Treinamento & Desenvolvimento & Educação Corporativa. A evolução do conhecimento nas Organizações .

 

Existe uma grande preocupação nas Organizações em relação ao treinamentos de seus funcionários. Criatividade é um dos objetivos principais quando se pensa em desenvolver habilidades e competências, tornando-as assim mais competitivas. (BORINELLI,1998).

O conceito de treinamento aparece no século XX na indústria moderna , e teve suas bases nos estudos de Taylor. Quando ele se  utilizou do estudo de tempos e movimentos, como parte da pesquisa sobre racionalização do trabalho, onde o que se buscava era a minimização da tarefa,  dentre outras coisas, era o de buscar a maior facilidade em transmitir o conhecimento operacional a todos os operários. (SENGE/2004).

Esta visão operacional e mecanicista de treinamento durou até a década de 50, quando começam a surgir os conceitos de gestão da qualidade nas escolas Americanas e Japonesas. Neste período, utiliza-se o Treinamento como ferramenta de apoio à gestão da qualidade, mas ainda com visão orientada à tarefa. No início dos anos 90, Peter Senge (2004) lança a ideia das organizações de aprendizagem.

Esta visão é reforçada nos anos 2000 em diante com a visão contemporânea de desenvolvimento de pessoas. O conceito de Universidade Corporativa aparece nos dias atuais como uma fonte de suporte ao novo conceito de desenvolvimento de pessoas nas organizações.

Desenvolvimento tem um conceito mais abrangente, Chiavenato (1999) afirma que há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. O treinamento é orientado para o curto prazo, focalizando o cargo atual .Odesenvolvimento de pessoas foca o futuro, desenvolve-se as capacidades e habilidades que serão necessárias para qualquer cargo que o funcionário poderá ocupar. Milkovich e Boudreau (2000) atribuem ao treinamento uma função mais operacional e para desenvolvimento de pessoas, uma visão mais estratégica.

Desenvolver pessoas é mais  que um simples conhecimento adquirido em sala de aula, reportando-se a várias formas de aprendizagem, tendo um ambiente de aprendizagem amplo, compreendendo a diferentes espaços e mídia . (PACHECO et al 2009). Refere às ações organizacionais de que estimulam o crescimento pessoal de seus integrantes.

Robbins (2006,) atribui às organizações a tarefa de proporcionar o desenvolvimento das pessoas na empresa. Ele afirma que as organizações devem “dar o apoio necessário para que os funcionários desenvolvam continuamente suas capacidades, habilidades e conhecimentos. Por isso desenvolver pessoas é também uma estratégia.

Quando a organização percebe essa necessidade e as implanta,  o desenvolvimento de pessoas se faz de maneira clara, trazendo maturidade aos funcionários e para a Organização. Como reporta Carvalho (1999), apud Pacheco (2009), “precisamos criar nas organizações uma cultura na qual o aprender seja resgatado”.

Atualmente, Universidades Corporativas  são “um misto de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) ,(...) com educação formal e práticas de educação à distância”.  BRANDÃO (2005).

As escolas corporativas foram criadas e estão sendo disseminadas por oferecerem soluções de aprendizagem alinhadas com a missão e com as estratégias adotadas pela instituição. (LAGE, CRUZ,OLIVEIRA, 2007) .

 

Diante das necessidades atuais de maior acesso às informações e acompanhamento das inovações científicas e tecnológicas, surgiram "empresas de conhecimento" ligadas à adoção de organização educacional conectada aos avanços individuais e coletivos. O treinamento, forma tradicional de aprendizagem, não acompanhou a necessidade de um sistema educacional capaz de suprir o grande contingente de informações de natureza complexa (LOPES, In: BAYMA/2005).

 

As empresas e organizações adotaram a Educação Corporativa, como modelo de organização educacional, a fim de acompanhar o progresso da sociedade. Integrar os funcionários ao cenário mundial é sinônimo de informação simultânea, de fácil acesso e conteúdo desconhecido. O intuito da Educação Corporativa é gerar conhecimento aos funcionários, integrando-os ao mundo informatizado e facilitando o acesso as informações.

 

Com a adoção desta modalidade educacional, o emprego dos funcionários não mais depende das empresas. O próprio fica encarregado de, para que não se torne obsoleto, perseguir seu aprimoramento e desenvolvimento para que se fixe e permaneça no mercado atual (LOPES, In: BAYMA/2005).

 

Hoje, existe certa obrigatoriedade em modernizar as práticas gerenciais adotadas, como também, renovar constantemente o perfil de funcionários, a fim de que estejam aptos a satisfazerem e atenderem às novas demandas. Dessa forma, as empresas devem oferecer alternativas de capacitação a fim de que possibilite o acesso às fronteiras do conhecimento.