Serra Negra é uma das cidades mais visitadas do Estado de São Paulo. Com tantas opções de lazer encontradas na região, o turismo rural não poderia faltar. São diversas propriedades rurais abertas à visitação, que garantem passeios típicos da vida no campo, como aqueles para conhecer o processo de fabricação de alguns produtos e cultivo de outros. O Roteiro de Turismo apresenta as principais infprmações sobre turismo rural em Serra Negra.

Começando por uma das bebidas mais tradicionais do Brasil, e relacionada a uma das principais atividades agrícolas em Serra Negra, o Vale do Ouro Verde – Museu do Café, disponibiliza um espaço para visitas monitoradas, onde é possível acompanhar todo o processo de produção artesanal do café, além de conhecer o museu com todas as curiosidades do grão, entre histórias, presença de equipamentos e ferramentas da época.

Mais produções, só que desta vez se tratando de vinhos. O Sítio Bom Retiro Produção de Vinhos e Destilados reúne variados tipos da bebida, entre vinhos de uva e laranja, além dos destilados, grappa, rum, conhaque, e produções de melado, rapadura, açúcar mascavo e mel. O sítio ainda trabalha com o cultivo de frutas e a exportação de mangas.

A Família Silotto – Sítio São Pedro, é outro local que fabrica bebidas artesanais. Com tradição italiana, os vinhos são elaborados com uvas cultivadas na propriedade, que possui ambiente preservado após muitos anos de existência. A degustação de um bom vinho é garantida no Sítio São Pedro, e o local conta inclusive com playground e animais de fazenda.

Mas se tratando de sabor, não podia faltar o Sítio Chapadão Produção de Queijos, que como o próprio nome diz, produz os melhores e mais variados queijos da região, como o frescal, ricota de leite e temperada, queijo meia cura e coalhada. Levando o nome “Queijos da Fazenda”, garante todo o sabor para os moradores locais e um ótimo passeio aos visitantes, que começam observando a ordenha no curral e terminam com a tão esperada degustação.

            Por fim, a indicação é para as cavalgadas, uma atividade bem característica para o turismo rural. Além das opções durante o pôr do sol e ecológicas, as principais são aos sábados à noite, quando a lua está cheia. O objetivo é subir as montanhas de Serra Negra a cavalo e curtir um pouco mais da lua iluminando a paisagem privilegiada, a uma altitude de 1.300 metros. Para maiores informações sobre pousadas em Serra Negra acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/serra-negra/