Vai sair de férias, curtir o feriado prolongado, viajar com a família ou com os amigos? Que tal um roteiro diferente? Tão bom quanto trilhas ao ar livre e o contato com a natureza, passear pelas capitais e grandes cidades pode ser uma experiência maravilhosa. Desvendar os recantos escondidos entre as construções pode ser uma verdadeira caça a tesouro.

Enquanto muitas pessoas esperam ansiosas pelo dia de abandonar o concreto e o asfalto para se deliciar com o ar puro e a exuberante natureza selvagem de florestas, serras e litoral, alguns ousados exploradores invertem esse rumo e se dedicam ao puro turismo urbano.

Garimpeiros da selva de pedra, esses entusiastas de arquitetura e descobridores de retiros que escapam aos olhos da maioria dos habitantes das grandes zonas urbanas, sabem desfrutar prazeres únicos em meio à densa civilização. Ávidos por ruelas ocultas, pedacinhos da história e diversões que só são conhecidas pelos moradores locais, eles se embrenham por entre cada conjunto de prédios e são recompensados com as mais inusitadas formas de divertimento.

Quando tiver aquela folga e planejar a próxima viagem, experimente vasculhar os arredores, as cidades históricas ou mesmo os circuitos culturais das metrópoles. O circuito turístico cultural de São Paulo, por exemplo, é um verdadeiro achado. As grandes cidades estão repletas de diversão para todos os gostos. São parque, santuários, museus, casas de cultura, galerias e espaços de arte, teatros, jardins botânicos, monumentos e lugares pitorescos.

A curiosidade pela prática do turismo nas cidades já ganha espaço entre as agencias de viagem, que incluem esses circuitos, por vezes divididos entre culturais, gastronômicos e históricos em muitos de seus pacotes alternativos.

Dê uma chance ao que se esconde entre os arranha-céus e se deixe surpreender com a beleza oculta nesses santuários. Há muito mais lazer, diversão e cultura na cidade grande do que você poderia imaginar. Permita-se conhecer essas preciosidades e divirta-se!