Um bom futuro está logo ali. Participem!

Por Ingrid Silva | 14/08/2014 | Política

Está se aproximando o dia ver os novos rumos do Brasil, por meio da escolha dos  governantes. Isso porque, no Brasil, vigora um regime político representativo. Foi posto um desafio aos cidadãos brasileiros de escolherem, de forma inteligente, seus novos representantes. Porém, muitas vezes, essa tarefa é deixada de lado porque muitos afirmam, erroneamente, que a política não lhes interessa. Diante disso, o risco de que o país seja entregue nas mãos de homens e mulheres descompromissados com o bem estar da população é enorme.

A falta de interesse na esfera publica é um dos temas abordados por Alexis Tocqueville (um pensador político francês que escreveu um  clássico sobre política "A democracia na América) . Para ele os indivíduos, por estarem tão preocupados com suas questões particulares deixavam de lado a vida pública, e assim, toda a sociedade perdia. Isso porque se não houver a cidadania vigorando os bens   públicos (como saúde, educação, entre outros, de qualidade) se tornam precários, ou até mesmo, deixam de existir.

É importante ressaltar que esse panorama foi obeservado por Tocqueville há mais de um século e hoje não é diferente. Muitos cidadãos não sabem o significado de cidadania, tão pouco a exercem. Às vezes só vão às urnas, por uma questão de lei. 

É triste ver que isso de fato acontece nos dias atuais, pois a vida gira em torna da política. O preço do arroz, do feijão, saúde e educação pública de qualidade só existem quando há pessoas dispostas a lutarem por isso, por meio de sua cidadania.

Nas eleições deste ano, além do voto, é importante ver que a participação de todos - conhecendo os candidatos, ouvindo o que estes têm a dizer, e assim, escolher, de forma sensata aquilo o que for melhor para o país. O Brasil tem jeito, mas está nas mãos de cada brasileiro o futuro deste. Participem.