FINAV – EDUCAÇÃO NÃO FORMAL – 4º SEM PEDAGOGIA

PROF Me CIRO TOALDO

NOME___________________________________________ Nº _______

 

 

LEIA COM ATENÇÃO:   

Esse trabalho deve ser feito com base em 3 pontos discutidos em sala:         

1. Pedagogo faz diferença: ou seja, aquele que faz de sua profissão a diferença por onde passa, deixando sua marca de dedicação e vontade de ser cada vez melhor.

2. Histórico da Educação Não formal: um aspecto da pedagogia fora do contexto escolar, em nossas aulas foi analisado vários pontos de onde este pedagogo pode atuar.

3. Sobre ricos e pobres (diferenças): caraterística fundamental da sociedade em que estamos inseridos e para a qual a pedagogia não pode virar as costas, afinal de contas os alunos estarão dentro deste contexto. Nesta dimensão vivemos nos ditames econômicos que interferem inclusive nos aspectos educacionais.

 

Tenham em mãos as anotações feitas em sala a respeito dos três assuntos estudos, bem como os materiais utilizados e os seus respectivos textos. Lembro que o referido trabalho deve ser feito de forma INDIVIDUAL e sem empréstimo de material.

 

1. De cada um dos textos apresente: três ideias centrais com seus respectivos comentários.

 

2. Elabore um texto, no mínimo de 25 linhas, com título que seja interligado, fazer argumentações, justificando as razões que levam o pedagogo/professor fazer a diferença, isso tanto na Educação Formal, como na Não Formal.

 

3. Sobre o Histórico da Educação Não Formal, apresente com detalhes, como a Drª. Valéria Aroeira Garcia apresenta o histórico desse segmento da educação (lembre-se: não se aceita cópia de apostila, mas ela deve ser seu suporte).

 

4. Na última aula foi argumentado a respeito do Capitalismo/Neoliberalismo, Alienação, Cidadania, Política, Escola, Professor, Anos Iniciais, Questão Salarial, (Des) Motivação – como você faz a ligação de todos esses importantes pontos, ligados com a Educação Não Formal? Espero que você tenha anotado algo que o professor mencionou. (Vamos pensar e refletir, caso contrário deixaremos de ser humanos racionais)