Portanto, o trabalho foi desenvolvido dentro de 6 meses com profissionais da educação com experiência multidisciplinar e da instrução militar, dando orientações essenciais para a construção dos saberes e, ainda a ser trabalhadas aulas de reforços semanalmente, assim tornando-se cidadãos competentes preparados para o desenvolvimento da sociedade indígena de modo geral.