TIPOS DE POLUIÇÕES: O desafio do progresso

 

Cristiane Lopes de Souza¹

Roseni de Jesus G. da Silva ¹

Tiago Sizernando Martins Dutra ¹

 

 

 

RESUMO

 

A espécie humana não é a única que contamina o seu meio ambiente. Contudo, nós certamente somos os únicos a usar o fogo, os combustíveis fósseis, utilizamos a fusão nuclear para gerar energia, desmatamos as floretas, secarmos os rios, extinguir animais. O Ser humano possui o poder de modificar a paisagem por meio de suas atividades, tais como a urbanização, a agroindústria, mineração, fundir e usar metais, criar novos produtos químicos com os seus respectivos perigos, aumentar o risco de radiação natural e alterar a atmosfera e, ate mesmo alterar o clima do planeta. Existem uns emaranhados tipos de poluições usando diferentes tipos de atividades. Ente as principais poluições estão: a polução do solo, a poluição do ar, a poluição nuclear, a poluição das aguas, a poluição sonora e a poluição visual.

Palavras-chave: Meio Ambiente. Clima. Poluições.

 

 

 

_______________

¹ Acadêmicos do 6º Período - Curso de Administração da Faculdade Tecsoma de Paracatu- MG. 


1 INTRODUÇÃO

 As diferentes mudanças climáticas ocorrida em nosso planeta evidenciam nossa culpa e inteira responsabilidade, pois devido nossa ganância e, movidos pelo espírito do progresso, prejudicamos o meio ambiente e aos nossos futuros descendentes. Há a necessidade de evoluir causando menos impactos ambientais, por isso o conceito de sustentabilidade vem tomando espaço devido às preocupações constantes com o meio ambiente. A natureza responde os estímulos humanos de forma agressiva respondendo a altura de suas lesões. Desta forma, este trabalho vem orientar acerca dos principais tipos de poluição e as consequências oriundas das ações antrópicas. Somos dependentes do meio ambiente e se nós lhe exterminarmos teremos que estar conscientes que iremos juntos como uma forma de suicídio lento, gradual e coletivo.

 2 SUSTENTABILIDADE

 Segundo MANO (2010) “A Sustentabilidade significa a continuidade ou algo que possa ser repetido em um futuro próximo”.

Assim, a preocupação surge porque grandes partes das atividades humanas são nitidamente insustentáveis. A sustentabilidade tornou-se um dos conceitos centrais entre as grandes preocupações sobre o destino do planeta. Os avanços tecnológicos podem permitir que uma atividade considerada insustentável torne-se sustentável, no entanto, as práticas insustentáveis não podem ser aceitas simplesmente a partir da convicção de que os avanços futuros lhe farão sustentáveis. O crescimento da população humana nos últimos tempos tem causado um aumento geométrico nos recursos ambientais e degradação da natureza, fazendo com que as consequências sejam sentidas em toda a parte do mundo.

 3 POLUIÇÃO

 É toda alteração das propriedades naturais do meio ambiente que seja prejudicial à saúde, à segurança ou ao bem-estar da populaçãosujeita aos seus efeitos, causada por agentes de qualquer espécie. O verbo poluir é derivado do latim polluere, cujo significado é sujar.

Segundo Coelho (1997) “A poluição é um problema político-econômico. Reduzi-lo significa afetar o bem estar dos ricos, e isso eles não querem.”

Portanto, é um problema mundial.

4 POLUIÇÃO DO SOLO

 Quando a pecuária intensiva força os animais a viverem em condições equivalentes a vida urbana, seus resíduos são produzidos a uma velocidade maior do que os decompositores naturais conseguem dar conta deles. A agricultura intensiva também esta relacionada com um aumento no nível de nitratos que fluem para os rios e lagos contaminando a agua potável estando intimamente ligado ao uso de inseticidas e herbicidas.

 4.1 Manejo de pecuária intensiva

 Porcos, gados e aves domesticadas são os três principais responsáveis pela poluição em áreas de engorda de agroindustriais. Os resíduos das aves produzem um fertilizando seco, transportável, inofensivo e valioso que pode ser usado como adubo. Os resíduos dos gados e porcos possuem 90% de agua e possuem um cheiro desagradável. Para engordar 10 mil porcos, a poluição causada será equivalente a uma cidade com 18 mil habitantes. O material excretado retorna para o solo como adubo semissólidoou como dejeto liquida. Isso dilui a sua concentração no ambiente a valores semelhantes aos que ocorreriam em um tipo de agricultura mais primitiva e sustentável e converte poluentes em fertilizantes. Por outro lado, uma nova poluição é criada – os microrganismos do solo decompõem os componentes orgânicos do esgoto e dos dejetos e liberam dióxido de carbono na atmosfera, enquanto a maior parte dos nutrientes minerais fica imobilizada no solo, disponível para ser absorvida pela vegetação. O nitrogênio e um caso especial, os íons nitrato não são absorvidos no solo e são lixiviados pela agua da chuva para os córregos. O nitrato torna-se um novo poluente.

 4.2   Nitrato

 O excesso de nitrato na agua potável representa um risco à saúde. Os nitratos podem contribuir para a formação de nitrosaminascarcinógenas em crianças pequenas e podem reduzir a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Os resíduos humanos e animais são apenas dos responsáveis pela poluição da agua com nitratos, a agricultura e a silviculturatambém são grandes culpados.

5      POLUIÇÃO DO AR

 Os principais poluentes do ar são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre e de nitrogênio, os hidrocarbonetos e a matéria particulada em suspensão.

 5.1 Monóxido de carbono

 Monóxido de carbono (CO) é um gás incolor, inodoro, pouco mais leve que o ar e altamente toxico. O CO resulta da queima incompleta de moléculas orgânicas e suas maiores fontes emissoras são os motes a combustão dos automóveis. O monóxido de carbono tem a capacidade de combinar irreversivelmente com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para a o transporte de oxigênio. O individuo aferrado por esse gás tem sintomas de asfixia, com aumento dos ritmosrespiratórios e cardíaco. Exposição prolongada ao CO pode levar a perda de consciência e a morte.

 5.2     Chuvas ácidas

 O dióxido de enxofre (SO2) é um gás toxico proveniente da queima de combustíveis, como o carvão mineral e o óleo diesel, que contem enxofre como impureza. O dióxido de enxofre provoca irritação das mucosas do aparelho respiratória, causando bronquite, asma e enfisema pulmonar. Além disso, esses compostos reagem com o vapor de agua na atmosfera, formando substancia acidas, que se precipitam na forma de chuva (chuvas ácidas).

 5.3     Inversão térmica

 Em condições normais, a temperatura da atmosfera diminui gradativamente com a altitude. Essa gradação, ou gradiente térmico, permite que ocorra um fluxo ascendente de ar, o qual facilita a dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera. Essa situação pode se alterar durante o inverno, quando ocorrem noites frias seguidas de dias quentes e sem vento. Durante o dia, o calor do sol aquece a atmosfera, mas, próximo ao solo, o ar permanece frio. Assim, surge uma camada de ar quente entre o ar frio junto ao solo e a camada fria localizada a grande altitude. O ar quente atua como uma tampa, que impede a dispersão dos poluentes, esse fenômeno de inversão do gradiente normal da temperatura atmosférica é chamado inversão térmica.

5.4     Efeito estufa

 A atmosfera da terra é constituída de gases que permitem a passagem da radiação solar de ondas curtas e que absorvem grande parte do calor, isto é, das radiações infravermelhas, emitidas pela superfície aquecida da terra. Já a radiação terrestre, de ondas longas, é absorvida por materiais que tornam a irradiá-la de volta a terra.

 “O controle da poluição e a preservação do ambiente dependem, fundamentalmente, do esclarecimento e da educação da população. Uma sociedade civil educada e organizada é capaz de exercer sistemática das fontes poluentes e exigir a criação e o cumprimento de leis ecológicas eficientes” (AMABIS, 1997, p.71)

 Chama-se efeito estufa o mecanismo de aquecimento natural do planeta, com elevação da temperatura da atmosfera, esse efeito vem sendo observado há mais de um século. A atmosfera permite a entrada de uma grande quantidade das radiações oriundas do sol. A maior parte dessas radiações sofre reflexão pela superfície terrestre ou pela atmosfera e retorna para o espaço. Umapequena parte, porém, é absolvida por gases atmosféricos, pelo solo e pelos oceanos. A energia luminosa é finalmente retransmitida na forma de calor. A maior parte desse calor perde-se no espaço exterior, enquanto certa quantidade e absorvida nas baixas camadas atmosféricas, principalmente pelo gás carbônico (CO2), pelo metano (CH4) e pelo vapor de agua. Assim esse efeito acaba criaum manto quente na superfície da terra. A atmosfera, dessa forma, exerce um efeito de estufa, retendo uma pequena parte do calor e assim contribuindo par a manutenção de uma temperatura global media de 15°C. Sem o efeito estufa, a temperatura media da terra seria de 18ºC negativos. Portanto, o efeito estufa natural e benéfico ao planeta, pois cria condições propícias à manutenção da vida, contudo, o aumento substancial nas liberações de gás carbônico tem alterado o comportamento atmosférico, pois, amedida que aumenta o teor de CO2, intensifica-se também a retenção de calor pelo efeito estufa, consequentemente, mais elevada fica a temperatura média do globo terrestre. A industrialização estimula muito o aumento de fases de efeito estufa na atmosfera, como o gáscarbônico, em virtude da queima de combustível fóssil.

 5.5      O buraco na camada de ozônio

 Chama-se camada de ozônio a parte enriquecida de oxigênio, com maior teor de ozônio (O3), presente na atmosfera entre 20 e 70 km acima da superfície terrestre. Essa camada e vital para a existência de vida porque, ao mesmo tempo em que absorve a radiação ultravioleta de ondas curtas (UV-B e UV-C), que é prejudicial, permite a entrada da radiação ultravioleta de ondas longas (UV-A), de efeito benéfico, sobre a superfície da terra. A camada de ozônio funciona como um filtro dos raios solares absorvendo mais de 95% das radiações ultravioletas, dessa forma, impede que tais radiações cheguem à superfície da terra em quantidade demasiadamente elevada e causem danos ao homem, já que provocar, nos seres vivos, anomalias deformações, atrofias etc.

Por meio de estudos científicos ficou comprovado que a camada de ozônio estava sendo progressivamente destruída. Essa destruição e provocada por produtos químicos liberados na atividade humana, especialmente os que contem atamos de cloro como os cloroflúor-carbonetos, (CFC). Esses gases eram muito empregados em refrigeradores, aparelhos de ar refrigerado, acolchoados para estofamento de carros e moveis espumas sintéticas usadas no combate ao incêndio, e aerossol utilizados em vários produtos, etc.

Os CFCs podem subir a estratosfera sem se modificar. Porem, acima de 12 km de altitude, a radiação ultravioleta emitida pelo sol rompe a ligação química entre o átomo de carbono e átomo de cloro, liberando este sob a forma de radical Livre, que ataca o ozônio e o destrói, formando oxigênio. O enfraquecimento da camada de ozônio favorece a passagem dos raios ultravioleta, que assim chegam à superfície da terra em maior quantidade.

 6      POLUIÇÃO NUCLEAR

 Temos sido mais rápido em explorar a energia da fissão nuclear, uma fonte que era vista no começo como quase ideal e de longo para prazo para suprir as necessidades industriais, domesticas e militares. Todavia, a visão de que a liberação de radiação poderia ser facilmente controlada foi abandonada rapidamente. Vazamentos em reatores nucleares ocorrem e existem duvidas sobre a possibilidade de tornar o lixo nuclear completamente inócuo. Além disso, o poder de poluição do lixo radioativo tem uma escala de tempo que pode ser muitas vezes maior do que aquela dos outros poluentes liberados pelo homem.

A radiação recebida por um organismo e originada pelas atividades humanas (guerra nuclear, vazamento de usinas nucleares, acidentes tais como Chernobyl) quando absorvida pelo homem pode lhe causar sérios danos à saúde como doenças incuráveis (câncer) e deformidades físicas.

7      POLUIÇÃO SONORA

 A poluição sonora esta intimamente ligada aos grandes centros onde se concentra um grande numero de carros, usinas, indústrias, aeroportos, ferrovias, estradas, principalmente em horário de grande movimentação que pode ser compreendido entre 07hr as 20hr. A poluição sonora acomete todos moradores. Aqueles que se incluem na sociedade estão sujeito a sua exposição. As consequências podem ser constatadas nos seguintes fatores: stress, doenças psiquiátricas, surdez e alterações no sistema nervoso.

 8      POLUIÇÃO DA ÁGUA

 8.1 A problemática do esgoto

 O lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares são a forma mais comum de poluição das aguas, isso leva ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis nesses ambientes, fenômeno conhecido como eutroficação. A eutroficação, por sua vez leva a proliferação de micro-organismos aeróbicos, dissolvidos na agua. Consequentemente, todas as formas de vida aquáticas acabam por morrem inclusive os próprios micro-organismos lançamento de esgoto nos rios também acarreta a propagação de doenças causadas por vermes, bactérias e vírus.

 8.2     Resíduos industriais

 O lançamento de resíduos industriais e agrícolas na agua e no solo constitui um grave problema ecológico. Substancias poluente, como detergentes, ácido sulfúrico e amônia, entre outras, envenenam os rios e prejudicam sua comunidade biológica. A poluição por mercúrio leva a intoxicação e morte de diversas formas de vida.

 8.3     Mineração e exploração de pedreiras

 A indústria da mineração pode poluir nas fases de extração, purificação e descarte de resíduos. A mineração ou exploração de pedreira expõe os metais e seus minérios. Muitas das reservas mundiais de cobre estão próximas à superfície e são facilmente exploradas por mineração a céu aberto. Os minérios são moídos e desmanchados. Esse processamento expõe imediatamente os minérios ao ambiente e, mesmo após a melhor extração, os resíduos são ricos em cobre e o metal, e lixiviado como resíduo tóxico para dentro de rios e lagos.

“A engenharia humana ocorre em uma escala muito maior: minerando, construindo ou mesmo manipulando paisagens inteiras, como na agricultura que cria curvas de nível, na grande muralha da china, nas pirâmides egípcias e em Stonehenge”. (HARPER; TOWNSEND; BEGON, 2006, p. 508).

 O minério desmanchado é agitado em agua e o metal fica concentrado na espuma e é desidratado em barras. O restante, que continua e calcinado as altas temperatura, poluindo a atmosfera pela queima do combustível utilizado no processo e expelindo um conjunto de poluente, tais como arsênio, mercúrio e enxofre na atmosfera.

 9        POLUIÇÃO URBANA

 O lixo que produzimos diariamente e que desaparece de nossas residências é nossa contribuição mais direta para a polução do ambiente. O acumulo de lixo é apenas uma das desagradáveis consequências do que convencionou chamar “progresso”. O esgotamento da capacidade dos poucos aterros existentes bem como a precariedade das suas condições higiênico-sanitárias, aliado as dificuldades de encontrar novas áreas para depositar o lixo, assumeuma gravidade exorbitante, que tem por consequências a proliferação de animais e insetos que causam doenças ao ser humano como ratos, baratas, escorpiões etc.

 10    POLUIÇÃO VISUAL

 A poluição visual não traz malefícios à saúde, porem, torna-se esteticamente ruim para a cidade ou paisagem, sendo causado pela grande quantidade de anúncios e propagandas. Elas podem apresentar propagandas que não será acessível à grande maioria da população como produtos ou serviços que necessite de grande poder aquisitivo. A poluição visual esta intimamente ligadaà urbanização e concorrência desenfreada de empresas, que na luta acirrada por demanda ultrapassam os limites da sensatez, causando grandes prejuízos à paisagem. O ambiente abandonado ou mal cuidado também pode gerar poluição visual, como é o caso de pichações, muros inacabados, casas ou monumentos abandonados, pinturas dos prédios ou casas deteriorados, fiação elétrica precária etc.

11     CONSIDERAÇÕES FINAIS

 O ser humano com seu modelo de desenvolvimento em que usa e descarta recursos ambientais em massa, tem exaurido o planeta. Nos últimos anos o mundo tem presenciado inúmeras tragédias provocadas pela poluição ambiental, e no Brasil temos evidenciado fenômenos atípicos como o tornado que causou a morte de duas pessoas na cidade Taguarituba, interior de São Paulo. Assim, todos estes acontecimentos nos fazem refletir a sobre a necessidade de melhorar autilizaçãodos recursos causando menos impactopossível ao meio ambiente. A melhor forma começar a fazer será pela conscientização e propagação de uma politica ambiental que devemos levar para nossa empresa ou organização.

 Abstract

 The human species is not the only contaminating your environment. However, we certainly are the ones to use fire, fossil fuels, nuclear fission used to generate energy, deforest the FORESTS, secarmos rivers, extinct animals. The human being has the power to change the landscape through their activities, such as urbanization, agribusiness, mining, merge and use metals, creating new chemicals with their hazards, increase the risk of natural radiation and change atmosphere and, until even change the planet's climate. There are a few types of pollutions tangles using different types of activities. Being the main pollutants are: a-polluting soil, air pollution, nuclear pollution, pollution of waters, noise and visual pollution.

Keywords: Environment. Climate. Pollutions.

 

REFERÊNCIAS

 

AMABIS, José M; MARTHO, Gilberto R. Fundamentos da Biologia moderna. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 1997.

COELHO, Marcos A. Geografia geral: O espaço natural e socioeconômico. 3ª edição. São Paulo: Moderna, 1997.

HARPER John L; TOWNSEND, Colin R; BEGON Michael. Fundamentos em Ecologia. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MANO, Eloisa B; PACHECO Élen B A V; BONELLI Claudia M C. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. 2ª edição. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.

 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema de Bibliotecas. Padrão PUC Minas de normalização: normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos, teses, dissertações e monografias. Belo Horizonte, 2011. Disponível em: <http://www.pucminas.br/biblioteca>. Acesso em: 09 dezembro2012.