Introdução

A fibra capilar é responsável pela maior parte da variação no fenótipo da população humana. Embora comumente descartados como importância superficial, tem grande importância na medida forense, pois permite caracterizar indivíduos e se chegar até o agente que cometeu o fato típico descrito na norma penal.

Os seres humanos e todos os animais com pêlos perdem os pêlos que são permanentemente substituídos por outros do mesmo tipo. Isso significa que, em quase todos os atos criminosos permanecem no cenário ou nas vítimas, cabelos caídos, que, após análise, são muitas vezes capazes de determinar as pessoas envolvidas.

Quando um corpo entra em contato com o outro, pelo princípio da troca, pode ocorrer a transferência de pêlos de uma pessoa para outra que permanecem em roupas, tapetes, etc. As pessoas que entram em uma propriedade como ladrões, estupradores, assassinos, etc. podem deixar o pêlo em cena, que pode aderir à madeira, vidro ou outras superfícies. Este contato pode envolver pêlos de todos os tipos e origens: cabelo, pêlos pubianos, etc .

A importância do cabelo como parte de estudo forense reside na sua resistência à decomposição, mantendo suas características ao longo do tempo e mesmo depois da morte, por isso, é uma das poucas amostras biológicas que são conservadas ao longo do tempo, sendo susceptível de ser submetido ao estudo .

Exames microscópicos comparativos fornecem permitem uma associação entre indivíduos ou entre indivíduos e objetos. A comparação dos cabelos humanos deve ser usada para a identificação positiva de um indivíduo. No entanto a ausência de um resultado positivo na análise comparativa de pêlos humanos nunca deve ser usada para excluir uma associação entre pessoas e objetos, pois o resultado do exame é devidamente aplicado em conjunto com outras evidências associativas, podendo afetar significativamente o corpo de evidências que auxiliam no avanço do processo criminal.

1 HISTÓRIA


         No quarto século IV aC o filósofo Aristóteles sugeriu que o cabelo era uma forma de vapor impuro, exalado através dos poros do corpo, que endureciam em contato com o ar .

No século XI , San Alberto Magno , não conseguiu determinar uma função especial para o cabelo, foi atribuída uma função excretora , ele acreditava que a fibra do cabelo, do couro cabeludo, era catarro excretado pelo cérebro.

Já no início do século XVI, um estudo microscópico da fibra capilar de rato permitiu ver medulas; foi quando o cientista William Derham sugeriu que as fibras do cabelo são túbulos feitos para o corpo respirar.

Somente através de um estudo cuidadoso da pele, e dos folículos pilosos, feito por anatomistas do século XIX, é que definiu-se a estrutura de embriogénese e dos mecanismos de crescimento do folículo piloso.

Recentes avanços em genética e biologia molecular revolucionaram nossa compreensão do ciclo de crescimento do cabelo. Em particular os experimentos sobre o aumento do número de mutações espontâneas , os quais forneceram informações valiosas sobre o significado funcional dos genes selecionados no ciclo de morfogénese e folículo piloso.

A identificação de enfermidades humanas em animais ajudou a identificar os possíveis géneses causadores dessa mesma doença.

MORFOLIGIA

 

A morfogia folicular do pêlo é composta de três fases: indução, organogênese e citodiferenciação. O pêlo é uma estrutura exclusiva de mamíferos, e é considerado um anexo do tecido epitelial. Esta estrutura possui uma composição complexa, que inclui glândula sebácea, a saliência do bulge, eixo do cabelo (que se projeta externamente da epiderme), e a papila dermal. Assim como outros tecidos adultos o pêlo dispõe de células tronco residentes, presentes no bulge, que é um discreto microambiente, também  conhecido como saliência do folículo piloso.

 

 

 

2 DOS PÊLOS

Os seres humanos, assim como todos os animais com pêlos, perdem, diariamente, grande quantidade de pêlos e cabelos corporais, os quais são substituídos por novos pêlos e cabelos que nascem no mesmo folículo.

Por esta razão, é extremamente comum encontrar cabelos ou pêlos de seres humanos ou de outros animais em cenas de crime.

A tricologia (estudo dos pêlos) é uma ciência excelente para auxiliar na investigação criminal. A importância do pêlo no estudo forense reside na sua resistência à decomposição, vale dizer, os pêlos são demasiadamente resistentes ao processo de decomposição, de maneira que mantêm as suas características ao longo do tempo, mesmo após a morte. Por isso, os pêlos são uma das poucas amostras biológicas suscetíveis a estudo, quando transcorrido período de tempo. Logo, o pelo, como evidência, possui a vantagem de ser extremamente durável.

Há que se ressaltar, ainda, que os pêlos/cabelos são praticamente indestrutíveis, sofrendo alterações apenas quando queimados ou submetidos a ácidos severos. A sua resistência deve-se à característica atribuída à cutícula, a qual é formada por células achatadas ricas em enxofre que dão forma ao cabelo e que o protegem de choques físicos e agentes químicos potentes.

A utilização de técnicas, e procedimentos, que permitam uma correta diferenciação entre pêlos humanos e de pêlos de outros animais, bem como de fibras, pode ser um fator essencial para o esclarecimento de um crime.

Os pêlos podem ser utilizados para a identificação humana, bem como para diagnósticos de uso de entorpecentes ou verificação de envenenamentos.

Entre as drogas e substâncias que podem ser verificadas pela medicina forense em amostras de cabelos, temos: anfetaminas, anticonvulsivantes, benzodiazepínicos, canabinóides, cocaína, antifúngicos, morfina, níquel, hormônios sexuais e minerais.

2.1 CARACTERÍSTICAS DOS PÊLOS

 

2.1.1. Diversidade Individual

As características dos pêlos podem-se relacionar diretamente com a região do corpo em que estes estão ligados, como no caso dos pêlos pubianos, que possuem ondulações, o que nos permite identificá-los como tais.

2.1.2. Renovação periódica

Os pêlos, incluindo os cabelos, possuem uma permanência média de quatro anos no folículo, tempo depois que, naturalmente, irão cair em razão de sua submissão a agente externos. Na maioria dos casos, uma simples brisa pode provocar a queda de pêlos que concluíram o seu ciclo.

2.1.3. Resistência à putrefação

Os pêlos são mais resistentes à putrefação do que os tecidos moles, mas, de outro lado, são menos resistentes que os ossos e dentes.

2.1.4. Conservação das estruturas características

           

Os pêlos, mesmo após a morte, ou inseridos na água, ou, ainda, após armazenados ou inseridos em ambientes desfavoráveis, tais como suco gástrico e locais de baixa umidade, mantêm as suas características, permitindo análises e comparações, para fins de orientação de investigação criminal.

2.2 TESTES DE NATUREZA

Para verificar se determinado material é de fato um fio de cabelo/pêlo, são utilizadas três técnicas, quais sejam, as técnicas físicas, químicas ou microscópicas.

Cada uma delas será resumida a seguir:

a)           Técnica física: Observar-se-á a diferença entre FIBRAS e PÊLOS, sendo que fibras são fios com aparência semelhante aos pelos, mas que não são em verdade, geralmente são fibras vegetais ou sintéticas. Caso o material seja suficiente, retiram-se uma ou mais unidades e submete-as ao ar livre, quando, então, serão efetuadas observações macroscópicas e organolépticas, tais como: as fibras vegetais queimam-se rapidamente, sem cheiro desagradável e a ponta queimada fica fina. De outro lado, os pêlos se queimam com dificuldade, liberando um cheiro característico e a ponta fica arredondada. As fibras artificiais, por fim, queimam-se com velocidade média.

b)           Técnica química: O fio em análise é colocado em um tubo de ensaio com água, 2 gotas de a-naftol e 1 cm3 de ácido sulfúrico. Se o material for de origem vegetal, o líquido adquirirá coloração roxa, ao passo que se for de origem animal não adquirirá coloração.

 

c)           Técnica microscópica: No microscópio, a estrutura do fio mostra logo a sua natureza,possibilitando a sua identificação.

TERMINAL

Ele está localizado no couro cabeludo, sobrancelhas, pestanas, vibrissas nasais, canal auditivo e cabelo sexual ( axilares, pubianos , barba e no peito ), que são inicialmente vilosidades e o andrógeno é induzido para o cabelo terminal . Eles são longos , duros e tornam os cabelos mais desenvolvidos no homem.

 COMPRIMENTO

O comprimento pode ser uma característica importante se o cabelo de uma fonte e cabelos conhecido questionadas são coletados dentro de um curto período de tempo.

O crescimento e o corte do cabelo deve ser considerado para a comparação do comprimento .

COR MACROSCÓPICA

É apreciado cor quando a luz é incidente sobre o cabelo e isto é refletida. É também conhecido como " cor refletida " . A cor do cabelo depende da presença de pigmentos, transparência da superfície e a refletividade da mesma.

 CARACTERÍSTICAS MICROSCÓPICAS

São os recursos que são resolvidos usando um microscópio . Cada descrição de cada recurso microscópica desempenha um papel importante em comparação forense cabelos humanos . Uma das características úteis microscópico utilizado para fins forenses na amostra de comparação , tanto macroscópica e microscópica , é a cor dos cabelos .

COR TRANSMITIDA

A cor transmitida é observado que, quando a luz passa através cabelo . É também conhecido como " cor microscópico . " lá dois pigmentos observáveis ​​que dão cor ao cabelo como melanina , um pigmento que é diferente de uma cor marrom a muito escuro , e é pheomelanin tem um gama de cores do amarelo ao vermelho. A descrição dessas cores vai desde a inexistência pigmentos, cor branca, de uma cor muito escura , tais como preto; e cores intermediárias , dependendo eumelanina e concentração feomelanina são as cores pode ser marrom claro , marrom, marrom escuro, marrom avermelhado , castanho acinzentado , castanho dourado, cinza, preto e branco.

CRESCIMENTO DO CICLO

O cabelo cresce de forma diferente nos seres humanos, dependendo da idade, peso, metabolismo, os hormônios, etnia, medicamentos e outros fatores. Mas todo o cabelo passa por cinco fases distintas crescimento (anágena, catágena, telógena, e exógena kenógena ), dentro do qual a única causa primeiro três: fase anágena, catágena e telógena .

FASE ANÁGENA

Nesta fase, o cabelo está ligado a papila, carregado e cresce . Forma folículo, nesta fase, é semelhante ao de uma cebola, mais largo na base do que na parte da haste.O cabelo cresce continuamente porque as células matriz do cabelo dividem-se por mitose constantemente. É a fase mais movimentada e metabólica. Ela vem do grego " Aner ", que significa "para cima" e" Genesis " " começo " .

CATÁGENA

Representa menos de 1%, se estende cerca de 3 semanas durante a qual cresce e separa as papilas, cessando a atividade das células matriz, incluindo melanócitos. A lâmpada tem uma aparência cilíndrica. É a fase de transição do ciclo de crescimento de anágena a fase telógena, o crescimento e o folículo do cabelo começam a encolher. Ela vem do "vinho" grega que significa "para baixo" e “começo" de “Genesis" .

EFLÚVIO

É a fase da cessação da atividade mitótica . Neste estágio o cabelo cai naturalmente tendo concluído o seu ciclo. Termina quando começa a formar um novo cabelo e inicia uma nova fase anágena .

EXTREMIDADE DISTAL

O exame das extremidades distais da haste do cabelo pode proporcionar evidência da presença ou ausência de um corte de cabelo recente, o que afetaria a importância do comprimento do cabelo como uma comparação de recursos.O cabelo recém-cortado termina com bordas líquidas limpas e ângulos agudos ; após 3 dias , a ponta começa a ficar arredondada. The Falling mostra-se espontaneamente como uma lâmpada cheia, bem formado porque já completou o seu ciclo.

SECÇÃO TRANSVERSAL

A forma da secção transversal está relacionada com o Cabelo de curvatura natural. O cabelo naturalmente liso tendo uma forma transversal que é quase circular. O cabelo naturalmente encaracolado tem uma forma transversal um oval achatado . A secção transversal é uma função do grau de curvatura do cabelo.

CUTÍCULA

A cutícula consiste em escalas que se sobrepõem que aponta para a ponta do cabelo e são formados por células especialmente queratinizado, que forma de 6-8 camadas. No homem, a cutícula é macia e ligeiramente levantada, escamosa imbricada. Há também dentada, crenate, oval, acuminado, etc; que são transmitidas por outros mamíferos. A integridade da cutícula, proporciona brilho ao cabelo e deslize no momento da escovação e/ou do pentear. A sua importância no estudo forense reside na distinção característica dos flocos, uma vez que são apresentados em uma variedade de modelos, dando o seu cabelo uma característica para identificação das espécies. Geralmente o cabelo de uma pessoa, dá valores, índices, escamosas muito semelhantes, embora haja grande variedade destes índices para diferentes indivíduos. É útil em alguns casos, para descartar um fio de cabelo de outra fonte que é estudada .

BORDA

A aresta ou superfície, também chamada de cutícula, é o layout e a aparência das escalas observados em uma montagem de superfície longitudinal. As margens exteriores da cutícula podem ser classificadas como: leve (regular), serrada (áspero) ou danificada . A condição da cutícula pode ser natural ou ter resultado de fatores ambientais.

ESPESSURA

A espessura da cutícula está entre cutícula borda interior e borda exterior. A borda interna da cutícula está do lado de fora da cutícula adjacente ao córtex. A variação da espessura pode ser: fina, média e grossa. Quando a cutícula é quase imperceptível, algumas áreas do cabelo mostrado podem parecer que tem a cutícula muito fina.

FLOCOS LAYOUT

O arranjo de escalas é o padrão de distribuição das células da cutícula em sua superfície visto em um fornecimento de montagem longitudinal permite diferenciar entre as espécies de mamíferos. É também conhecido como padrão de escala. Nos seres humanos são usados como tipos de provas, os quais apresentam as seguintes escalas: sobrepostos; mas não é única da espécie humana também, outras espécies (como os gorilas). Tais variações nos outros animais podem ser evidentes como coronal e o lobulado.

CASCA

A casca é suportada pela camada protetora das células da cutícula e do córtex que são em forma de agulha, regularmente alinhados paralelamente ao comprimento do cabelo. Sua importância forense é que são implantados grânulos de pigmento, que originam a cor do cabelo. A afinação e distribuição destes é o ponto mais importante da comparação e diferenciação. No córtex distinguem-se duas estruturas principais: a semicristalino formada por cadeias de polipeptídeos na borda do eixo do cabelo, essas cadeias são chamadas microfibrilas, e ao redor dessas fibrilas há uma estrutura com alto teor de enxofre a chamada prolina matriz .

TEXTURA

A textura é o “manto” da casca vista de uma montagem longitudinal e, apesar de não ser como a densidade do pigmento, é mediada pela presença (ou ausência) de pigmentos ou tratamentos químicos (coloração). Esta textura deve ser notada da raiz às pontas. Uma transição abrupta de texturas (e também de cor) é uma indicação da presença de corantes. As alterações na textura da casca podem ser: Ausente (sem pigmento), leve (cabelo claro não muito pigmentada ), opacos (cabelos muito escuro) e médio ( entre claro e opaco). 

 FÜSIS CORTICAL (celular)

Füsis, células corticais, são destacamentos em torno da superfície da medula e estes destacamentos podem conter ar (opaco) ou contêm tecido (translúcida). Forma füsis Cortical tricológica parte do padrão. 

2.4.7.3 Distribuição dos pigmentos

A distribuição dos pigmentos refere-se a distribuição e concentração dos grânulos de pigmento em varias áreas do córtex do cabelo.

A)          Distribuição lateral: A distribuição lateral faz referencia aos pigmentos concentrados em um só lado do córtex do pelo. Em uma visão microscópica poderemos observar que um lado do pelo aparecerá mas escuro que o resto.

A)          Distribuição uniforme: A distribuição uniforme refere-se a distribuição homogênea dos pigmentos, não sendo possível verificar um amontoamento destes em certa região do pelo.

B)          Distribuição ao acaso: A distribuição ao acaso faz referência a alta concentração de pigmentos em diferentes do mesmo pelo.

C)          Distribuição concêntrica: Esta distribuição faz referência ao acumulo de pigmentos na região central do pelo, perto da medula.

 

D)          Distribuição periférica: Esta distribuição está orientada para a cutícula do pelo. Nesta distribuição os grânulos de pigmento são bem escassos e estão ausentes na região na região perto da medula.

2.4.7.4 Agressão e o tamanho da agressão:

A agressão do pigmento refere-se as formas que adotam os conjuntos de pigmentos distribuídos ao longo do cabelo. Estas variações podem ser encontradas das seguintes formas: A) Pilhas ovais; B) Listradas; C) Faixadas; e D) Uniforme.

Nos casos em que os pigmentos do cabelo se encontrarem de foram uniforme, significa que não sofreram fortes agressões, por isso, os conjuntos de pigmento causados pela lesão ficam praticamente imperceptível. 

Os pigmentos faixados podem ser confundidos com os de formas de pilhas ovais, porém a diferença é que a agressão ocorridas naqueles se manifesta de formas mais largas. Já em relação os pigmentos de forma listrados são raramente confundido com outras formas de agregações, devido ao seu formato delgado de distribuição.

2.4.8 Medula:          

A medula é o canal central que atravessa o cabelo, porém nem sempre ela estará presente em todos os fios. Quando houver a presença da medula, esta ainda pode variar quando ao seu grau medular.

As medulas apresentam algumas informações importantes, como o grau medular que é a diferença entre o diâmetro da medula e do diâmetro do cabelo, nos seres humanos por exemplo esta diferença é menor que 0,33 cm.

Observar as características da medula é importante para podermos diferenciarmos os pelos humanos dos pelos dos animais.

2.4.8.1 Formas:

As medulas são encontradas nos fio do cabelo do ser humano das seguintes formas:

A)          Medula continua é aquela em que não há interrupção, vai de uma extremidade à outra do fio;

B)          Medula ausente é aquela que não é visível com a luz;

C)          Medula descontinua é aquela em que a sua presença ocupa mais da metade da sua parte visível;

D)          A medula fragmentada é aquela que sua presença ocupa menos da metade de sua parte visível.