UNIESP

DISCIPLINA Inclusão dos portadores de necessidades especiais

Professor Me. Ciro José Toaldo  

Filme “Meu Pé Esquerdo”

Esta disciplina busca levar os acadêmicos a refletir sobre a importância da inclusão dos portadores de necessidades especiais, especialmente para o meio escolar, mas também para a sociedade como um todo.

O trabalho com este filme deve promover a reflexão, a forma com a família encarra a questão do portador de necessidades, bem como o comportamento da sociedade como um todo, enfim, um bom documento para se debater a questão central de nossa disciplina.

Sucintamente sobre o filme: o personagem Christy nasce com paralisia cerebral e com limitações na fala, motricidade bi manual unilateral da perna direita e dificuldade para conter a coluna cervical e sua cabeça balança o tempo todo.

Mas ele não teve seus aspectos cognitivos afetados: este jovem era muito  inteligente, com uma criatividade excepcional e também era um grande empreendedor.

Assistir ao filme para que possamos promover um bom debate em sala de aula, o debate consistirá com o seguinte roteiro: (trazer rascunhadas estas perguntas, para que tenhamos êxito em nossa discussão da próxima aula)

Assista ao filme fazendo um paralelo acerca do protagonista do filme enfocando, os seguintes aspectos:

1. Importância da mãe para o desenvolvimento de Christy;

2. Importância dos irmãos para o desenvolvimento de Christy;

3. Papel do pai na vida deste protagonista;

4. O que, provavelmente, teria ocorrido a Christy se todos tivessem tido a mesma reação que o pai teve no início do filme?  

5. Aquela senhora que cuidou de Christy no início do filme quando sua mãe foi para o hospital poderia servir de exemplo do preconceito a que os portadores de necessidades especiais estão sujeitos? Sim ou não, justificar sua resposta.

6. Quais foram os maiores obstáculos do protagonista para ter seu objetivo alcançado?

7. Refletir sobre o protagonista do filme, suas dificuldades e como deve ser a vida de tantos portadores de necessidades na atual sociedade.

8. Procure conversar com alguém que é portador de necessidade e converse com ele sobre o filme, pedindo para ele quais são as maiores dificuldades que ele enfrenta em relação à sociedade.

9. O protagonista foi exitoso no final do filme? Relate sobre esta questão.

10.Cite um ponto do filme que você achou importante quando estabelecemos um paralelo com a situação de inclusão escolar e que não esteja contemplado nas questões já respondidas.