Transportes públicos

Budapeste tem uma rede de transportes públicos que inclui 180 linhas de autocarros, 14 linhas de trólei, 29 linhas deeléctrico, um funicular e 3 linhas de metro. Os autocarros, eléctricos e tróleis funcionam geralmente entre as 4h30 e as 23h. As três linhas de metro cruzam-se no centro da cidade, na Praça Deák. Os veículos circulam com uma frequência de entre 2 e 15 minutos, das 4h30 às 23h10. Devido à construção da linha n° 4 do metro (cuja inauguração está prevista para 2012) poderá haver alterações periódicas nos percursos de alguns autocarros e eléctricos (informações: www.metro4.hu). As obras afectam as seguintes praças, ruas e estações de comboios: Estação de comboios de Kelenfõld, Tétényi út, Bocskai út, Móricz Zsigmond kõrtér, Szent Gellért tér, Fõvám tér, Kálvin tér, Rákóczi tér, Népszínház utca, Estação de comboios Keleti. O comboio suburbano (HÉV) transporta os passageiros à Ilha Csepel, à zona sul da cidade, bem como às cidades de Szentendre, Gõdõllõ e Ráckeve. Pode ver-se a rede de transportes inteira em mapas colocadas na entrada das estações de metro. Também aí são indicadas as condições de viagem em inglês e alemão. Os cidadãos húngaros (também os retornados e as pessoas com dupla nacionalidade), bem como os cidadãos da União Europeia com 65 ou mais anos, podem viajar gratuitamente nas linhas da Companhia de Transportes de Budapeste (BKV) (excepto no funicular, no elevador da Colina János e nos barcos do Danúbio), devendo apresentar, caso a fiscalização o solicite, um documento comprovativo da sua identidade e nacionalidade.

Bilhetes em Budapeste

Os bilhetes podem ser comprados nas estações de metro, em caixas automáticas, tabacarias ou quiosques de jornais. Convém comprá-los nas estações de metro, onde é possível escolher entre vários tipos de bilhetes e passes mensais. Um bilhete (2009: 300 HUF) é válido para uma viagem em autocarros, eléctricos, tróleis, no metro, no funicular até ao fim da respectiva linha e também no comboio suburbano (HÉV) até à fronteira administrativa de Budapeste. Os bilhetes têm de ser comprados antecipadamente e posteriormente validados numa máquina instalada dentro do veículo (no caso do metro, estas máquinas encontram- se em frente das escadas rolantes ou nas plataformas de embarque). Mais informações encontram-se no website www.bkv.hu Serviço de informações gratuitas da BKV: 2584636. Fiscalização: o bilhete deve ser guardado até ao fim da viagem, já que a sua apresentação pode ser solicitada, nos veícubs ou nas saídas de metro, pelos revisores (trabalham geralmente em pares, mas nas estações de metro poderão organizar-se em grupos de 4-5 elementos). Estes profissionais estão devidamente identificados com uma braçadeira e um cartão plastificado com foto. A viagem sem bilhete ou passe válidos é uma infracção sujeita ao pagamento de uma multa.

Estacionamento

A capital está dividida em várias zonas de parqueamento, portanto em certos sítios diferem as tarifas de estacionamento a pagar (entre 150 e 600 HUF por hora). Segundo o que está regulado, os pagamentos devem ser efectuados de segunda a sexta entre as 8h e as 18h (dentro da zona da Grande Avenida (Nagykõmt), das 8 às 20h). O estacionamento é gratuito aos sábados, domingos e feriados. Para o tempo de aparcamento previsto há que comprar um bilhete no parquímetro mais próximo.O bihete deve ser colocado no tablier do carro, em sítio visível. O tempo mínimo a pagar é 15 minutos, acima desta duração os parquímetros emitem o bilhete conforme o montante inserido. O tempo máximo de aparcamento oscila normalmente entre 3-4 horas, mas há também sítios sem limitação de tempo. Estacionar num lugar proibido pode ser sancionado com a colocação de um bloqueador de rodas pelos funcionários da Fiscalização dos Espaços Públicos da Câmara Municipal. Nestes casos será colocado no carro um autocolante multilingue que indica ao proprietário o que deve fazer para recuperar a viatura. Ver informações sobre as tarifas de estacionamento e outras condições nos websites www.parking.hu e www.budapest.hu.

Auto-silos e garagens

Os autoslos estão abertos, geralmente, 24 horas por dia. Também os maiores hotéis têm garagens subterrâneas. Alguns dos maiores auto-silos são: Bazilika Mélygarázs (V., Sas u.), Krisztina Garázs por trás do Hotel Mercure Buda (I., Kosciuszko Tádé u.15.), Kastmm (V., Aranykéz utca 4-6.), Centrum Parkoló (V., Szervita tér 8.), garagem subterrânea Praça Pollack Mihály (VIII., Pollack Mihály tér), Corvin Parkolóház (VIII., Futó u. 52.), Páva Parkolóház(IX., Mester u. 30-32.), Lipót Garázs (V., Széchenyi u., por baixo da Praça Szabadság), garagem subterrânea Erzsébet tér (V., Erzsébet tér), MOM Park (XII., Csõrsz u. 45.), Millennium Office Towers (IX., Lechner Õdõn fasor6.). No website www.parking.hu encontram-se informações pormenorizadas sobre todas as possibilidades de estacionamento da capital (parques de estacionamento na superfície, parques P+R, auto-silos e garagens subterrâneas).

Rent-a-car

Algumas das maiores agências de aluguer de automóveis são: Americana, Avis, Budget, Hertz, Regina, Sixt. As condições gerais de aluguer de automóveis são: no mínimo 21 anos de idade, pelo menos um ano de prática de condução, carta de condução e passaporte válidos. Modos de pagamento: numerário ou cartão de crédito. Nos aeroportos encontram-se os balcões das maiores empresas de aluguer de automóveis e na recepção dos hotéis e nos postos de turismo Jourinform" há vários folhetos sobre as condições do aluguer.

Táxi

Os táxis que circulam em Budapeste (também na Hungria inteira) têm matricula e sinalização amarelas. O preço total a pagar no fim da viagem é composto por três parcelas: a tarifa base, que é independente da distância a percorrer (durante o dia 300 HUF e à noite 420 HUF no máximo), o preço por quilometragem, conforme a distância percorrida (durante o dia 240 HUF, á noite 336 HUF no máximo), e o preço de espera, utilizado quando o táxi está parado ou a circular a menos de 15 km/h de velocidade (durante o dia 60 HUF/ min., à noite 84 HUF/min.). As tarifas são publicadas em sítios bem visíveis, como na porta traseira, no lado direito e no painel de controlo do táxi. As maiores empresas aplicam preços mais baixos doque os preços máximos acima mencionados. Ao chamar um táxi, peça ajud a ao recepcionista do seu hotel e não se deixe influenciar pelos conselhos do taxista quando procurar um bar ou local de entretenimento. Sugerimos-lhe informar-se primeiro no seu hotel.

Empresas de táxi:

6x6 Taxi: 2-666-666, Buda Taxi: 2-333-333, Budapest Taxi: 4-333-333, City Taxi: 2-111-111, Fõtaxi: 2- 222-222, Mobil Taxi: 333-1757, Rádió Taxi: 3-777-777, Taxi 2000: 2-000-000, Taxi4: 4-444-444, Tele5Taxi: 5-555-555, Volán Taxi: 4-33-33-22. Se solicitar um táxi antecipadamente por telefone só terá de pagar um valor extra por veículos de tamanho ou gama superiores aos modelos standard. Todos os táxis têm um taxímetro que no final emite o recibo. Se lhe pedir, o taxista é obrigado a entregar uma factura. Gorjetas: normalmente 10% da conta final. Os turistas que chegam de avião devem ter cuidado com os taxistas que lhes oferecem os seus serviços dentro do terminal porque têm tarifas muito mais elevadas do que a tarifa máxima normalizada. Caso queiram apanhar um táxi para a cidade, é melhor reservar um por telefone, o que também podem fazer do estrangeiro, ou utlizar os táxis ?Zóna" (§ 365-5555) que estão à espera na saída do terminal e que circulam entre o aeroporto e quatro diferentes zonas da capital por um preço fixo. As tarifas variam consoante as zonas, oscilando entre 3000 HUF e 4300 HUF (14-20 EUR).