Trabalho artístico

É impossível viver bem sem a Arte, pois o fazer artístico está ligado à emoção, ao encantamento, à sugestão e à reflexão crítica e criativa. Por isso, a música, a dança, a pintura, a escultura, a literatura, o teatro e o cinema emocionam e provocam tantas reações nos seres humanos. Também importa destacar a presença artística nos objetos, uma vez que as pessoas não compram seus pertences apenas pensando na utilidade deles, mas também buscando sedução, beleza e ornamentação.
Assim sendo, nota-se que a Arte sempre foi e sempre será essencial na vida dos indivíduos, não é à toa que Shakespeare continua emocionando até hoje. Porém, infelizmente, há um déficit educacional muito grande nessa disciplina, haja vista que são poucos os sujeitos que se interessam pelo estudo das tendências artísticas, e isso gera na população uma grande incapacidade interpretativa e produtiva.
Como falta, em muitos profissionais, informatividade sobre as características da Arte, a criatividade nas produções, guardadas as devidas exceções, fica bastante comprometida, visto que combinar informações se mostra indispensável ao processo de criação. Se os técnicos, aqueles que constroem, fossem mais bem preparados para entender a classe da Arte Clássica, a força da religiosidade medieval, a elegância do pensamento renascentista, a presença do conflito no Barroco, a marca do pastoralismo arcádico, o movimento revolucionário do sentimentalismo romântico, a crítica do Realismo-Naturalismo, a busca pela perfeição formal do Parnasianismo, a perenidade do misticismo simbolista, o encantamento do sincretismo pré-modernista e a relevância da irreverência criadora dos modernistas e pós-modernistas, apoiados nas vanguardas europeias, certamente os móveis, as casas, os penteados, as roupas, os sapatos, as vitrines, os carros, os trens, os barcos, as motocicletas, as embalagens, os talheres e todas as fabricações da humanidade, a art nouveau é um bom exemplo disso, apresentariam muito mais estilo e qualidade, já que a Arte agrega valor sentimental, financeiro e decorativo também aos objetos de uso social, não se resumindo às artes tradicionais apenas, tendo em vista a amplitude da manifestação artística na necessária formação da sensibilidade humana.
Por tudo isso, urge investir no ensino da Arte, porque o fazer artístico associa-se a ideologias filosóficas, tempos históricos, espaços geográficos, múltiplas linguagens, argumentações diversas, publicidades e, em grande escala, atualmente, diagramações computacionais, isto é, não se pode fugir da Arte. Com valorização do labor artístico, as pessoas se tornarão mais sensíveis, críticas, atentas e criativas, reunindo capacidade para, em suas ações, emocionar, encantar, sugerir, provocar e revolucionar, no trabalho e na vida social.

Jean Carlos Neris de Paula