Há 72 anos iniciava uma das brincadeiras que tomou conta da Cidade Januária de Sobral, no interior do Ceará, uma das principais cidades da Zona Norte do Estado, a 230 km de Fortaleza, a capital cearense. Apesar de contar com poucos amigos na época, o fato virou notícia e desde este tempo remoto e nunca mais parou.

Uma simples brincadeira de amigos, o fenômeno carnavalesco, que na véspera do carnaval, apenas uma semana antes, os adolescentes decidiram perambular pela principal avenida da cidade chamando atenção aos curiosos e transeuntes daquela pacata cidade. Se vestiam de modo exagerado, imitando personagem que estavam na mídia, vestimentas de super-heróis, de políticos, atores em evidências, trajes de mulheres, e tantas outras criatividades para impressionar o público, arrancando de seus admiradores uma foto, que hoje virou self.

De lá pra cá, tomou rumo e gosto de alguns populares. Os mais atrevidos. sentem-se na intimidade de vestir e mostrar o que mais está em evidência, A principal Avenida da Cidade, A Avenida Dom José fica repleta de foliões e apreciam o que chamamos de  véspera de carnaval. Tem aqueles que se dedicam mais na folia do “Bloco dos Sujos” do que o apropriado carnaval da época.

Tudo é uma questão de gosto. Existem os mais tímidos, os mais exagerados, os jovens são os que mais se aventuram nessa brincadeira. Famílias inteiras vão olhar a brincadeira e os personagens. O percurso circula na Praça Coluna da Hora, na Avenida Dom José, Praça do Teatro São João, Boulevard do Arco e Avenida Doutor Guarany.

Nesse ano de 2018, no dia 03 de fevereiro, uma grande cantora é atração da folia no Bloco dos Sujos de Sobral. A cantora baiana Daniela Mercury estará nesse final de semana no Ceará para abertura do pré-carnaval em Sobral do Bloco dos Sujos. Mais de 20 mil pessoas é esperado nesse evento do pré-carnaval.

A concentração está marcada logo mais à tardinha no centro da cidade, no Circuito Coluna da Hora, com seguranças, muita diversão e atração de turistas de toda Zona Norte do Estado e do Brasil.

Em cima do trio elétrico a cantora baiana vai mostrar seu repertório com músicas nordestinas, Axé, para os foliões. A tradição é marcada com muita euforia e muita expectativa do público em geral.

 A cidade de Sobral, desde a semana passada se prepara pelo estilo carnavalesco nas principais ruas da cidade. Esperamos um bom inicio de carnaval, com prudência, paz alegria e muito amor e diversão no coração dos foliões.

_____________________

¹ José Wilamy Carneiro Vasconcelos é professor, poeta, cronista,  memorialista, historiador e pesquisador. Formado em Direito e Especialista em Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- Ceará.Tem pós-graduação em Construção Civil (Edificações).