Relatório Final:

No nosso trabalho decidimos analisar o jornal desportivo, Jornal de Notícias, com o período de 18-10-2015 ate 22-10-2015.

Fundamentamo-nos em todos os desportos com a exceção do futebol, pois por ser uma modalidade conhecida como “o desporto rei”,os valores iriam ter uma grande discrepância em relação as outras modalidades desportivas. 

  1. D) Em relação a cobertura (A) podemos ver que as categorias tanto a nível de artigos, como número de fotografias que quem se encontra mais representado é os jovens adultos, com a etnicidade caucasiana, por sua maioria homens. Com mais de metade do número obtidos em relação aos restantes.

Em relação a sua natureza (B) podemos concluir que os mesmos jovens adultos, caucasianos, homens são quem predominam, em sua grande parte durante performances e também um pouco, mais abaixo, as características e a intensidade. Estando em maioria na sua forma ativa.

  1. A cobertura (A) analisamos que os valores que aparecem menos representativos são referentes as idades compreendidas entre crianças e idosos. A etnicidade menos visível foi a denominada outros, em que por sua vez era o sexo feminino que menos apareceu.

Relativamente a natureza (B), os valores obtidos, que tiveram menos visibilidade foram os idosos e crianças, nas aparências e habilidades. A nível da etnia os que apresentaram resultados mais baixos foram os negros e os outros, nas aparências e características. Por fim referente ao género, o sexo feminino é o que menos aparece, por sua vez, nas aparências, características e habilidade. Estando assim em minoria a forma passiva.

  1. Esta representação reforça a estratificação, pois os valores que mais se obtiveram sendo em género, idades e etnias quase não se alterou. Havendo uma maior predominância para os jovens adultos, caucasianos, homens estarem mais na pratica tanto do desporto como da atividade física constante. São os grupos que mais ativos se encontraram na nossa presente pesquisa e a qual a imprensa da mais importância. A classe social tem a sua importância natural, que dificulta certos grupos sociais a puder praticar certas modalidades mais distintas a nível de custos. Mas dando mais importância ao basquetebol, andebol, ténis, desportos motorizados.
  1. Esta representação promove que o envolvimento não é estratificado por género, idades, etnias e classes sociais pois foi apenas um estudo de 5 dias consecutivos em que não incluímos o futebol, nos presentes resultados. Perante isto podemos facilmente perceber que a mesma importância não é atribuída aos restantes desportos sendo de carater mais facultativos. Com os valores apresentados comprova-se que a nível competitivo existente grupos mais ativos do que os outros. Mas não faz com sejam os únicos a praticar. Pois quando se refere a atividade física, não precisa de ser obrigatoriamente a nível competitivo, mas também de lazer. Não promovendo assim perceções do seu envolvimento estratificado.

 

  1. Conforme os resultados obtidos conseguimos ver que quem esta mais envolvido na pratica da atividade física são os jovens adultos, caucasianos por sua vez homens. Onde atribuem mais realce a parte das performances e intensidade, a um nível mais ativo.

As atividades de grosso modo estão acessíveis a grande parte das pessoas de todos os escalões socais. Mas existem sempre desportos ou atividades físicas mais dispendiosas, consequentemente não são acessíveis a toda a gente. Pelo menos a nível competitivo, pois praticas menos constantes como eventos que dão mais visibilidade a modalidades menos divulgadas. Acontecendo com alguma regularidade, mas não tanta quanto os profissionais da área gostavam.

O mais referenciado pela imprensa são eventos de causas mais nobres ou de divulgação de modalidades, que marcam pela diferença e originalidade na sua criação. Eventos que causem impacto e sejam diferentes do que se esta habituado. Podendo referir um evento, que não estive presente nas nossas datas de pesquisa pois tinha sido antes, como o caso da Color Run. Apartida seria uma corrida normal de 5km, aberta a todas as idades, etnicidades e géneros onde primava pela diferença de ter pontos estratégicos em que era arremaçada tinta aos corredores de forma a torna a corrida diferente e divertida mesmo pra quem não gosta de correr. O importante é a atividade física estar patente no dia-a-dia de uma pessoa de forma constante.

[...]