PROJETO DE INTERVENÇÃO  ALFABETIZAÇÃO CONTO O PATINHO FEIO

 

Ana Maria de Paula e Silva

Escola Estadual “Antônio Carlos de Brito”

 

Antônia Mariluci de Souza Freitas

Escola Estadual “Antônio Carlos de Brito”

 

Maria José Alves Rodrigues

Escola Estadual “Antônio Carlos de Brito”

 

 

RESUMO

 

 

           Diante do diagnóstico dentro da Instituição Escola Estadual Antônio Carlos de Brito, na cidade de Pontes e Lacerda, Mato Grosso, foram realizadas com as turmas do 1º, 2º e 3º anos no ano de dois mil e dezenove (2019), observou –se algumas dificuldades nos alunos dentre elas leitura, escrita e compreensão de textos, e fez-se necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver uma melhor aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica. executou o Projeto Interdisciplinar elaborando aula por aula deixando bem flexível para ter a participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem, com método fônico, lúdicos e recursos audiovisuais tornando assim mais eficaz. Para os alunos com dificuldades na aprendizagem, houve incentivos, acompanhado de teatro, música e desenhos para que as dificuldades fossem minimizadas a fim de que se tornem cidadão ativos, críticos e participativos no âmbito escolar e social. Foi enviado bilhetes convocando para aula de reforço escolar contra turno, com o consentimento familiar. Assim sendo, alunos que apresentam uma defasagem de aprendizagem, precisam recuperar sua autoestima para poder continuar aprendendo e não ser prejudicados no futuro. As expectativas dos docentes visam que os alunos com dificuldades de aprendizado tenham domínio da leitura e escrita. Houve capacitação para os docentes com cursos de alfabetização. Isso resultou em aulas atrativas e lúdicas acompanhado de uma boa observação na formação do aprendizado de cada discente dentro do ciclo e fase.

 

 

Palavras-chave: Alfabetização e Letramento, Leitura, Escrita e Compreensão.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Após várias reuniões Pedagógicas e Planejamentos coletivos, percebe-se as dificuldades de algumas crianças através dos Diagnósticos interno, objetivando sanar as dificuldades reveladas, resolveu no coletivo do corpo docente, coordenadoras, e formadores do Cefapro de Pontes e Lacerda - MT, com apoio da Gestora da Unidade Escolar. Então, elaboração do Projeto de Intervenção Pedagógica, o Conto O Patinho Feio.

O letramento que compreende leitura e escrita como o contato com o mundo, é o foco central deste projeto.

A classificação das turmas, que foi um primeiro estágio, realizada no ciclo e fases de controle nas etapas de alfabetização e letramento.

Todas atividades foram norteadas nas diretrizes e nas orientações das equipes BNCC e dos Objetivos do Sistema de Educação do Estado de Mato Grosso.

a) O tema da Intervenção Pedagógica; Conto Clássico: O Patinho Feio (Dinamarqueses Hans Christian Andersen), foram desenvolvidas na área de Linguagem envolvendo de forma interdisciplinar que contribuíram para as Áreas de Ciências, Matemática e Ciências Humanas.

 

b) O objetivo; aprimorar a leitura, a interpretação, compreensão e produção textual em consonância com o ciclo e fases, objetivos de aprendizagem e o DRC/MT. (Documento Referência Curricular).

 

c) A metodologia; Nas Áreas de Ciências, Matemática e Ciências Humanas. 

– Conhecimento prévio dos alunos quanto ao o gênero literário.

– Apresentou-se o livro e suas características: capa, título, autor, editora e ilustrações.

– Leitura da história completa com entonação voz e mudanças de expressão, ritmo adequado para os alunos perceberem a distinção expressiva, e a apresentação das figuras, sempre dialogando com os alunos.

– Interpretação oral: os alunos recontaram a história, identificaram os personagens, o tempo e o espaço.

– Assistiram ao filme: O Patinho Feio e fizeram a comparação com a história lida no livro.

– Dramatização e teatro. (Narração, conto, reconto da história)

– Atividades de cálculos matemáticos

– Escrita de palavras com alfabeto móvel.

– Caça-palavras e personagens.

– Cruzadinhas

– Sequência de atividade retirada do texto para outras disciplinas.

– Reescrita coletiva do texto.

– Frases enigmáticas.

– Cantaram a música O Pato, de Vinícius de Moraes e Toquinho

Refletiram sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;

Produziram textos diversos, coletivamente, tento o professor como escriba (narrativos, descritivos); incentivando a explorar a linguagem oral e escrita

Atividades com correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever sílabas, palavras, frases e textos.

Leituras e escritas de palavras com estruturas silábicas canônicas e não canônicas.

Objetivos de aprendizagem e o DRC/MT (Documento Referência Curricular); foram trabalhados e acordo com o ano de cada turma.

 

d) Escola Estadual “Antônio Carlos de Brito” com as turmas do 1º, 2º, 3º anos , no período 20/05/2019 (vinte de maio de dois mil e dezenove) à 31/05/2019 (trinta e um de maio de dois mil e dezenove), haja visto que, os professores e coordenadoras se reuniram para elaborar o projeto de intervenção para minimizar as dificuldades de leitura, escrita, interpretação e compreensão apontadas nos resultados dos diagnósticos realizados no início do ano letivo.

 

Segundo Magda Soares considera importante haver um olhar externo sobre a educação, mas com base em um currículo com metas estabelecidas de forma clara para cada etapa do ensino. Segundo a entrevistada, a autonomia do professor está na escolha dos caminhos e das ações para se chegar a essas metas. Apud

http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-entrevista-detalhe/393/magda-soares-discute-como-mediar-o-processo-de-aprendizagem-da-lingua-escrita.html

Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale)

 

Possibilitaram às crianças se desenvolver oralmente, identificar, comparar, relacionar, analisar e classificar, assim sendo, elevou-se a autoestima e o valor escolar dos discentes e contribuindo em outras disciplinas.

 

DESENVOLVIMENTO

Foram trabalhados e discutidos Temas transversais como: Ética, Pluralidade Cultural, Leitura e compreensão da linguagem.

Ética são valores do ser humano de respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização e solidariedade com os demais colegas. 

Houve roda de conversa entre docente e discentes para discutir os acontecimentos, de como ocorreu (Quem? Onde? Quando?), trabalho coletivo e compartilhamento das descobertas.

Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento, práticas educativas nas diferentes Culturas, Cidadania: Direitos e Deveres individuais e coletivos.

Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística.

As atividades foram ministradas de forma oral e escrita, juntamente com lúdico.

Acompanhando o cotidiano: família, casa, animais, alimentos, nos ambientes rural e urbana.

Segundo Freire (1988, p. 21) a importância do ato de ler, que implica sempre a percepção critica, interpretação e reescrita do lido […]. É na interação com a leitura, sendo esta uma ferramenta de aprendizado e critica, mas também de distração e diversão, que o leitor relaxa, aprende e se desenvolve continuamente. Apud

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/habito-de-leitura#:~:text=Segundo%20Freire%20(1988%2C%20p.,aprende%20e%20se%20desenvolve%20continuamente.

 

A Intervenção teve uma grande contribuição na Alfabetização trazendo bons resultados na leitura, escrita e compreensão de textos e tornando–os mais críticos e autônomos nas suas criações. O resultado foi satisfatório nas turmas aplicadas, abaixo há relatos das Docentes que ministraram o Projeto em sala de aula.

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

 

        Relato da Docente da turma do 2º ano A - matutino, foi realizado uma prévia sobre  o Conto O Patinho Feio, realizou a leitura história e assistiram o vídeo depois houve uma roda de conversa onde  observou  que os alunos foram participativos, interagiram, produziram e demonstraram interesse em aprender, as aulas foram prazerosas acompanhada de  ludicidades e música,  parceria entre eles em auxiliar os colegas com mais dificuldades , e o aluno  (PNE) já vem frequentando a sala de recurso, e quanto ao aluno X já está lendo  frases e textos curtos, o mesmo ainda apresenta dificuldades na dicção das silabas complexas. Há duas discentes que apresentavam vontade de aprender, porém apresentou algumas faltas. No decorrer do Projeto ingressou uma aluna que revelava dificuldades no ato da   leitura e escrita, ao termino do Projeto, já conseguia ler silabando, necessitando muito de ajuda individual para completar o ciclo de aprendizagem. Ao termino a intervenção a maioria dos alunos já estavam com leitura fluente e conseguindo interpretar e demonstram diferentes habilidades tanto em leitura quanto na escrita bem como, formular, escrever, ler e compreender alguns gêneros dentro das habilidades e competência na fase e ciclo da turma do 2º ano.

 

       Relato da Docente da turma 2º ano B vespertino, na prática pedagógica do processo de aprendizagem no primeiro dia foi apresentado o livro da história: O Patinho Feio, analisando a capa, título, autor, editora e a ilustração do mesmo, a seguir foi feita a leitura com ênfase e entonação na voz conforme a ação dos personagens, após a leitura, foi aberto um momento para a interpretação oral, onde, quando, como, etc. depois cantamos a música: Cinco Patinhos, a seguir foi dado a figura dos personagens para colorir, e  atividades pedagógicas escritas, como, leitura do texto: O Pato Pateta, identificar no texto palavras escritas com a letra p. e enumerar a sequência dos acontecimentos da história e realizar o reconto oral para os colegas, nos dias seguintes foram realizadas atividades pedagógicas  relacionadas à leituras de textos diversificados; bem como atividades escritas, letra inicial, final, número de letras e sílabas, poemas, rimas, versos, listas de palavras, cruzadinhas, caça- palavras, formações de palavras, produção de texto coletivo com ajuda da professora, através da figura dada com o título ;O passeio no Lago Azul ; e também o filme O patinho Feio, realizando ilustração livres,  tipos de animais domésticos e selvagens, cantinho de ciências com construção de maquete dos animais, painéis, espaço familiar e seus agregados, adição e subtração envolvendo quantidades de figuras em cada situação dada em questões problemáticas, recorte e colagens das peças do quebra- cabeça  O Patinho Feio, quanto ao desempenho dos alunos, foram bastante envolventes, os mesmos, demonstraram uma boa participação e empenho para realizar as atividades de cunho, oral e escrita, alguns  alunos apresentaram dificuldades no aspecto da leitura e escrita, estes  eram o foco principal do trabalho da intervenção pedagógica, porém, as atividades foram desenvolvidas com toda a turma, com objetivo de   incentivar àqueles que apresentavam maior dificuldades no ensino aprendizagem, foram  realizadas trabalhos de grupos, e utilizei o método fonético nas articulações e  pronuncias das palavras. Entretanto, participei do seminário de apresentação dos resultados das intervenções pedagógicas realizadas nas escolas do polo do Cefapro de Pontes e Lacerda-MT, representando as colegas envolvidas no projeto.

 

         Relato da Docente da Turma: 1º ciclo- 1º ano –vespertino, foi realizada a Intervenção Pedagógica, no primeiro momento foi feito a roda de conversa, apresentação do livro, capa, título, editora e ilustrações, e em seguida a leitura da historinha O Patinho Feio interpretação na oralidade e questionamentos dos alunos com a identificação dos personagens quanto ao tempo e espaço onde e quando acontece a história. Foi contada outra historinha O Pato medroso, os alunos assistiram ao filme do Patinho Feio para eles fazerem a comparação entre a historinha e o filme, atividades orais e escritas tais como: escrita do alfabeto, vogais, junções de sílabas, formação de palavras, leitura e escrita de palavras através de gravuras, caça palavras, tipos de moradias, família, atividades ilustradas e ilustrações feita pelos alunos. Durante o trabalho com o desenvolvimento da fluência em linguagem oral, sendo orientados para que os alunos falassem um de cada vez respeitando as opiniões dos colegas. Após ser realizada a Intervenção Pedagógica foi constatado que os alunos em defasagem de aprendizagem conseguiram 95% de aproveitamento em leitura e escrita através de gravuras da historinha do patinho feio”.  

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

          A leitura de conto clássico torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Assim, através da Literatura Infantil podemos trabalhar a língua em funcionamento, mostrando as relações interdisciplinares que o conto proporciona. Os alunos foram desafiados a verificar a compreensão do conteúdo, através da elaboração de questionamento na oralidade e escrita.

       Avaliação diagnóstica, processual e contínua a cada Sequência Didática dentro do Projeto Pedagógico de forma sistemática e flexível, respeitando o ritmo individual de cada criança para que as professoras rearticulassem sua prática de acordo com as necessidades de cada turma. Foram observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho e colaboração. Cronograma de Atividades do Projeto de Intervenção foi desenvolvido e com a expectativa de ter êxito.

         Consolidação do Projeto e aprimoramento da leitura e escrita, mas havendo alguns alunos que ainda necessitam de um olhar diferenciados por condições de tempo no aprendizado individual, se faz necessário dar continuidade nas etapas do Ciclo de aprendizagem.

          Através do conto, foi valorizado a participação dos alunos ao questionarem e contribuírem, sendo observado por eles o tema com a sua realidade, na oralidade e seu envolvimento nas atividades propostas durante a realização do Projeto.

            No trabalho com a oralidade e escrita é fundamental diversificar os gêneros para que os alunos aprendam a planejá-los de forma adequada à diversas situações interativas, desde as mais coloquiais até as mais formais.

 

REFERÊNCIAS                                           

Anos Iniciais Ensino Fundamental, Bncc em Mato Grosso – Base Nacional Comum Curricular Educação e a Base, dia 27/08/2020 (https://drive.google.com/file/d/1z9YmiOlRBNYVpExIK6yfACoA99wvK-cW/view).

NEVES, Albanize Aparecida Arêdes, LOPES, Angélica de Souza Carvalho, GRILO, Miriam dos Santos e PRESTA, Eliete Bevilacqua, O Patinho Feio, Coleção Aprender e Criar Letramento e Alfabetização 2, 2011 Edições Escala Educacional São Paulo 2° edição, 2014 1ª impressão. PDF O Patinho Feio (http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/roteiropedagogico/publicacao/8105_o_patinho_feio.pdf).

Entrevista com Magda Soares, Plataforma do letramento, dia 27/08/2020 (http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-entrevista-detalhe/393/magda-soares-discute-como-mediar-o-processo-de-aprendizagem-da-lingua-escrita.html) youtube (https://youtu.be/wIznCg__Ad0).

RAMPELOTTO, Helena de Paula, As dificuldades na formação do hábito de leitura em alunos do Ensino Fundamental, Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional , Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia CEP 04551-060 - São Paulo – SP, dia 27/08/2020 (http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/noticias/7293-as-dificuldades-na-formacao-do-habito-de-leitura-em-alunos-do-ensino-fundamental).

 RAMPELOTTO, Helena de Paula; GIZÉRIA, Kátia. As Dificuldades na Formação do Hábito de Leitura em Alunos do Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 02, Ano 02, Vol. 01. pp 51-66, dia 27/08/2020  (https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/habito-de-leitura).