UFA!

        Não é apenas de ar que precisamos para respirar. Além do ar, uma nação necessita respirar perspectivas, esperança e alternativas, para que sonhos não sejam transformados em pesadelos, e a esperança não seja desbotada pela astúcia de seus governantes.

       Mais uma vez o retrocesso chega, sufocando os pais pela falta de argumentos para incentivarem os filhos a estudar, forçando-os a concordar com um conceito ultrapassado, mas ameaçando voltar, que filho de pobre não deve estudar, pois para ele, a sociedade não reserva lugar. Que para sobreviver, é necessário logo cedo começar a trabalhar. Que matar a fome é mais urgente que o tempo para se qualificar. E com isto o ciclo dos desfavorecidos vai se renovando e aumentando, até gerar a moléstia do conformismo e a incapacidade de se reconhecer como gente, que unida, tem o poder de transformar.

       Uma nação liderada por maus governantes, caminha para uma condição onde os pais perdem o rumo da orientação, e a juventude, por não ter quem dê o primeiro grito, perde o estímulo de buscar e a capacidade de cobrar e protestar.

       Uma nação precisa de ares novos, tanto para respirar como para fazer ouvir seus ecos de liberdade.

       O que uma nação não precisa, é de governantes que bloqueiam crescimento, que sufocam oportunidades, que borram sonhos, ofuscam a esperança, amordaçam gritos de protestos, tentam burlar a Constituição e tentam confundir desordem com democracia.

       Uma sociedade que tem seus sonhos caídos, gera um povo vulnerável a artimanhas e disposto a quebrar preceitos morais e a ignorar a honradez.