A melhor estratégia para superar a crise e vencer a concorrência é buscar alternativas para minimizar o impacto dos possíveis prejuízos decorrentes de tais fatores externos. Apontar o problema somente não faz fluxo de caixa aumentar. No entanto investir em um atendimento qualificado, fidelizando o cliente, pode ser uma maneira de driblar a situação.

De um lado os clientes estão exigentes, além de concorrentes melhores e poderosos, e de outro, poucas empresas e profissionais que conseguem surpreender, oferecendo experiências marcantes.

Diante desse cenário, clientes são cada vez menos leais e fiéis ás marcas e aos produtos e serviços, devido ao pouco carinho e cuidado dedicados para atendê-los plenamente em suas individualidades e necessidades. Portanto, devemos entender que todo cliente deve ser tratado como VIP, termo de origem inglesa: Very Important Person, que significa “pessoa muito importante”.

Todo cliente deve ser tratado como se fosse único. Um cliente satisfeito te indica para outros três, mas um insatisfeito faz críticas ao seu desempenho para dez pessoas. Portanto, fazer com que o cliente se sinta exclusivo é a melhor maneira de conquistá-lo e garantir a fidelização. Pense nisso e bons negócios!

Nádia Januário

Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em gestão de pessoas