Tubos industriais
Por Brenno Aguiar | 28/09/2012 | TecnologiaAs tubulações industriais, ou tubos industriais, são aqueles utilizados em indústrias tais como químicas, refinarias, setor alimentício, petroquímicas, farmacêuticas, etc. que por norma transportam fluidos de um lado para o outro. O conjunto de tubos distribuem os gases, vapores, óleos, lubrificantes ou outros líquidos e estão divididos em dois tipos diferentes – os tubos internos e os tubos externos nas instalações industriais.
Os internos são responsáveis por diferentes tipos de processos de trabalho e os externos fazem o transporte e a distribuição.
Os tubos industriais se dividem em vários tipos sendo:
Tubos metálicos – ferrosos e não ferrosos. Os ferrosos são o aço carbono; aço-liga; inoxidável; fundido; forjado; ligado e modular. E os não ferrosos são os tubos de cobre; latões; níquel; alumínio; metal; chumbo; titânio e zircônio (este tipo de tubos são menos utilizados devido ao seu custo).
Tubos plásticos – PVC; polietileno; acrílicos; epoxi; poliéster etc.
Existem ainda diversos tipos de revestimentos internos, particularmente utilizados em tubos de aço, que protegem os mesmos contra a corrosão, abrasão e erosão bem como fornecem isolamento térmico e acústico, tais como o zinco, borrachas, concreto, vidro, etc.
Os tubos estão ainda divididos em dois grupos, os tubos com costura e sem costura. Os tubos sem costura são fabricados utilizando o processo de laminação, extrusão e fundição, e os tubos com costura são fabricados utilizando o processo de solda.
Alguns fatores devem ser tidos em conta na hora da fabricação dos tubos, tais como:
Fluído conduzido – se refere a aspetos relativos à corrosão, contaminação, toxidez, impurezas etc.
Condições externas – se refere à exposição à temperatura e tipo de pressão.
Resistência – relativo ao tipo de sobrecarga, dilatação térmica, condições atmosféricas e outras.
Disponibilidade das matérias – como o nome indica, se refere à disponibilidade existente no mercado dos metais, sua limitação.
Custo – custo direto e indireto como o tempo de vida, reposição e paragem do sistema.
Agora que já ficou a saber um pouco mais do que são tubulações industriais e tudo o que se refere aos tipos de materiais utilizados, fabrico e aplicações, já poderá analisar melhor as suas necessidades industriais. Para obter mais informações, preços e condições de venda, consulte vários profissionais da área existentes no mercado e solicite o seu orçamento de tubos para assim poder comparar os vários preços aplicados nos diferentes tipos de matérias existentes. Lembre-se que alguns metais são mais dispendiosos que outros mas podem ser substituídos por outras matérias como o PVC por exemplo. Analise com detalhe e boas compras.