Acontece algumas vezes, para quem já possui um site online na web pretender a mudança dos serviços, por diversos motivos, ou porque não está satisfeito com a empresa que presta o serviço de hospedagem, ou porque o plano contratado é muito caro, ou porque o atual prestador não possui um plano que vá de encontro à dimensão que o site adquiriu, ou por muitos outros motivos.

Encontrar um novo serviço de hospedagem pode não ser uma tarefa fácil pois o tempo para tomar a decisão é curto sendo que o seu site não pode ficar inativo de forma alguma, e o novo serviço que vai contratar tem de ser completamente fiável. Assim deixamos aqui algumas dicas sobre como analisar a melhor forma de transferir seu site, começando pela escolha da nova empresa de hospedagem.

As empresas de hospedagem podem oferecer diversas soluções de serviços e planos desde gratuitos, hospedagem paga, revenda de hospedagem, servidores virtuais, hospedagem em nuvem, servidor dedicado, etc. Assim após uma detalhada análise de todas as ofertas disponíveis e ter optado por uma determinada empresa e plano, deverá ler com atenção todos os comentários que os usuários já existentes fazem sobre o serviço e a fiabilidade da mesma e até entrar em contato com esta para verificar como ela responde às suas dúvidas.

Depois de todas as decisões tomadas sobre este aspeto, vamos então iniciar a transferência do site. O primeiro cuidado a ter é fazer um backup de todo o site existente, se não tiver acesso a tudo o que o site contém – arquivos, banco de dados, dados arquivos de configuração, etc. questione a empresa para lhe dar esse mesmo acesso ou até mesmo lhe fazer ela mesma o backup.

Após se certificar que possui mesmo tudo o existente no site, então o passo seguinte é o upload faseado - arquivos primeiro e dados depois. A nova empresa lhe enviará os dados de acesso à nova conta de hospedagem e todas as informações necessárias para efetuar esse upload.

Logo que tal esteja efetuado e o site online certifique-se de que todas as ligações e caminhos estão devidamente configurados.

No final já com os arquivos no site e os dados migrados deve-se testar o site, inicialmente com um endereço temporário e após estar tudo direito então será colocado online com o endereço definitivo.

Não se esqueça de verificar ainda as contas de correio electrónico, criando as necessárias, e movendo as mensagens guardadas no backup e ainda alterar os DNS´s que são os nomes de domínio. Por fim basta proceder ao encerramento da conta antiga e está pronto.