As subidas fazem do ciclismo um esporte desafiador, mas para os amantes dessa modalidade vale muito a pena! Nesse artigo veremos alguns truques para você vencer as subidas difíceis com a bicicleta.

Primeiro Passo: O esforço que é realizado

O aspecto mais importante de uma subida difícil com uma bicicleta é a manutenção de um esforço constante da parte inferior do corpo do ciclista durante todo o caminho até o topo. Isso é uma coisa difícil de alcançar.

Se a pessoa tiver um monitor de frequência cardíaca há uma defasagem de aproximadamente trinta segundos a um minuto, de acordo com especialistas. Se a pessoa estiver iniciando, o início da colina é perceptivelmente fácil e o topo parece incrivelmente mais difícil com o mesmo esforço. Os medidores de energia são a única maneira de receber feedback instantâneo do esforço real do ciclista.

Nem todo mundo tem um medidor de energia, de modo que os melhores truques para vencer as subidas mais difíceis com a bicicleta são:

•        Começar mais lento na parte inferior da subida;

•        Estar familiarizado com o caminho para que você saiba quanto que tipo de esforço é necessário para subir o morro ou colina;

•        Pratique na subida difícil e veja o que funciona para seu ritmo corporal.

Quanto à frequência ou ritmo para subidas difíceis de bicicleta

Todo mundo é diferente, mas para a maioria das pessoas é mais eficiente subir uma colina (mantendo uma frequência de80 a105). A manutenção alta de uma frequência pode ser difícil no início, mas com aptidão vai melhorar e se tornará mais natural.

Truques para pedalar de bicicleta em círculos em subidas mais difíceis

A idéia do curso do pedal é para aplicar a força por todo o caminho em torno dele, o empurrando para baixo, puxando-o para trás na parte inferior. A pessoa pode levantar-se na parte de trás e empurrar na direção do topo. Outra maneira de pensar é esticar as manivelas da bicicleta por todo o caminho completo em torno do curso do pedal.

A maioria das pessoas realmente não são muito boas em pedalar em um círculo suave.

Truques de posição para pedalar bicicleta em subidas mais difíceis

Ao escalar a pessoa deve:

•        Sentar-se ereta, a fim de abrir os seus pulmões para maior consumo de oxigênio e envolver grandes grupos musculares.

•        Faça um aperto relaxado dos acessórios que deverá levar, para que não desperdice energia causando tensão, e para limitando o seu consumo de oxigênio.

•        Fique com a parte superior do corpo relaxada. Não ponha sua cabeça para trás, isso desperdiça energia e geralmente pode causar por problemas nos pedais e na fiação.

•        Prefira permanecer sentado para:

É mais eficiente ficar sentado durante uma subida de montanha do que ficar em pé; no entanto, você pode produzir mais velocidade quando fica na segunda posição (em pé).

Para fazer mais esforço, sua pelve não fica ancorada na sela para que o seu núcleo de músculos das costas tenha que ser puxado para cima no pedal resultando em um maior gasto energético. Você também pode usar os seus braços para puxar para baixo as barras e apoiar-se.

Quais truques são benéficos para subidas difíceis de bicicleta?

•        Em subidas longas, é benéfico envolver os grupos musculares diferentes e deixar que os outros tenham um descanso. Tente guardar isso em mente para as partes íngremes da subida.

•        Quando sua frequência desacelera é difícil continuar "girando" com a bicicleta na subida.

•        Quando relaxar a parte superior para fazer a transição para uma descida, isso pode dar aos seus músculos uma sensação de alívio.

•        Quando você precisar ir tão rápido quanto possível, uma vez que envolver mais grupos musculares, tome cuidado, pois gastará mais energia.

 Truque para Troca de Marchas

A troca de marchas vem com a experiência. A mudança para uma engrenagem rápida faz perder o ímpeto, e na mudança tardia da marcha a pessoa corre o risco de não ser capaz de mudá-la de novo quando precisar.

Quando a pessoa puxa para baixo uma engrenagem mais fácil, há mais pressão sobre a cadeia e às vezes não vai haver mudança se tiver muita pressão; aliviar-se no curso do pedal por um breve momento pode fazer a mudança acontecer. Além disso, quando a pessoa muda de uma posição sentada para uma posição ereta, ela deve deslocar-se, pelo menos uma, se não duas engrenagens quando seu pé estiver na posição por duas horas, porque a sua frequência desacelera.

Ter uma boa Atitude mental

A atitude mental para subir de bicicleta em locais difíceis faz uma grande diferença sobre como a pessoa irá realizar essas subidas. A pessoa tem que ficar em uma atitude positiva não importando o quanto ela está com medo ou dificuldades, e acreditar que pode fazê-lo.

Veja agora mais truques para vencer as subidas difíceis de bicicleta mais rapidamente que todo ciclista gostaria de saber:

1.       Evite correr cedo demais na subida. Não se empolgue nas encostas mais baixas, se você ainda tem um longo trabalho árduo até chegar ao topo.

2.      Mantenha uma frequência razoável de 65-80 RPM. Será mais baixa do que o normal, mas evitará empurrar uma engrenagem grande em um ritmo muito baixo.

3.      Antecipe seções íngremes para ficar com marcha mais baixa antes de chegar lá.

4.      Evite o ápice mais íngreme e a largura em torno dos cantos, para manter o melhor ritmo e a velocidade constante.

5.      Sempre que possível permaneça sentado. Deixe os pés sobre os pedais para as colinas íngremes e realmente subidas difíceis.

6.      Diminua o seu próprio ritmo. É contraproducente tentar ficar pedalando sua bicicleta muito mais rápida. Você vai perder mais tempo em longo prazo.

7.      Saiba o que você está escalando: o comprimento, a inclinação, o topo, e o tempo provável que seja necessário para concluir a subida do local difícil com a bicicleta.

Preparação para vencer as subidas mais difíceis com a bicicleta

O esforço necessário para o ciclo aumenta exponencialmente à medida que as subidas difíceis também aumentam. Se a pessoa for nova no ciclismo não deve começar em locais de subida muito difíceis, pois pode correr alguns riscos.

A pessoa precisa de uma adequação razoável antes de enfrentar subidas íngremes. Além disso, quando ela começa a subir, usa o seu corpo superior e na volta mais ainda. Por isso, os exercícios de força são fundamentais para fortalecer os músculos superiores das costas, pois isso vai ajudar muito ao ciclista.

Escalada em sela ou fora da sela?

A grande questão é saber se a pessoa deve subir sentada na sela ou sair da sela, ficandoem pé. Emsuma, é melhor se sentar em longas subidas gradualmente. Sair do selim é útil para quando o local começa realmente a ficar íngreme. A Escalada fora da sela é menos aerodinâmica e é o trabalho mais difícil. É bom para caminhos curtas, mas a pessoa vai se cansar mais rapidamente.

Truques para escalada na sela

Sempre que possível, a pessoa deve manter-se sentada ao escalar. É mais eficiente e ela pode manter um bom ritmo por mais tempo. Também é mais aerodinâmico. Para os novatos, é um bom treinamento tentar subir ficando sentado e deixando o hábito ficar em pé sobre os pedais, logo que a estrada começa a ficar com a subida mais difícil.

Truques para escalada fora da sela ou em pé

Nesse caso, a pessoa pode empregar muito mais músculos e força superior do corpo para ajudá-la a puxar para cima o guidão. Se ela se levantar, vai ter um aumento de curto prazo no seu ritmo. Se ela estiver usando um medidor de energia, provavelmente vai ver que está aumentando de potência significativamente.

Isso é ótimo para aceleração ou para obter um esforço especialmente mais acentuado. Mas, quando as fibras musculares de contração rápida ficarem esgotadas, a explosão de força vai diminuir, e a pessoa vai se sentir como se tivesse dissipando sua energia.

Considerações finais

Alguns truques para vencer a subidas mais difíceis com a bicicleta foram aqui apresentados, mas existem ainda alguns que merecem destaque. Por exemplo, tenha em mente, que não há nenhuma regra rígida e rápida sobre a escalada na sela. Às vezes é bom sair da sela em um pequeno trecho da subida apenas para dar mais força aos músculos das costas, quebrar a monotonia de subir na posição sentada.

Outro ponto importante é não se esquecer do vento. Algumas experiências mais difíceis de subidas foram realmente devido a um vento contrário muito forte. É por isso que pode ser bom para fazer a prática de subidas difíceis com a bicicleta sentados na sela.

 No entanto em alguns momentos, segundo especialistas a subida de monte em uma bicicleta se tiver um vento “de cauda35 mph”, torna-se uma vantagem fazer a maior parte da subida de pé.

Com alguns cuidados, tomando-se sempre atenção com a posição do vento, saber se a bicicleta esta equipada corretamente para que o ciclista possa fazer subidas difíceis sem problemas, usar roupas adequadas e conhecer bem o local da subida principalmente se for iniciante, a pessoa conseguirá com certeza fazer uma subida difícil com sua bicicleta, apenas seguindo esses truques.

Se você gostou deste artigo “Compartilhe” e veja mais em www.bikeloko;com.br/dicas.