O treinamento funciona (TF ) vem ganhando espaço na sociedade pela sua facilidade de acesso, pois pode ser praticado em praças, praias , condomínios entre outros locais já que não  requer muitos matérias o tornando assim fácil acesso, o TF  pode ser feito em grupos o que aumenta a procura pois se torna uma pratica diferenciada  divertida e agradável.

            Vivemos em uma época na qual as pessoas estão cada vez mais sedentárias por conta das facilidades que a tecnologia proporciona, dessa forma o treinamento funcional em grupos poderá ser uma boa estratégia para tirar essas pessoas do sedentarismo.

            A temática abordada se justifica por aferir que através do treinamento funcional praticado em grupos  o aluno sente mais prazer em praticar atividade física  entendesse que um amigo incentivando o outro se tornara  assim uma atividade mais agradável e prazerosa, fazendo com que o aluno  melhore suas capacidades físicas como; coordenação flexibilidade, força , potencia equilíbrio,  melhorando também a saúde  cardiovascular prevenindo assim possíveis doenças metabólicas  como hipertensão, diabete, osteoporose, câncer e depressão  entre outras.

            O trabalho tem como objetivo analisar o treinamento funcional praticado em grupos, verificar os benefícios da pratica,  Alencar os efeitos do treinamento funcional em diferentes públicos, o projeto será aplicado na academia caveira hard core, no bairro buritizal em Macapá, para aplicação desse plano de intervenção foi buscado informações em sites, livros e artigos para  abordar o assunto com mais clareza.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

    Para melhor entendimento do assunto e necessário compreender o que vem a ser treinamento funcional, o treinamento funcional  esta para treinar ou melhorar as funções do ser humano logo o treinamento vem a ser muito individual dependendo da necessidade de cada pessoa/aluno (SILVA, 2011; D’ELIA; D’ELIA, 2005 apud RIBEIRO, 2006, p. 17).

Para Dias (2011), o treinamento isolado proporciona resultados em termos de ganho de massa muscular e força, pois admite, em sua forma de treinamento, que ocorra fadiga muscular; contudo a metodologia do treinamento funcional aproxima-se mais dos movimentos reais, ou seja, dos movimentos realizados de forma habitual e que abrangem a conexão entre os movimentos. Deste modo, esse aspecto atende ao princípio da especificidade, um dos mais importantes princípios do treinamento.

Podemos perceber que o treinamento funcional é uma boa opção para quem deseja ter uma melhorar da aptidão física  e ter mais autonomia para suas funções diárias os movimentos  podem ser trabalhado em diferentes planos e eixo dando mais liberdade ao movimento, o TF respeita os principios da individualidade biológica.

Desta forma, nota-se como característica do treinamento funcional um maior grau de liberdade de execução dos movimentos, já que é admissível realizar movimentos em diversas magnitudes, sobretudo se comparados aos exercícios da musculação tradicional. Segundo a literatura é possível apontar o treinamento funcional como flexível e ilimitado, pois apresenta infinitas adaptações. A realização de movimentos múltiplos planos também é apontada como uma das características deste método de treinamento, já que as atividades funcionais acontecem geralmente em três planos e demandam da aceleração, desaceleração e estabilização dinâmica (DIAS, 2011).

Dessa forma  o treinamento funcional é uma forma  diferenciada de exercício físico que pode ser aplicada de varias formas respeitando a individualidade de cada pessoa preparando o aluno para as atividades diárias, o treinamento funcional pode ser praticado por diferentes tipos de pessoas desde que respeite o nível de aptidão física de cada um, o que pode não ser respeitado quando trabalhamos em grupos.

O objetivo do treinamento funcional é proporcionar uma aptidão pessoal de cada aluno utilizando um planejamento personalizado, independente do grau de condicionamento,  desenvolva sua aptidão física utilizando atividades especificas do aluno e assim transferir esses movimentos aprimorado para o cotidiano, por tanto o treinamento funcional trabalha ou desenvolve todas as capacidades físicas do individuo trabalhando de forma completa e integrada (SILVA, 2011; D’ELIA; D’ELIA, 2005 apud RIBEIRO, 2006, p. 17).

            Dessa forma o treinamento deve ser aplicado de forma individual à idéia é aplicar o treinamento funcional nas aulas da academia caveira hard core, garantido a melhora da qualidade de vida para todos.  O estudo tem como objetivo demonstrar que o treinamento funcional realizado em grupos e benéfico para as pessoas é que é melhor do que não fazer nada. Porem deve ser aplicado da melhor forma possível para todos os alunos do grupo. [...]