Por: Wilamy Carneiro

Este artigo vem nos mostrar um sentimento de superação, fé, religião, auxílio, caridade, entre os povos de uma nação. O Brasil é um país laico e democrático, pois, garante qualquer cidadão optar por sua liberdade individual, religiosa de consciência social e cultural.

De um lado, segundo pesquisas do IBGE, os cristãos somam mais de 86% dos adeptos em nosso país, e pela primeira vez na História o “Domingos de Ramos” será presidido sem o povo cristão nas ruas. Tudo isso, por uma enfermidade invisível que assola nosso país e o mundo. O Tal de Coronavírus, ou Covid - 19.

Então a população decidiu cooperar. O empresário, o trabalhador, o pastor e o padre. Toda classe social junto para combater a Pandemia. Ficaram trancafiados em casa para o vírus não se alastrar. Assim fizeram os outros países da Europa. Itália, Espanha, Estados Unidos, e por fim a China onde tudo começou.  Aqui estamos em casa.

E, reza a tradição cristã, que o Domingos de Ramos, celebrada num domingo antes da Páscoa, festa esta que está mencionada por quatros evangelistas da Sagrada Escritura: Lucas (19: 28-44), João (12:12-19), Marcos e Mateus em (21:1-11). Uma Procissão acontece nas ruas de todo país com uma grande multidão de católicos levando cada um seu ramo que após a procissão de ramos a levam para suas casas e as colocam na parede, na port na entrada, varanda.

O Domingo de Ramos mostra a lembrança por nosso povo à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém num jumento. Poucos dias antes do domingo, o povo da época tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro que era seu amigo, segundo está escrito na Sagrada Escritura (Bíblia Sagrada). O fato é contado pelos evangelistas em muitos países ortodoxos com sua religião afim. O que quero mostrar é a vivacidade da fé e religiosidade de nosso povo. A situação que enfrentamos na atualidade com essa pandemia. Tudo está parada. Todo comércio está fechado, com execessão os  hospitais, mercantis e farmácias.  

Neste próximo domingo, dia 05 de abril de 2020, a Igreja Católica Apostólica Romana, celebra o Domingos de Ramos, e pela primeira vez o povo não vai acompanhar o percurso simbolizando Jesus na entrada triunfal de Jerusalém. A Procissão de Ramos nos mostra uma peregrinação aqui na terra, o verdadeiro sentido da caminhada com Jesus Cristo. Apresenta que tudo é passageiro, transitório. È o percurso que  fez Jesus em sua angústia, para que fosse cumprido à promessa junto ao PAI.  

A celebração (missa), no Domingos de Ramos, narra a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua morte no Horto das Oliveiras, descrita pelo evangelista São Lucas.  

A CNBB (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil), devido o momento de angústia que passamos com o vírus, determinou que este ano, o povo cristão deve acompanhar a “Celebração de Ramos” em suas residências. Em entrevista, na TV (Rede Vida), Padre Anderson Guerra e Padre Juarez de Castro falaram e pediram que neste Domingos de Ramos, dia 05 de abril, como fora dito acima, ficássemos em casa e não saiamos nas ruas.

Argumentaram que neste ano, devido a Pandemia do Coronavírus, usássemos os ramos nas fachadas de nossas residências, nas janelas, portas representando os ramos santos da vitória. Aquele que nos faz lembrar que somos filhos de Deus, que somos batizados, e especialmente nesses tempos difíceis que está abalando o mundo.

Sabemos que o povo em geral está sendo solidários com a ideia, apesar das coisas não estarem bem. Muitos de nossos irmãos estão sem trabalhar, sem ir às ruas. Muitos são autônomos, outros perderam o emprego. A escola não tem alunos. Os pais estão em casa enclausurados, idosos com cuidados redobrados.

Um dos momentos marcantes da Semana Santa é “O Lava-Pés”, momento representado por Jesus com seus “Doze Apóstolos” onde ELE, o  próprio Cristo Jesus lava os pés de seus seguidores mostrando a simplicidade e exemplo que não somos melhores que ninguém. E, nesse momento, a Igreja Cristã precisa de voluntários como os 12 apóstolos, representando Jesus à Instituição da Eucaristia. Isso dispensará este gesto tão sublime em que Cristo realizou com os seus apóstolos. A representação do Lava Pés não vai ser possível realizar, por sua vez, os representantes em simbologia dos apóstolos, não poderão estar presentes nesse ato devido estarem cativos em suas residências.

Entretanto, quem já vivenciou e leu nos livros sagrados, conhecem bem essa passagem em que Jesus, o Nazareno fez com seus apóstolos. A  missa da Ceia do Senhor (Celebração do Lava-Pés), marca o início do tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa. Para nós cristãos católicos, é uma representação à Santa Ceia no momento em que Jesus lavou os pés dos seus 12 (doze discípulos). O Lava-pés é um rito religioso como tradição de diversas denominaçõs cristã.     

Segundo a Igreja Cristã, o Domingos de Ramos nos ensina que seguir Cristo é renunciarmos a nós mesmos. Que sejamos solícitos aos nossos irmãos independentes de religião A e B com essa situação e rezemos para tudo passar.

 

TEXTO E CRIAÇÃO DE WILAMY CARNEIRO.

Nota:

Todos os direitos reservados a autor da obra.

Site:

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/lava-pes-um-gesto-que-nos-ajuda-a-ser-mais-servidores-diz-papa/ 

____________

¹Wilamy Carneiro é professor, poeta, cordelista e pesquisador. É colaborador de diversos artigos jurídicos e de opinião na web.