TRAÇANDO O ROTEIRO CERTO

Marlene Monteiro.

Para atingir nossos objetivos é necessário que sigamos um caminho que nos conduza efetivamente a essas metas. Disso sabemos todos nós. O problema está, então, no fato de que nem sempre temos conhecimento de qual é, exatamente,  esse caminho. Se o soubéssemos, com certeza o seguiríamos e obteríamos tudo o que desejamos. Na maioria das vezes vamos pelo caminho errado.

Para solucionar esse problema surgiu, na segunda metade do século XX, uma ciência a que se dá o nome de Programação Neurolinguística ou, abreviadamente, PNL. Essa ciência nos fornece as ferramentas para traçar os mapas de que precisamos para chegar aonde pretendemos realmente estar. Observe-se que os caminhos pelos quais um indivíduo passa não são nunca os mesmos por onde passa outra pessoa. Cada qual tem seu mapa, porque o modo como nossas experiências subjetivas são gravadas difere de pessoa para pessoa. Por isso se diz que “o mapa quase nunca corresponde ao território”.

A PNL vai mostrar exatamente como elaborar nosso próprio roteiro, localizando com exatidão o modo como fixamos nossos pensamentos (de forma mais visual, auditiva ou relacionada aos outros sentidos). Esses pensamentos é que se vão transformar em emoções, as quais determinam as atitudes que tomamos.

Ora, é dessas atitudes que decorre o sucesso ou insucesso de nossas vidas. Com o mapa certo, com certeza chegaremos ao destino pretendido, isto é, à realização de nossas metas no campo financeiro, amoroso, familiar e social.

Noutras palavras a Programação Neurolinguística é a solução mais eficiente e rápida para os problemas do homem moderno e — note-se bem — está ao alcance de todos nós. 

Psicóloga Marlene Monteiro