Trabalhar pela internet
Por João Paulo Filgueiras | 03/05/2014 | AdmUm dos problemas atuais é a questão do trabalho. O Brasil está com uma taxa de desemprego baixo, e cresce o número de trabalhadores com carteira assinada. Este ano de 2014, apesar do período eleitoral, que tende a encobrir a verdadeira situação econômica do país, temos um crescimento da inflação que tende a reduzir a renda das pessoas, e fica cada vez maior a necessidade de encontrar formas alternativas de complementar a renda.
Em países como EUA e Europa, em que a internet é usada pela maioria da população que entre outras coisas, faz compra online, existe um nicho significativo para que empresas criem sites para vender seus produtos pela internet. Existem mesmo sites de empresas que se dedicam apenas ao mercado online.
Com a crise econômica de 2008, o mercado se reduziu e a concorrência aumentou neste mercado, apenas os que já possuíam um conhecimento sólido e alguns mercados cativos conseguem sobreviver, apesar disto, ainda existe gente que consegue uma boa renda e alguns poucos estão ficando ricos por lá.
No Brasil, este mercado é relativamente recente, pouca gente se arrisca a comprar pela internet e o mercado está restrito às classes altas e aos produtos de baixo custo que oferecem menores riscos ao consumidor. O custo da internet tem baixado e cada vez mais pessoas estão tendo acesso ao mundo virtual, e com formas de pagamento como o pagseguro, cada vez mais pessoas se arriscam e este mercado tende a crescer por mais uma década.
Como trabalhar pela internet? Existem diversas formas, pode-se criar um site ou blog, existem diversas ferramentas como o blogger e o sapo que permitem criar e manter um blog gratuitamente, e à medida que este alcançar um bom público, o blogueiro pode monetarizá-lo de diversas formas. Uma das mais simples é com o Google Adsense, que posta anúncios automaticamente de acordo com o conteúdo de seu site, e paga alguns centavos por cada um que clica no anuncio. Ou você pode divulgar banners de sites de afiliados, estes pagam por cada compra feita direto do site e ainda é possível postar anúncios de empresas quando se tiver um público razoável.
Outra maneira de se trabalhar online, é com a revenda de produtos digitais. Existem e-books e outros produtos que ao serem comprados permitem ao internauta revendê-los e ficar com cem por cento dos lucros. Melhor do que estes são os chamados MLM ou MMN (Marketing Multinível) que são sites afiliados, que permitem divulgar produtos de empresas e ganhar uma porcentagem das vendas, no caso do MMN além de ganhar com a venda dos produtos e serviços é possível faturar com as vendas de pessoas que são indicadas por você. É mais comum nos EUA onde se chama MLM. Por aqui, é mais comum a formação de pirâmides financeiras.
A forma mais tradicional é criar um site ou loja virtual e disponibilizar produtos e serviços pela internet. Para quem já tem uma empresa é o ideal e quem não iniciar uma versão dela perde dinheiro e pode não conseguir sobreviver ao longo prazo. Para quem já tem um bom conhecimento é possível se lançar neste mercado ou trabalhar com a informatização de empresas já consolidadas que estão se lançando no mercado virtual criando os sites e divulgando-os. O mercado online já movimenta bilhões de dólares no Brasil e tende a crescer.
Outra forma de divulgar produtos de afiliados ou promover lojas online é através das redes sociais. O Facebook tem sido a mais bem sucedida. Quem tem muitos seguidores ou amigos divulga sites afiliados ou banners para eles. Ou cria uma página de fãs para divulgar tais produtos. Existem diversas outras maneiras, como criar um canal no Youtube e divulgar vídeos populares, neles é possível adicionar anúncios do Adsense e lucrar uns centavos por visualização. Outra é criar produtos virtuais, como e-books ou softwares e vendê-los pela internet, diretamente do seu site ou através de uma loja virtual do nicho.
Estas são apenas algumas sugestões, existem muitas outras, e surgem novas ideias todos os dias, milhões de pessoas trabalham desta forma nos países ricos e alguns milhares vivem disto aqui no Brasil. Por aqui, além da falta de acesso à internet e do baixo poder aquisitivo da população, sem falar na desconfiança do consumidor que ainda não está acostumado ao mercado virtual, o maior obstáculo é sem dúvida o baixo nível de conhecimento de informática dos profissionais da área. Existem milhares de empresas a procura de profissionais qualificados, mas existem tão poucos no mercado que praticamente se torna inviável para a maioria delas. Não existem muitos cursos em português na área, tanto no nível técnico como no superior existem poucos recursos, e mesmo quem tem formação em informática desconhece o segmento. Felizmente, existem alguns recursos no mercado informal. São e-books e vídeos online que orientam os profissionais da área.
Os melhores são o “Formula Negócio Online” ideal para quem está se lançando neste mercado sem muita qualificação, orienta sobre a maior parte das formas de se lucrar com este mercado e serve tanto aos empresários que quiserem empreender na área como para quem está querendo ganhar dinheiro nas horas vagas.
O “Segredos do Adsense” é ideal para quem quer criar um blog de sucesso e lucrar com o Google Adsense e ainda existe o “CONAED 2.0 Acesso Diamante” ideal para os empreendedores que já possuem um bom conhecimento do mercado.