TUDO SOBRE AS PROMESSAS DE DEUS (parte 9)

Nesta nossa penúltima aula sobre o tema em questão, eu quero falar ainda mais a respeito daquelas promessas essenciais. Porque quando nós estamos envolvidos numa grande e embaraçosa questão, o Senhor a torna numa questiúncula, isto é, a torna bem pequeníssima, diminuta. Então, para o teu aprazimento, receba mais algumas Promessas do Senhor para a sua vida.

A primeira e grande promessa que nós vemos se cumprindo cabalmente na Bíblia foi, sem dúvida, a libertação do povo israelita do cativeiro do Egito: “VEM, AGORA, E EU TE ENVIAREI A FARAÓ, PARA QUE TIRES O MEU POVO, OS FILHOS DE ISRAEL, DO EGITO” (Êxodo 3:10). O inconcebível estava começando a acontecer, ou seja, alguém estranho até então as perspectivas da nação de Israel estava sendo preparado para realizar aquilo que parecia ser impossível: “ENTÃO, DISSE MOISÉS A DEUS: QUEM SOU EU PARA IR A FARAÓ E TIRAR DO EGITO OS FILHOS DE ISRAEL?” (vers. 11).

Antes de Moisés receber esta comissão de Deus, ele o havia questionado quando ao imenso sofrimento que o povo israelita esta amargurando nas terras do Egito: “DISSE AINDA O SENHOR: CERTAMENTE, VI A AFLIÇÃO DO MEU POVO, QUE ESTÁ NO EGITO, E OUVI O SEU CLAMOR POR CAUSA DOS SEUS EXATORES. CONHEÇO-LHE O SOFRIMENTO; POR ISSO, DESCI A FIM DE LIVRÁ-LO DA MÃO DOS EGÍPCIOS...” (Vers. 7, 8). Veja que coisa super interessante: POR ISSO, DESCI. Ou seja, Deus saiu do seu trono celestial e veio até a terra para cumprir o seu imenso propósito de libertação.

Quantas e quantas vezes no auge do nosso sofrimento nós não pensamos como fez Moisés, a saber, que Deus não está se importando com o grau do nosso padecimento: “POIS O CLAMOR DOS FILHOS DE ISRAEL CHEGOU ATÉ MIM, E TAMBÉM VEJO A OPRESSÃO COM QUE OS EGÍPCIOS OS ESTÃO OPRIMINDO” (vers. 9). Então, reflitamos nesta palavra: Será que o nosso clamor não está sendo ouvido pelo Senhor? O tempo por Ele determinado irá responder esta questão.

Talvez o que esteja faltando no teu caso é isto aqui: “EU SEI, PORÉM, QUE O REI DO EGITO NÃO VOS DEIXARÁ IR SE NÃO FOR OBRIGADO POR MÃO FORTE. PORTANTO, ESTENDEREI A MÃO E FERIREI O EGITO COM TODOS OS MEUS PRODÍGIOS QUE FAREI NO MEIO DELE; DEPOIS, VOS DEIXARÁ IR” (vers. 19, 20). Deus conhece toda resistência do inimigo em não querer soltar o teu problema, e amenizar o teu sofrimento. No entanto, ser for preciso o Senhor empregará a sua mão forte em teu favor, e depois Ele te dirá: “EU TE DEIXAREI IR”. A saber, na direção da vitória por você tão almejada. Diga então comigo “eu creio, eu vou esperar e tomarei posse dessa promessa. Amanhã, nós concluiremos esta série de estudos. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

. Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)