RESUMO

Este trabalho tem a intenção de mostrar a importância do Treinamento Funcional no Processo de Emagrecimento em Indivíduos Sedentários A predisposição fisiológica humana e o sedentarismo, os novos hábitos alimentares proporcionaram uma desordem na biologia humana, afetando negativamente diversos sistemas (cardiovascular, esquelético e metabólico) aumentando a obesidade e seguidamente doenças crônicas degenerativas.  Foram utilizados como instrumento de coleta de dados, estudos bibliográficos, que visam realizar uma avaliação à cerca da literatura existente do treinamento funcional e suas contribuições no processo de emagrecimento. O trabalho busca uma maior reflexão e aprofundamento sobre o tema, justificando a importância do mesmo. Na análise o Treinamento Funcional se encaixa na perspectiva do Exercício Físico, pois, o Professor de Educação Física possui conhecimentos dos conceitos que regem os princípios do Treinamento, dosando essa intensidade de acordo com a individualidade e particularidade do individuo que procura esse método de treinamento, seguimento novo e dinâmico de exercício físico. No que concerne aos fatores que ocasionam o emagrecimento através do exercício físico foram unanimes em mostrar os efeitos da intensidade do no processo mais eficiente no emagrecimento.

PALAVRA-CHAVE: Treinamento Funcional, Emagrecimento e Sedentarismo

  1. INTRODUÇÃO

Segundo a Organização Mundial de Saúde OMS (2013), o sobrepeso e a obesidade são descritos como acúmulo de gordura excessivo ou anormal que prejudica a saúde. A causa fundamental é um desequilíbrio entre calorias consumidas e gastas, que geralmente é o resultado de padrões alimentares inadequados, como a ingestão de alimentos altamente energéticos ricos em gordura e de inatividade física ou sedentarismo. Atualmente sobrepeso e obesidade é um problema de saúde pública mundial dada a relação inerente que apresentam como risco de doenças cardiovasculares, diabetes e outras do trato fisiológico.

A inquietação a este respeito foi o que levou à construção do presente estudo, que enseja a busca de respostas para o entendimento do problema e procura descobrir as causas, apontando caminhos para equacioná-lo. Através de pesquisa bibliográfica, seu objetivo é identificar e analisar a eficiência do Treinamento Funcional no processo de Emagrecimento em individuo Sedentário.

Por outro lado, há também a necessidade de que se faça um diagnóstico dessa situação – Treinamento Funcional no processo de Emagrecimento em sedentários –, uma vez que é incipiente a pesquisa científica na área de Educação Física pois essa disciplina apresenta um leque de possibilidade de Exercícios e treinamentos que possam ajudar essa população que tanto procura o T.F, já que poucos trabalhos relacionados à temática foram apresentados.

Desta feita, realizou-se uma abordagem qualitativa do tema, utilizando como instrumentos: pesquisa de artigos relacionados ao tema, livros de renomados autores do T.F. O universo estudado foi uma amostra de seis livros de Treinamento e suas vertentes, e quatro artigos relacionado ao tema de estudo.

Sedentarismo e Obesidade

A predisposição fisiológica humana e o sedentarismo, os novos hábitos alimentares proporcionaram uma desordem na biologia humana, afetando negativamente diversos sistemas (cardiovascular, esquelético e metabólico) aumentando a obesidade e seguidamente doenças crônicas degenerativas. Atualmente a obesidade é considerada um problema de saúde pública desafiando diversos especialistas da área da saúde (Nutrição, Ed. Física, Medicina, Psicologia etc.). O individuo é considerado obeso quando o tecido adiposo em seu corpo é elevado numa proporção capaz de afetar sua saúde física e psicológica, diminuindo drasticamente sua expectativa de vida. (GENTIL, 2014)

Segundo a National Institute of Health, revelou que em 2003 havia mais de 300 milhões de individuo adultos com obesidade e um milhão com sobre peso. A taxa de obesidade triplicou comparada com dados de 1980 coletados nos países da America do Norte, Oriente Médio, Europa Oriental, Reino Unido, Ilhas do Pacífico, Austrália e China (OPAS,2003).  (GENTIL, 2014)

O sobrepeso da são atribuídos ao aumento no consumo de produtos industrializados ricos em gorduras com alto valor calórico, diminuição da prática de exercícios físicos (sedentarismo), tempo de televisão diária e vídeo games e avanços tecnológicos da sociedade moderna. A prática de assistir à televisão durante várias horas por dia, os jogos eletrônicos, o abandono da amamentação são fatores relevantes que devem ser considerados na determinação do crescimento da obesidade infantil que certamente mais tarde se tornará um adulto obeso.  Assim observa-se que o aumento no número de crianças obesas está relacionado à mudança no estilo de vida e aos hábitos alimentares.

Atualmente de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) uma em cada dez crianças em todo o planeta são consideradas obesas, o que representa cerca de cento e cinquenta e cinco milhões de pessoas. Em nosso País, uma pesquisa da Associação Brasileira para Estudos de Obesidade, mostra que a obesidade infantil cresceu três vezes nos últimos vinte anos. Atualmente, quase 15% das crianças estão acima do peso e 5% são obesas. A obesidade na infância e na adolescência tem aumentado de forma progressiva e alarmante, de certa forma uma epidemia. Conforme dados apresentados acima, patologias (diabetes tipo 2, hipertensão arterial, desordem lipídicas etc.) que antes eram diagnosticadas apenas na população adulta têm sido observadas e diagnosticadas frequentemente em idades mais precoces.

No Brasil, segundo os dados da Pesquisa sobre Padrão de Vida (PPV), coletado nas regiões Nordeste e Sudeste, em 1997, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (10), aproximadamente 12,2% das mulheres e 7% dos homens obesos. De acordo com Kaufman (12), h· no Brasil cerca de 3 milhões de crianças com menos de 10 anos de idade que sofrem de obesidade. A principal preocupação no fato de que a população de obesos dobrou, em relação a vinte anos atrás, isto é, a obesidade não para de crescer. Pimenta e Palma 2001

Não se sabe com precisão se a obesidade tem origem em fatores genéticos ou ambientais. Acredita-se que seja devida a ambos os fatores, difícil afirmar que uma criança é obesa, porque seus pais também são obesos, quando toda a família possui hábitos inadequados, em relação a dieta e ao exercício físico. Por outro lado, parece mais aceito que a ausência de atividade física (Sedentarismo) e a dieta inadequada estão fortemente ligadas à obesidade, já que energia ingerida (consumo alimentar) e não gasta, normalmente implica acumulo de energia, sob a forma de tecido adiposo, ocasionando a obesidade. É consenso dos pesquisadores no caso das crianças, o mundo atual tem oferecido uma série de opiniões cientificas que favoreçam esse resultado: alimentos industrializados, fast-food, televisão, vídeo game, computadores, entre outros, podem constituir um ambiente bastante favorável ao crescimento da obesidade. (PIMENTA E PALMA 2001).

O exercício físico associado a uma dietas hipocalóricas promovem a diminuição da gordura corporal, aumento da massa magra e a redução das presenças geradas pelo excesso de gordura e sobrepeso. A prática regular de exercícios físicos favorecem efeitos diretos sobre a manutenção e aumento da massa corporal magra, além de auxiliar na obtenção de déficit energético. (GENTIL, 2014).

Treinamento Funcional

Os estudos da última década apontam que a prática regular do treinamento de força é capaz de promover inúmeras adaptações fisiológicas no corpo humano, tendo como ênfase o aperfeiçoamento de capacidades físicas e alterações estruturais indicadoras de diminuição dos níveis de tecido adiposo, assim como de aumento de massa muscular e densidade óssea. (NETTO E APTEKMANN, 2016).

O Treinamento Funcional (T.F) teve sua origem na década de 1950 como método de reabilitação dos soldados na Segunda Guerra Mundial e em atletas olímpicos, quando se observou a necessidade de trabalhos específicos para cada modalidade esportiva.

Depois do período, estudos começaram a evidenciar melhoras nas capacidades físicas por meio de exercícios multiarticulares e variação de velocidade.

No decorrer de 1990, os benefícios e utilidade do T.F são importantes chamando atenção de indivíduos não atletas surgindo assim o modismo. (BOSSI, 2011).

Treinamento Funcional também pode ser compreendido, como uma modalidade do treinamento resistido, por isso, utiliza-se o treinamento resistido com o objetivo de melhorar algumas atividades como o equilíbrio, força muscular, potência, coordenação e levando ao gasto calórico. O TF define-se como um novo conceito de treinamento especializado de força e equilíbrio, que se utiliza do próprio corpo como instrumento de trabalho e até mesmo de outros recursos como bolas suíças, elásticos, entre outros instrumentos que causam instabilidades e desequilíbrios, trazendo benefícios na propriocepção, força, flexibilidade, resistência muscular, coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiovascular. 

Esse tipo de treinamento é definido como movimentos integrados, multiplanares, que envolvem estabilização e produção de força. Mais precisamente, são exercícios que mobilizam mais de um segmento muscular ao mesmo tempo, podendo ser realizados em diferentes planos e que também envolvem diferentes ações musculares (excêntrico-concêntrica e isométrica). Utilizados em ambientes que possuam bases de suportes irregulares como areia, depressões no solo, step’s, e Jumps. (NETTO E APTEKMANN, 2016).

Segundo o dicionário Michaelis (2009), o T.F é um conjunto de exercícios desenvolvidos para atender o preparo do condicionamento físico e apurar habilidades com produção motoras usadas no cotidiano. (EVANGELISTA E MACEDO, 2015)

Treino – sm (der regressiva de treinar) 1 ato ou efeito de treinar: 2 Exercício ou conjunto de exercícios praticados por um atleta ou conjunto de atletas como preparo físico ou com fim de apurar suas habilidades.

Funcional- adj (lat functione+al) 1 Relativo às funções vitais. 2 Em cuja execução ou fabricação se procura atender, antes de tudo, à função, ao fim prático.  Michaelis (2009)

O T.F contribui para o emagrecimento por ser um método de treinamento dinâmico que tem a capacidade de mesclar vários movimentos em um único exercício. Favorecendo as valências físicas como: Equilíbrio, força, flexibilidade, resistência, coordenação e velocidade. De acordo com D´Elia e D´Elia 2005 apareceu no Brasil através de três pontos fundamentais: 1) exigência dos clientes pelas informações disponibilizadas na mídia sobre atividade física e seus benefícios; 2) mudança do padrão estético massificada pela mídia e atletas; 3) a procura de variabilidade do modelo tradicional de exercício físico. 

Emagrecimento e Treinamento Intervalado de Alta Intensidade 

O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) é um exercício físico intenso por um período curto de recuperação, podendo ser de forma passiva e ativa o tempo de recuperação. Respeitando o principio da individualidade biológica de cada individuo os estímulos (HIIT), duram de 15 segundos a 4 minutos, e aproximando-se da frequência cardíaca máxima de 80% a 95%. Os intervalos são geralmente igual ou ligeiramente maiores do que os estímulos da atividade intensa. O repouso passivo ou atividade moderada costumam atingir entre 50% a 60% da frequência cardíaca máxima. De acordo com o mesmo autor, os benefícios deste treinamento físico colaboram para o aumento do metabolismo basal pós-treino, oxidação de gorduras corporal, tolerância a glicose, redução de gordura subcutânea  e abdominal e aumento da aderência ao exercício físico. (ROY, 2013).