Se uma pessoa perde, diariamente, entre 50 e 70 fios de cabelo por dia, está no valor normal da queda, sendo necessária até para o nascimento de outros fios. Essa perda ocorre frequentemente durante o sono ou quando se lava ou penteia o cabelo. Apenas dá-se um problema quando a quantidade da queda aumenta para 200 fios ou mais, deixando o cabelo além de mais fino, frágil, curto e perdendo a sua cor original.

Com esse processo da calvície começado, muitas pessoas começam a buscar por algum tipo de tratamento para a queda de cabelo. Além disso, tanto homens quanto mulheres podem ser afetados. Cerca de 30% das mulheres com mais de 50 anos tem algum tipo e grau de calvície.

Causas da queda de cabelo

Assim como são diversos os tratamentos para a queda de cabelo, suas causas também são. Porém, a de maior frequencia é a genética. Como dito, acontece com 30% das mulheres até os 50 anos, já com os homens o nível é de até 80% até os 70 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além da genética, diversos outros fatores influem, como efeitos colaterais de medicamentos e deficiência vitamínica, mas os fatores hormonais e emocionais são bastante influentes sendo os de segunda maior ocorrência. Pelo descontrole hormonal, os fios vão direto para o repouso pulando a fase de crescimento causando a queda antecipada dos fios.

Para as mulheres, os fatores hormonais são ainda maiores e de maior relevância devido à menstruação, menopausa, gravidez etc, além de doenças, obviamente. A exposição excessiva ao sol, inflamações no couro cabeludo e a poluição – essa principalmente causada por cigarros e ainda com caráter cumulativo – são outras causas.

Alisamento, penteados muito apertados, doenças auto imunes, dieta pobre em carne vermelha etc também causam a queda de cabelo. E, uma vez perdidos, os fios não nascem novamente.

Como curar a queda de cabelo?

O trabalho pode ser difícil e diferente para homens e mulheres. Mas, como vários males, se o tratamento para queda de cabelo for feito antecipadamente, maior é a chance de cura.

Devido à características tanto pessoais quanto clínicas, a medicação difere de paciente para paciente. Porém, o tratamento médico é baseado na redução do DHT e proteção dos receptores androgenéticos agindo contra a sua ação.

Outro fato é que os tratamentos para queda de cabelo geralmente usados contra a calvície masculina não são os mesmos dos contra a calvície feminina. Isso porque os métodos de tratamento para homens agem diretamente nos hormônios. E, para complementar, um tratamento a curto prazo, para ambos os sexos, é impossível. Eles duram geralmente entre 6 e 8 meses.

Por todas essas características, é sempre mais recomendado procurar um médico. Aqui vamos listar alguns dos remédios caseiros e os mais comuns usados pelos médicos para o tratamento da queda de cabelo.

Tipos de tratamentos para a queda de cabelo

A lista é grande, contendo remédios caseiros, comuns ou cirurgia. Tudo depende muito de pessoa para pessoa, mas o início vem de uma reeducação alimentar. Isso porque estudos comprovam que temos vitaminas que influem diretamente na saúde capilar. São elas as vitaminas B, D e A.

Tratamento para a queda de cabelo com alimentos

  • Vitamina B:

Bastante encontrada nos shampoos, as vitaminas do complexo B dão mais vida aos folículos capilares além de reduzir a probabilidade de perdas e danos. Tudo isso devido à fortificação fornecida por esse complexo.

Carnes em geral (peixe, suínas e bovinas) são os que contém esse complexo em maior quantidade. Grãos, leveduras, legumes e lentilhas são também bastante importantes, mas não possuem o mesmo valor.

  • Vitamina D

Estudos indicam que talvez seja impossível crescer o cabelo de um ser humano sem vitamina D! Esse importantíssimo nutriente é encontrado em pouca quantidade nos alimentos, mas pode ser achado também em carnes em geral (bovinas, suínas e frango) além de iogurte e leite. Mas um fator muito importante é a conhecida exposição ao sol para recepção dessa vitamina.

  • Vitamina A

O excesso dessa pode levar à queda de cabelo, portanto é bom consultar um nutricionista para verificar a o que deve-se comer e montar a dieta ideal para o tratamento de queda de cabelo. Figado, ovos e verduras verdes são alguns dos alimentos ricos em vitamina A.

 Tratamento para a queda de cabelo com remédios caseiros

Alguns são os remédios caseiros possíveis. Pode-se usar o sumo do alface e espinafres – as verduras verdes já citadas acima – bebendo meio litro dele por dia. Também é possível fazer uma massagem profunda com leite de coco. A massagem deve ir até as raízes para o líquido poder nutrir e promover o crescimento capilar.

Um sumo de abóbora também é indicado, também com a massagem. Tanto o tratamento para queda de cabelo com leite de coco, quanto o com abóbora devem ser feitos após lavar os cabelos e esfregando bem o couro cabeludo até que comece a dar um certo calor. Esse calor irá ativar as glândulas sebáceas causando melhor circulação sanguínea.

Tratamento para a queda de cabelo com remédios

Aqui, dois grandes aliados do tratamento para a queda de cabelo são os conhecidos Minoxidil e Finasterida.

O Minoxidil é um líquido ou espuma que deve ser esfregado no couro cabeludo uma ou duas vezes por dia. O objetivo do medicamento é o de prevenir a futura queda e aumentar o crescimento capilar. Resultados visíveis podem demorar 12 semanas para começarem a aparecer.

A substância é disponibilizada em soluções de 2% e 5%. Como efeitos colaterais podem-se ter a irritação do couro cabeludo e o crescimento de fios em outras partes do rosto, como a testa. Para que isso não ocorra, é preciso ter cuidado para não deixar o produto escorrer. O Minoxidil serve para ambos os sexos.

  • Finasterida

Essa substância é disponibilizada em comprimidos como tratamento para queda de cabelo masculino. A ingestão é diária e muitos tem como resultado uma diminuição substancial da queda dos fios ou o crescimento de novos.

É o tratamento mais usado para queda de cabelo masculino. Entre os raros efeitos colaterais, pode haver uma redução da libido sexual. A Finasterida não pode ser utilizada por mulheres.

Uma opção menos intrusiva é o uso do suplemento Follixin.

Tratamento cirúrgico para a queda de cabelo

Geralmente, apenas o topo da cabeça é afetado na calvície. Nesses casos, procedimentos cirúrgicos podem ajudar, apesar de caros e dolorosos.

  • Transplantes capilares

Este procedimento é baseado na remoção de grafos da pele, e cada um deles contém alguns fios de cabelo. Os cabelos dos lados e da parte de trás do couro cabeludo estão geneticamente moldados para durar, sendo assim, eles também são retirados para transplante.

Feito isso, esses fios vão para as áreas calvas do couro cabeludo. Talvez seja necessária mais do que uma sessão, porque a queda pode progredir devido ao envelhecimento da pessoa. Infecções no couro cabeludo e cicatrizes são possíveis efeitos colaterais.